domingo, 13 de junho de 2010

Último dia Istambul

No nosso último dia em Istambul visitamos o primeiro edifício construído em estilo europeu em Istambul, o palácio Dolmabahçe.

Com certeza não estivemos nele há 30 anos atrás, porque, simplesmente, ele é inesquecível!
Ele foi construído na metade do século XIX quando os sultões se cansaram de morar no Palácio Topkapi, construído no sec XV.
Então eles resolveram transformar uma área pobre e suja, onde as embarcações eram construídas, em frente ao Bósforo, numa área nobre.


Mas nessa época eles não tinham mais o mesmo poder econômico, então tiveram que “economizar”...
Não consigo nem imaginar como seria se eles estivessem com dinheiro sobrando!
De todo jeito eles ficaram devendo a bancos europeus o que gastaram neste palácio.
Para vcs poderem imaginar foram usadas 14 toneladas de ouro para ornamentar os tetos do palácio, a sala de recepção tem 56 colunas e um lustre Boêmia de 4 toneladas que foi presente da rainha Vitoria!
Neste palácio encontra-se a maior coleção do mundo de lustres da Boêmia e Baccarat!

Este palácio não era só de moradia, mas ele foi também o principal centro administrativo do Império Otomano, nesta parte administrativa só os homens podiam entrar e a mãe do sultão.
Lá trabalhavam todos os assessores do sultão e as diversas salas para recepcionar cada escalão dos outros países e tb pessoas do próprio pais, claro que dependendo da importância do convidado a sala tb se tornava maior e mais rica.

Também tinha a parte privada do sultão, depois a parte intima e finalmente a parte do harem, que só o sultão podia entrar, fora claro os eunucos, que eram sempre cristãos capturados quando pequenos nas guerras.
Mas o mais gozado era a hierarquia dentro do harém.
Tinha a sala da mãe do sutão, a mais pomposa, com seus aposentos e banheiro, a sala comum das esposas que podiam ser até 4, e que era pomposa também, mas os aposentos já eram mais simples, a sala comum das favoritas que tb era pomposa, mas os aposentos bem simples com banho comum, e os quartinhos das mulheres que já tinham dormido com o sultão por uma ou duas noites e não tinham se tornado favoritas e portanto eram, depois de algum tempo convidadas a sair do harem.
Tb tinham as meninas que eram educadas no harem, podiam ser filhas, meninas bonitas capturadas em guerras ou futuras pretendentes, todas elas eram educadas, aprendiam um instrumento musical e as escrituras do Corão.
Bom vcs podem imaginar a quantidade de mulheres que habitavam este palácio, que possui entradas e escadas para serviço separadas, cozinha e lavanderia em outro prédio ao lado.
Ah! Tb tem o escritório, salas e dormitórios dos administradores desses empregados, uma loucura!
Mas o que impressiona mesmo é a beleza das pinturas, dos entalhes, dos móveis, tapetes, cortinas, enfeites, enfim tudo, porque por exemplo em Versalhes, tem poucos quartos mobiliados, por causa da revolução, mas este palácio nunca foi tomado, então está tudo lá, como era, perfeito.
Impressionante e imperdível!



Depois subimos na torre de Gálata para ter um panorama de 360graus de Istambul.




Por fim fechamos com chave de ouro jantando, ao meu ver, no melhor restaurante de Istambul, o Sunset que fica numa casa com um super deck aberto na parte mais nobre e arborizada em frente ao Bósforo, a comida é muito boa, o DJ exelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário