domingo, 17 de maio de 2015

Sukhothai - Thailândia



Mão do Buda Phra Achana do Wat Si Chum

Hoje viemos de Bangkok  para Sukohotai, é um vôo curto feito pela Bangkok Airways. O avião é um Fokker F100 bem antigo, mas é a única Cia Aérea que tem vôo pra cá, depois que cheguei entendi porque!

O aeroporto inaugurado em 1996 é bem pequeno, mas um chame! Com construções no estilo Thai, jardins floridos, um zoo particular com zebras, elefantes, lagos, enfim um lugar muito diferente! O hotel Sukhothai Heritage Resort fica à 3 minutos do aeroporto porque tanto o aeroporto como o hotel são da Cia Aérea! Isso não tem problema algum porque só tem 1 vôo por dia no mesmo horário. Portanto é um local muito silencioso.



Aeroporto

O hotel é bom, todo com áreas abertas, espelhos d’ água com muitas carpas, ninféias e lotus. Tudo muito bonito.
Chegamos e resolvemos então almoçar no hotel e uma surpresa, o buffet do restaurante é muito bom! 


Vale a pena tanto pela comida como pelo ar condicionado, porque hoje está 35 graus!



Como ficamos direto no hotel acabamos fazendo uma massagem Thai de 1:30hs. Muito bom.
No dia seguinte saímos cedo para ver os templos. O guia nos deu 2 opções uma sair de manhã visitar metade dos templos, voltar pro hotel que fica a 45m da cidade e depois voltar no final da tarde para ver o resto ou fazer tudo e voltar para o hotel no meio da tarde...
Mas como perguntando pro guia descobrimos que tudo que visitaríamos ficava no Parque Histórico de Sukhothai e segundo ele levaria umas 3hs no máximo resolvemos fazer tudo...

 Sukhothai foi a primeira capital do reino do Sião atualmente Thailândia, e seu Parque Histórico composto por ruínas de diversos templos do Séc. XII e XIV é Patrimônio Mundial da UNESCO.



Nossa primeira visita foi ao Wat Chang Lom, um templo com uma grande Stupa em formato de sino.
Em baixo ela é circundada por nichos com imagens de Buda e base composta por 32 elefantes!


A maioria dos Budas estão sem cabeça e muitos deles são mais recentes, mesmo assim dá pra se encantar com esse templo.



Ao lado visitamos o Si Satshanalai Historical Park com várias stupas, a mais importante é a do templo Wat Chedi Chet Thaeo com o seu famoso Buda Sentado com Nove Cabeças de Naja.




Nesse mesmo complexo podemos ver um Buda em pé, com essa chuva de ouro tudo ficou mais bonito ainda!



Depois fomos conhecer o famoso Wat Si Chum construído no Séc XIV pelo rei Maha Thammaracha II. 



Do templo sobraram as colunas e o local onde se encontra o famoso Buda sentado Phra Achana que tem 11m de largura por 15m de altura.


O povo é muito religioso e colocam muitas oferendas o tempo todo, o que torna o local vivo!



As oferendas são vendidas ao lado e nas entradas de todos os templos por aqui e são muitas! Tem a água com flores e acafrão para o banho do Buda, velas, flores, frutas, incenso e bandeiras com dinheiro vivo!



Ao lado tem um outro Buda menor que faz parte do mesmo complexo.



Almoçamos num local simples e fomos visitar o museu que tem muitas coisas encontradas nos templos, cabeças de Budas e ainda por cima tinha um monge com um grupo de meninos  que estavam praticando e aprendendo com os monges somente no período de férias, o que é comum por aqui, todos encantados com as peças expostas!  


Na saída  passamos no museu da cerâmica, o mais interessante é a replica dos fornos usados antigamente, do outro lado da rua tem algumas lojinhas vendendo e fazendo diversas peças ainda com desenhos antigos da região.
Um trabalho muito bonito!



Depois continuamos com a visita ao Parque Histórico de Sukhothai, o lugar é muito bonito, são 139 templos em uma área de 70 quilômetros quadrados. A tradução do nome Sukhothai é O Alvorecer da Felicidade! O templo Wat Mahathat é com certeza o templo mais famoso e impressionante do local.



Esse templo foi construído por Sri Indraditya entre 1292 e 1347. O desenho é baseado numa mandala representando o Universo com sua Stupa principal com formato de lótus construída pra guardar relíquias de Buda, em volta tem stupas menores posicionadas em 8 diferentes direções.



Andamos bastante por todo complexo, mas não estava fácil não porque o sol estava a pino marcando 38° a sombra!!!






Mesmo assim era difícil parar...


De longe não dá pra ter idéia do tamanho desses Budas, mas são todos muito grandes!


Este abaixo é o famoso Walking Buda!




Neste complexo podemos ver diversos estilos de stupas estas abaixo são influência Khmer!



Todo o complexo é muito lindo!




Difícil terminar esse passeio, mas o calor acaba com a gente!




Na minha opinião daria perfeitamente para ter feito alguns templos no dia que chegamos à tarde pegando o pôr do sol que deixa as fotos muito mais bonitas, e no dia seguinte (hoje) o resto de manhã e ir direto para Lampang. Não teríamos pego este calor e nem teríamos que voltar no meio do dia pro hotel como o guia tinha dado como uma das opções...
No fim, acho que ficamos uma dia a mais sem necessidade e além disso distribuímos mal nosso tempo nas visitas aos templos...
Este tipo de problema acontece quando o guia que pagamos não é bom...
Uma pena...


No caminho de volta para o hotel não resistimos e pedimos para o motorista parar em 2 lugares, primeiro pra tirar uma foto perto das árvores Chuva de Ouro! Nunca vi tantas floridas como aqui na Thailândia, todo quarteirão tem no mínimo umas 4 ou 5!
Todas maravilhosas!
Esse foi o presente por estarmos aqui na primavera!


O segundo local foi o lago com flores de Lótus perto do hotel! Uma maravilha!



Chegamos no hotel e fomos apagar o incêndio na piscina! Ah! Acho que não contei mas hoje ainda pedimos para o guia se dava pra ele nos levar pra comprar um maio, porque deixamos o nosso na mala que ficou em Bangkok e com esse calor estávamos sonhando com a piscina do hotel...
Bom ele nos levou num tipo de um supermercado bem simples na rua principal que tinha até uns calções pra homem mas pra mulher nada!
Comprei uma calcinha e sutiã pretos e pronto! KKKKKK Viagem tem dessas coisas, mas 38° a sombra meu cérebro estava cozinhando! Perdão merecido, certo?
Depois ainda deu tempo pra fazer outra massagem depois da janta!



No dia seguinte saímos as 10h de carro para Lampang!

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Ayutthaya Thailândia 2015


Wat Maha That - Ayutthaya

Chegamos em Bangkok e foi a primeira vez que não nos pegaram na saída do finger não sei se esse serviço era do pessoal do hotel Mandarin Oriental ou contratado pela agencia daqui, vou ver quando chegar...  Porque aqui em Bangkok quem tem passaporte brasileiro tem que ter o papel da vacina de febre amarela, este não é o problema porque já sabíamos, mas com a moça é facil achar o lugar onde pegar o carimbo antes de passar pela imigração, porque não tem placas em inglês…
Claro que passamos o lugar e precisamos voltar… Nosso guia nos esperava na saída e nos levou para o hotel.

Bom já viemos 4 vezes para Bangkok gostamos e de ter o dia livre para rever os lugares que mais gostamos.
Bangkok é um lugar fácil de pegar taxi e se locomover, tem muitos turistas e uma movimentada vida noturna, mas quanto a isso não posso falar nada porque essa não é nossa praia…



Curtimos a vista linda do Chao Phraya River do nosso quarto e fomos jantar no restaurante Lord Jim do primeiro andar.



A vista é linda e tem uma variedade grande de frutos do mar e estilos de comidas.



Nós comemos japonês que é excelente. Aconselho a pedir um combinado porque se for pedir sashimi ou sushi por par o preço é bem salgado. Tipo US$60 cada 2 fatias de Toro ou Yelow Tail! Mas o pessoal do restaurante é muito simpático e vc pode pedir suas preferencias de peixes no combinado! Perfeito!

No dia seguinte foi uma excessão aos nossos planos normalmente quando estamos aqui, porque como da primeira vez que viemos em 1999 fomos ao mercado flutuante que fica em Bangkok e não achamos nada de mais, resolvemos ir no que todos diziam que era o melhor a 85km da capital pra ver se mudávamos de opinião…



Levantamos ás 6:30 pra chegar lá cedo e, bom, ficamos com a mesma impressão, continua sendo bem turístico, a maioria das canoas tem é turista mesmo, então aquelas fotos que o pessoal tira com várias canoas com pessoas vendendo frutas, chapéus, etc., não é fácil não de tirar… Tem que ficar caçando um lugar sem turistas! Sem turistas mesmo  só tirando de uma ou duas canoas...


