Depois de visitarmos a Kuthodaw Pagoda onde está o maior livro do mundo, achamos que as surpresas do dia tinham acabado, mas na volta para o barco, nossa guia nos perguntou se queríamos ver mais uma pagoda naquele dia, e com nossa confirmacão passamos pela Mahamuni Pagoda.
Como sempre o caminho é fascinante! Vimos grupos de monjas pela rua, sempre com as roupas cor de rosa... Minha guia sabia exatamente de qual país era cada monge só pela cor da roupa, mais avermelhado, terroso, amarelado, e pela faixa de cor diferente da túnica o grau de escolaridade...
Não é todo país que admite mulheres monjas e no caso de Myanmar elas são muitas e estão por toda parte!
Logo que estacionamos o carro vimos o grande leão, guardião do templo.
E no caminho até o portal passamos pelas oferendas sendo vendidas, tudo tão colorido, dá até vontade de comprar algumas!
A Mahamuni Pagoda é considerada o mais sagrado local de peregrinação de Mandalay e o segundo de Myanmar depois do Golden Rock. Maha Muni significa o grande sábio e foi construida em 1784.
A venerada imagem desta pagoda é do Mahamuni Buddha, ela tem 4 mts de altura e foi feita em bronze e folhada a ouro e é decorada com brilhantes, safiras e rubis.
Todos os dias ás 4:30 da manhã os monges lavam os dentes de Buda e assim que a cerimônia acaba milhares de devotos rezam e aplicam folhas de ouro na imagem. Com os anos já se tem 15 cm de ouro na superfície da imagem que ficou um pouco distorcida com as aplicações.
Além do local onde a imagem se encontra a construção é totalmente revestida por um maravilhoso trabalho em bronze e ouro em todas as paredes. Estando no local é fácil perceber a intensidade da fé religiosa.
É muito bonito ver toda essa devoção!
Nenhum comentário:
Postar um comentário