sábado, 31 de outubro de 2009

U Min Thoze Pagoda





No nosso último dia em Mndalay fomos visitar o U Min Thoze Pagoda Sagaing Burma que fica em cima da colina de Mandalay.


A vista é maravilhosa!!!





Buda é aquele que percebeu por si só uma realidade que não depende de crenças. Uma realidade que vai alem da memória e da tradição. Uma realidade que foi além da conhecida e por isso tornou-se sem inspiração no desejo por continuidade do que chamamos “eu”.
Por tudo isso é capaz de despertar em outras pessoas a chama da inteligência.
Ele não pregava o desejo por ser melhor nem perfeito, portanto o objetivo não está num futuro distante, simplesmente porque não há objetivo nenhum.
Isto é liberdade!




Neste templo tem 45 imagens de Buda, cada uma num nicho como se fosse uma caverna, numa linda construção semicircular que torna o local mágico.

É claro que a maneira com que eles pintam as estátuas hoje não tem o mesmo charme dos locais antigos, pois são muito coloridos e infelizmente estão usando tinta dourada no lugar das folhas de ouro, mas como estamos sempre dispostos a ver o lado bonito da coisa, daqui a 100anos deve ficar lindo!




Sagaing fica localizada a 21kl de Mandalay cruzando a ponte pelo rio Ayeyawady.






Sagaing foi a capital da Birmânia depois de Bagan em 1315 sendo depois tranferida para In-wa/Ava pelo neto do seu fundador Thado Minbya.

Sagaing tem inúmeras pagodas e monastérios em suas motanhas e até hoje é o centro religioso da região. Hoje estudam no local 7.000 monges (Pongyis) e monjas (Thi La Shins) eles não são simples estudantes do Budismo mas, segundo eles, são seguidores da “Utima Verdade”.




As 3.000 monjas, sempre de rosa, moram em 225 "nunneries", a maior concentração de monjas da Ásia!
Como hoje é domingo é o dia de visita e tb de guloseimas que os familiares levam, no caso era dia de sorvete!
Tb levam flores que as monjas arruma de maneira impecével no templo!



O mosteiro das monjas é infinitamente mais limpo que o dos homens!
Como qualquer pessoa pode pasar o tempo que quizer num mosteiro meditando e estudando, pensei, ainda bem que sou mulher, já inspira muito passar algumas semanas aqui...




Para nós pode parecer uma vocação religiosa, mas na verdade é a única maneira de se ter estudo e alimento.
Essas ordens não são subsidiadas pelo governo, mas sim pela comunidade que doa os alimentos.




Como os monjes não podem fazer sua própria comida, só comem o que for doado (em estado pronto) todos os dias alguns voluntários se apresentam para cozinhar e servir.


Aos pés da montanha de Sagaing moram muitos religiosos que abdicaram ao mundo mundano, isto mais a quantidade enorme de pagodas e monastérios tornam o local o maior centro religioso de Myanmar.
Amanhã estaremos indo para o Inle Lake, um dos lugares mais exóticos do planeta, mas as imagens de Mandalay nunca mais sairão das nossas mentes...


Nenhum comentário:

Postar um comentário