Pra nós que já conheciamos o de Bangkok foi bem parecido, agora as fotos com certeza são bem plásticas!



O que percebi aqui na Thailândia é que as agências locais tentam deixar vc mais tempo que o necessário nos lugares, se vc pergunta pra eles se dá pra fazer 2 passeios no mesmo dia eles alegam que não dá!
Tive certeza disso no decorrer da nossa estadia aqui. Portanto se estiver vindo pra cá leia as postagens seguintes e pesquise antes de decidir os passeios! Porque se depender deles vc passa metade do dia no hotel descansando!
Tb pode ser se vc gostar disso, mas não é o nosso caso! Adoramos sair e ver coisas bonitas! Chegar às 3 da tarde no hotel pra mim é a morte! Mas vamos lá, eram 10:30 e estamos voltando sem mais nada pra fazer o resto do dia, então perguntamos ao nosso guia se tinha algum templo antigo no nosso caminho de volta que pudéssemos visitar, ele perguntou pro motorista que acabou nos levando pra ver um templo pequeno, mas muito antigo com uma linda árvore incorporada a ele, como alguns templos de Angkor Wat no Camboja.



Como é ano novo aqui todos os templos estão cheios o que sempre torna tudo mais interessante!



Como ainda era cedo ainda perguntamos pro guia se ele conhecia algum lugar que vendesse antiguidades que é algo que curtimos também pra ir!


Então ele nos indicou o Shopping River City Bangkok e foi ótimo!
São 4 pisos do segundo ao 5 só de antiquários onde vc pode encontrar coisas da Índia, Camboja, China, Japão, Burma e Tailândia claro. As coisas são muito bonitas mas a maioria são grandes, tem muitas estátuas de Buda, por exemplo, mas a negociação é difícil; as peças são bonitas mas caras… Pra quem gosta vale a pena ir nem que seja só pra olhar!


Nós acabamos por coincidência chegando em Bangkok dia 13 de abril, o dia que começou o Festival das Águas ou Songkran que comemora o Ano Novo! Foi uma experiência incrível!


Todas as cidades e principalmente Bangkok que acompanhamos melhor com um multidão de pessoas na rua jogando água uns nos outros!



E não é uma dia só não! São 5 dias dessa farra! Crianças, adolescentes, adultos, turistas, todos entram na brincadeira!
Compram umas bisnagas que parecem dos "Ghostbusters"de tão incrementadas e saem as ruas!



Nas esquinas muitas pessoas tem uma caixa d'água cheia na calçada e jogam de baciadas! Os tuktuks todos com pessoas armadas de bisnagas! Olha só o pessoal da calcada preparado! É assim pra cada tuktuk que passa!
Com certeza eles não tem problemas com falta de água!!!!!!


E depois do banho!
Muuuuuuito divertido!



A noite tínhamos uma reserva feita de São Paulo pro restaurante Gaggan, do Chef indiano Gaggan Anand, a degustação deles é excelente!


O Chef é um gênio com certeza!
Olha só os acompanhamentos do drink que pedi!




Da degustação de 9 pratos 3 que foram mais comuns e desnecessários pela quantidade total da degustação, o mini hamburger e a carne quase não conseguimos comer... Mas o resto foi excelente e muito criativo!



Todos os pratos vem num recipiente diferenciado e o visual é muito bonito tb.


Chamaram o taxi pra gente no final e tudo correu as mil maravilhas!

Pra não ficar repetitivo não colocarei aqui novamente todas as dicas de Bangkok, somente dicas desta viagem. Pra quem quiser é só entrar a direita no blog em Tailândia Bangkok que tem tudo!

Jardim do bang Pa In Palace

No dia seguinte fomos para Ayutthaya a segunda capital do então reino do Sião (hoje Thailândia) seria um passeio de dia inteiro pois Ayutthaya fica fora de Bangkok. Por isso saímos do hotel as 8:30. Bom a cidade fica somente a 80km da capital e no caminho passamos pra ver o Bang Pa In Palace ou retiro de verão real que era o local onde ficavam as concubinas do rei antigamente.
O local é grande e tem diversas construções de estilo diverso, um jardim bonito, mas pra quem veio da China e está muuuito mal acostumado com jardins lindos este é simplesmente OK.


