sábado, 31 de outubro de 2009

U Min Thoze Pagoda





No nosso último dia em Mndalay fomos visitar o U Min Thoze Pagoda Sagaing Burma que fica em cima da colina de Mandalay.


A vista é maravilhosa!!!





Buda é aquele que percebeu por si só uma realidade que não depende de crenças. Uma realidade que vai alem da memória e da tradição. Uma realidade que foi além da conhecida e por isso tornou-se sem inspiração no desejo por continuidade do que chamamos “eu”.
Por tudo isso é capaz de despertar em outras pessoas a chama da inteligência.
Ele não pregava o desejo por ser melhor nem perfeito, portanto o objetivo não está num futuro distante, simplesmente porque não há objetivo nenhum.
Isto é liberdade!




Neste templo tem 45 imagens de Buda, cada uma num nicho como se fosse uma caverna, numa linda construção semicircular que torna o local mágico.

É claro que a maneira com que eles pintam as estátuas hoje não tem o mesmo charme dos locais antigos, pois são muito coloridos e infelizmente estão usando tinta dourada no lugar das folhas de ouro, mas como estamos sempre dispostos a ver o lado bonito da coisa, daqui a 100anos deve ficar lindo!




Sagaing fica localizada a 21kl de Mandalay cruzando a ponte pelo rio Ayeyawady.






Sagaing foi a capital da Birmânia depois de Bagan em 1315 sendo depois tranferida para In-wa/Ava pelo neto do seu fundador Thado Minbya.

Sagaing tem inúmeras pagodas e monastérios em suas motanhas e até hoje é o centro religioso da região. Hoje estudam no local 7.000 monges (Pongyis) e monjas (Thi La Shins) eles não são simples estudantes do Budismo mas, segundo eles, são seguidores da “Utima Verdade”.




As 3.000 monjas, sempre de rosa, moram em 225 "nunneries", a maior concentração de monjas da Ásia!
Como hoje é domingo é o dia de visita e tb de guloseimas que os familiares levam, no caso era dia de sorvete!
Tb levam flores que as monjas arruma de maneira impecével no templo!



O mosteiro das monjas é infinitamente mais limpo que o dos homens!
Como qualquer pessoa pode pasar o tempo que quizer num mosteiro meditando e estudando, pensei, ainda bem que sou mulher, já inspira muito passar algumas semanas aqui...




Para nós pode parecer uma vocação religiosa, mas na verdade é a única maneira de se ter estudo e alimento.
Essas ordens não são subsidiadas pelo governo, mas sim pela comunidade que doa os alimentos.




Como os monjes não podem fazer sua própria comida, só comem o que for doado (em estado pronto) todos os dias alguns voluntários se apresentam para cozinhar e servir.


Aos pés da montanha de Sagaing moram muitos religiosos que abdicaram ao mundo mundano, isto mais a quantidade enorme de pagodas e monastérios tornam o local o maior centro religioso de Myanmar.
Amanhã estaremos indo para o Inle Lake, um dos lugares mais exóticos do planeta, mas as imagens de Mandalay nunca mais sairão das nossas mentes...


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Shenandaw Monastery - Mandalay




Começamos o dia visitando o Shenandaw Monastery que foi construido pelo Rei Mindon no início do secXVII.





Chamado de Palácio de ouro, ele só foi salvo do grande incendio porque como foi o leito de morte do Rei Mindon seu filho o Rei Thibaw Min transferiu o palácio de dentro da citadela para o local atual.




Graças a isso hoje temos a oportunidade de ver esse trabalho maravilhoso de entalhe em madeira Teka todo folhado a ouro. Por fora, com o tempo, o ouro desapareceu, mesmo assim podemos imaginar quando entramos!




Imaginar porque os primeiros ocidentais que chegaram na Birmânia descreviam os palacios como os mais bonitos já vistos.
O reino de ouro!




Hoje ainda é impressionante, mesmo sendo somente uma pequena parte restante do Palácio Real.



Os detalhes são muito delicados!!!





Ah! Toda esta construção é feita ao estilo birmanes e isto significa que todas elas eram feitas acima do chão, realmente é incrivel!





Depois desta maravilha nossa guia Goden nos informou que iriamos visitar a Kuthodaw Pagoda onde se encontra o maior livro do mundo!




Mas o caminho é cheio da vida exuberante dessa cultura!




Não paramos de nos encantar...






E tirar fotos, claro!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Inle Lake - Myanmar




Saímos de Mandalay de avião para Heho vilarejo situado ao nordeste de Myanmar cerca de 1h de carro de onde se situa o Lago Ingle que fica a 875 metros acima do mar!

No caminho para o lago passamos pelo Shwe Yaungwe Monastery.


Todo feito em madeira teca ao estilo birmanês e famoso pro suas portas ovais.





Como em todo monastério os monges estudam, rezam, se alimentam e brincam, sempre sobre a supervisão de monges mais velhos e voluntários que cuidam da comida.
A parte central interna deste monastério é muito linda, com imagens entalhadas em madeira e folhadas a ouro, uma beleza!!!




Finalmente chegamos na cidade de Nyaung Shew onde vamos pegar o barco. O local é muito simples, mas cheio de vida!
Tudo é muito animado, colorido e as pessoas parecem felizes!




Nossa embarcação é motorizada pois o lago tem mais de 215km quadrados e comporta várias aldeias num total de 70.000 pessoas, dá pra imaginar?




Considerado o lugar mais exótico da Ásia este lago é rodeado de colinas onde florescem inumeras orquídeas e em suas águas vamos descobrindo ninféias e flores de lotus!



Na região do lago vivem os Intha, "Homens do Lago", instalados em aldeias e vilas localizadas em bancos ou ilhas em casas tipo palafitas feitas de bambu e teca.




Esses vilarejos vivem basicamente da pesca, do cultivo de verduras e vejetais.
Eles ainda pescam como a 1000 anos atrás!
O processo é interessante, eles veem o peixe nas partes mais rasas do lago, abaixam a parte mais aberta do cone da rede e afundam por cima do peixe e aí eles deixam cair a rede de dentro da armação de bambu e ficam espetando no centro desse cone com uma lança bem comprida. Aí o peixe vai para o lado e eles puxam a rede e o peixe fica preso nela... Não sei se a explicação ficou boa, ainda bem que tem as fotos!




Bom não parece fácil, mas funciona vimos o pescador sair com um peixe bem grandinho, uns 35cm!



Para se ter uma idéia dos "jardins flutuantes" que é como eles chamam os lugares cultivados só vendo mesmo!
Eles recolhem um tipo de vegetação do lago transportam até o local a ser feito o jardim e vão amontoando até formar uma superfície para plantio que é presa no chão por bambus nos cantos...



São áreas bem grandes cultivadas sobre essas ilhas vegetais com 1 metro de espessura!
E daí vem todo o tomate, hortaliças e legumes que comemos!




Um verdadeiro Ceasa aquático e ainda por cima orgânico!!!



Pra falar em comida olha nosso restaurante aí!
O que vc imagina? Muito peixe, salada e legumes...
Tb tinha, mas vcs não vão acreditar era um restaurante italiano!
Isso mesmo tinha até pizza!
Bom resolvemos ficar com o peixe e verduras mesmo, mas nossa guia pediu de tudo!





Ah!
Vcs não vão acreditar como é lindo o nosso hotel!





Ficamos no Inle Princess Resort, maravilhoso, o único defeito é que fica num local do lago longe dos locais a serem visitados, portanto todos os dias demoramos 50 minutos no barquinho a motor para ir e voltar, isso pela parte do lago mais aberta, ou seja sem passar por vilas ou canais menores, onde sempre tem coisas interessantes pra ver...





Mas tb eles tel um serviço muito bom, por exemplo, sempre que chegamos perto do hotel não podemos usar o barquinho a motor por causa do barulho, que pode incomodar os hospedes, então eles remam esse ultimo kilômetro até o hotel...




Apesar de estar numa área afastada do lago, realmente o hotel é lindo...




Imaginem este por do sol da sacada do seu quarto!
Simplesmente impressionante!!!!





E ainda fizemos massagem no spa do hotel, com direito a luz de velas e sala única!



Que delícia!!!!!
Amanhã vamos conhecer os templos e aldeias daqui, mando notícias!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mercados no Inle Lake




Depois do almoço fomos visitar o mercado num templo ao lado do lago, Nossa Guia Golden nos indicou este local pois era menos turistico e podiamos ver o pessoal das tribos mais interioranas vendendo as coisas...

No Inle lake tem 5 grandes mercados perto de templos ou em vilas onde o pessoal local traz suas mercadorias pra vender ou trocar. Eles são sempre muito plásticos, coloridos e interessantes!


A chegada foi emocionante, pois o templo fica numa colina e pode ser visto ao longe, do lago!



Esta é a vista mais de perto...




Chegamos de barco e logo na chegada pudemos observar a quantidade enorme de barcos do pessaol que estava vendendo as coisas parado na entrada.



Precisamos ir pulando de barco em barco até chegar em terra firma!



O mercado valeu a pena!



Tudo é apaixonante, os produtos, as pessoas... Dava vontade de exerimentar e comprar tudo, mas o que eu me lembro até hoje e me arrependo de não ter comprado os colares de pérolas barrocas vendidos por R$20 dolares.




Mas compramos alguns oratórios antigos, e peças de madeira entalhadas e espelhadas, como esta, muito lindas!




Passando os vendedores de frutas, verduras, condimentos, etc. fomos subindo pelo longa escada coberta até chegar ao topo da colina para entrar no templo.



Mas antes disto, no final das escadas, ao lado da pagoda, encontramos diversas pequenas stupas com imabens de Buda muito bonitas...



A Pagoda tb é muito bonita e muito procurada pelo povo e, como sempre, fizemos as oferendas com incênso, flores e folhas de ouro.



A vista é deslumbrante, os guardiões parecem que vigiam o lago vendo a vida passar...



Depois pegamos o barquinho e fomos visitar a vila Inphaw Khone famosa pela produção de tecidos em tear, normalmente em seda.
Os teares são feitos de bamboo e teca e praticamente só mulheres trabalham neles usando os pés e as mãos!




Os tecidos produzidos são lindos!




Primeiro eles fiam a seda ou o algodão e aí eles tingem com produtos naturais de uma maneira bem típica do local, o desenho vai sair dependendo do tingimento, é muito interessante, eles amarram as partes que não vão ser tingidas, por isso é considerada uma das partes mais importantes!


Um dos tecidos mais interessantes que eles produzem, somente aqui no Inte Lake, em quantidade limitadíssima é a seda de lotus!

Eu tenho o filme deste trabalho, mas ainda não consigo colocar filmes no blog, pode? Fica 2 horas carregando e quando eu abro fica preto... Quem souber me mande a dica por favor... Bom, enquanto isso, tirei fotos do filme pra vcs...




A delicada fibra extraída do caule do lotus manualmente, como tudo aliás por aqui, e é tingido e depois colocado no tear. Eles só fazem peças pequenas com este fio, tipo echarpe , que são caras, vendidas a US$80 cada e normalmente são presenteados aos monges mais importantes e tb usados em imagens de Buda, chamado de kya thingahn (robe de lotus), pois o tecido é considerado importante pela sua raridade e dificuldade na extração do fio. Essas são as 2 echarpes maravilhosas que eu comprei!




Aqui temos a oportunidade de comprar os tecidos para fazer o longji, a típica saia que todos usam aqui, e a parte de cima para as mulheres tem um design mais chines e é feito sob medida, então fica difícil para turistas comprarem prontos, eu trouxe para SP e mandei a costureira fazer, mas o jeito mais prático de usar é a saia com uma regata, o que é muito ousado para as mulheres daqui!
Num dos hotéis achei uma blusa preta pra vender, ficou larga, mas pelo menos deu pra usar com as saias que eu comprei e depois que cheguei e ajustei ficou linda!
No verão elas usam mangas curtas e no inverno a única coisa que muda na roupa é que a manga fica comprida! Como pra mim parecia verão e minha guia Golden afirmava que estava frio porque era inverno saímos com roupas das 2 estações! Sorte de vcs que podem ver a diferença hahahahaha!



Depois fomos para Nam Pan outra vila onde fazem os famosos "cheroot" cigarros feito com uma folha que tem esse nome.



As meninas faziam esses cigarros 1 por 1 numa rapidez impressionante.
A parte do fumo era algo a parte, tentamos descobrir do que era feito e chegamos a conclusão que tem muita cerragem e diversas folhas, mas tabaco mesmo, se é que tinha, não parecia!




Quanta coisa né gente! Mas daqui fomos para o famoso Jumping Cat, mas depois eu conto!!!