No meio do lago tem o Aisawan Dhiphya-Asana Pavilion que é bonito, mas as outras construções que são de 1872 a 1889 são de estilos ocidentais diversos e não podem ser visitadas por dentro.



A única construção que da pra entrar é o pavilhão chinês, que pra gente tb ficou pobre perto do que vimos nos 32 dias de China...
Não acho que esse passeio vale a pena…



Chegamos em Ayutthaya e paramos no primeiro complexo de templos,  o Wat Maha That, todos os templos nesta região foram construídos a partir de 1350 e fazem parte da Cidade Histórica de Ayutthaya e é patrimônio da humanidade da UNESCO.



Como todos esses templos foram feitos em tijolos e esta área sofre com tremores e inundações, a maioria deles não resistiram, estão muito tortos ou se encontram em ruínas...




Os Budas não tem nenhum inteiro que seja autentico, só fragmentos…Os que tem cabeça são restaurados ou novos…

Avistamos um outro templo grande a uma distância de 1 quarteirão deste que é bem ao estilo Khmer como os do Camboja e pedimos para parar pra ver.



Esse  templo chama-se Wat Ratcha Burana, foi fundado em 1424 e agora está sendo restaurado, mas ainda da pra ver que seu trabalho é muito bonito. Dentro haviam muitos tesouros que foram roubados na época em que a cidade foi abandonada, mas foram recuperados e hoje se encontram no Chao Sam Phraya Museum.
De lá fomos a um outro complexo chamado Wat Chaiwatthanaram.




Construído em 1630 seu nome significa Templo do longo reinado da gloriosa era, também construído em estilo Khmer.


Este é um dos maiores complexos de templos.


Na saída experimentamos o suco local de Palma, muito bom!


No carro nosso guia nos informou que ele tinha nos levado em 2 templos que não eram os que estavam no nosso programa porque eram mais bonitos… Perguntei como isso podia acontecer já que no roteiro deveria constar o que tem de mais interessante, ele disse que quem faz o roteiro não sabe pois não é quem visita os lugares…
Achei isso muito estranho, e como o 3G não funciona aqui (saudades da China!) não pude ver na hora o que estava perdendo, só perguntei: certeza isso? Porque não quero perder nada! Ele disse claro! Pode ficar sossegada!
Almoçamos num lugar bem ruinzinho e voltamos pra Bangkok ás 2:30.
Quando cheguei vi o que tinha perdido, foi o templo Wat Phra Sri Sanphet fiquei muito brava, até porque dava muito bem para termos visitado todos eles, esses que ele nos levou e os que estavam no programa...
Enfim guia ruim é sempre um problema pros turistas em geral... Claro que reclamamos tanto na agencia local como na nossa do Brasil.



Fomos para o hotel e resolvemos ir conhecer o hotel The Peninsula do outro lado do rio.
O hotel é muito bonito mas acho que o Mandarin Oriental é mais charmoso e com uma decoração mais alegre e mais aconchegante… É praticamente uma varanda com jardins… Com certeza continua sendo meu preferido.



Saímos pra jantar em outro restaurante que tínhamos feito reserva de São Paulo o Nahm, famoso por sua cozinha Thai!
Ele fica no hotel Metropolitan que aliás é bem legal! Não fica nas margens do rio como acho imprescindível, mas é bem moderno e bonito.
Bom achei o restaurante uma decepção.
Pedimos algumas entradinhas que estavam gostosas e o conselho pra alguns pratos pra compartilhar que fossem os mais legais, frisando que não gostamos de comida apimentada. O garçon nos indicou 5 pratos e ficamos com eles e eu ainda pedi uma sopa.
Nossa, vcs não podem imaginar… 3 deles eram insuportavelmente apimentados, eu nem comi mas o Fernando que gosta de pimenta não conseguiu comer…
Falamos com o garçon e ele nem aí…
De sobremesa pedimos o que mais gostamos que é o mango stick rice  e um outro durian stick rice (fruta que é um tipo de jaca) estavam bons mas não chegaram nem aos pés do nosso do restaurante do Hotel.
Com certeza esses restaurante, apesar da fama, não valeu a pena!
Hoje temos vôo ás 3 da tarde para Sukohotai, mas o que deixa saudades mesmo é a vista do hotel!