segunda-feira, 13 de abril de 2015

Lijiang - China



Chegamos em Lijiang bem cansados já que não tem vôo direto de Guilin pra cá e precisamos fazer uma escala em Kunming.
O hotel que a agencia tinha nos indicado era o Banyan mas fazendo uma pesquisa pela internet resolvemos ficar com o Intercontinental porque ele fica exatamente entre a cidade nova e a velha, dando para ir a pé visitar a Old Town, principal atração de Lijiang, a qualquer hora.

Não podíamos ter escolhido melhor, o hotel é lindo, todo construído no estilo da cidade antiga em vilas, uma beleza!
Olhem só essas imensas colunas de madeira com base em pedra como se usava na dinastia Ming.




Tudo muito bem pensado e de excelente gosto, cada detalhe, cada ambiente perfeitos!
Olhem só a Tea Bar! Muito lindo!



Nosso guia nos informou que tinham conseguido os lugares vips pra gente no Show Impressions de Lijiang. Esse show diferente do de Guilin é de manhã, então no dia seguinte saímos do hotel as 10h direto pro show.

No caminho passamos por uma feira de rua, claro que paramos para tirar umas fotos!



Olha só a moça vendendo umas cabeças de porco!



Agora os morangos fiquei com vontade!!!


Estavam lindos! Mas nosso guia acabou com nossa farra! Falou que se não entrássemos no carro iríamos chegar atrasados no show!



Foi um espetáculo muito bonito com um cenário construído a céu aberto tendo de fundo a Jade Dragon Snow Montain.
O show impressiona pela música a ambientação as as danças floclóricas de 3 etnias diferentes dessa região, a Naxi, Yi e Bai.



O elenco impressiona pela quantidade de pessoas, 500 atores e 100 cavalos!



Muito bonito!
Não tem o impacto do show a noite de Guilin que acontece todo na água, mas é muito interessante tb.
Os artistas invadem a plateia e fazem o show pertinho da gente!




O diretor Zhang Yimou sabe muito bem explorar as belezas naturais do lugar, o folclore a fazer um espetáculo perfeito!



Tinham nos dito que pra quem tinha visto o show de Yangzhou de noite e na água que esse deixaria a desejar, mas não achei. É diferente do outro que é muito impressionante mas, na minha opinião, esse show também vale muito a pena ver!




De lá saímos para visita a uma aldeia Naxi, eles antigamente moravam na Old Town de Lijiang mas depois que ela foi tombada pela UNESCO eles se dispersaram um pouco e foram tanto para a cidade nova como para vilarejos próximos.
A cultura deles é muito interessante, Lijiang fica nas montanhas e tem clima seco e frio, o ar é puro e o rio que corta a cidade nasce nos Himalaias, pro norte da cidade tem a cidade de Shangrilá e logo acima já é o Tibet.



Passeamos pelo vilarejo, visitamos o local onde eles ainda fazem e ensinam o bordado tradicional em seda, que remonta a época da Rota da Seda. Lijiang fazia parte da rota sul da Rota da Seda como mostra o mapa abaixo e era famosa pela sua seda bordada. Na época existiam muitas mulheres que bordavam hoje em dia só tem 3 senhoras consideradas Mestre, poucas professoras e 4 alunos, porque ninguém mais quer ficar 9 horas por dia sentado bordando!



Compramos um trabalho feito por uma das mestras que gostamos e tb para incentivar o trabalho que é tão bonito. Esta é a fachada da oficina dos bordados!


Passeamos pelas lojinhas e compramos também um trabalho típico deles que é o algodão tingido com Indigo e depois bordado por cima, bem bonito!




Nosso guia nos indicou um restaurante muito simples na vila, encomendamos o almoço e quando voltamos das lojinhas já estava pronto. Supreendentemente bom!
Comemos os legumes plantados por eles na chapa, carne de Yak na chapa tb e arroz. Tudo muito leve e bem feito!
O Fernando se entusiasmou pra experimentar o chá com manteiga e óleo de yak, amendoas e amendoim que é meio salgado, normalmente tomado por tibetanos e povos das montanhas.  Muito bom tb!


A tarde fomos a um parque que é muito lindo, aliás tanto Guilin quanto Lijiang nos impressionam com o paisagismo das avenidas! Tudo muito lindo! Desde o aeroporto já vamos vendo a grande ilha do meio da estrada com lindos jardins todos com toparias floridas, e as laterais tb! Nas avenidas do centro das cidades a gente nem vê quase os prédios porque tem o jardim entre a calçada e o meio fio, combinando com o canteiro central, fica muito bonito!

Fiquei com um pouco de inveja… No Brasil não tem nada parecido, pena… O governo aqui está investindo em moradia, educação e ainda por cima sobra dinheiro pra deixar as cidades mas bonitas com um maravilhoso jardim!



Lijiang por estar a 2.400m de altitude tem muitos pinheiros, lembra um pouco o Butão.
O Black Dragon Pond Park também conhecido como Heilongtan  tem um jardim com pinheiros um lago de águas escuras e muitas flores. Me encantei com o perfume das cerejeiras em flor. Lindo demais! Além disso estava tendo uma festa da cultura Naxi e podemos assistir danças tipicas por todo o parque!


Ficamos um tempão apreciando todas essas roupas e danças, lindo!



E não parava de chegar grupos novos...




O Dong Museum que também está dentro do parque tem a escrita Naxi a única atualmente usada que é como os hieróglifos egípicios e por isso tb protegida pela UNESCO.
Na saída vimos o xamã local escrevendo, pois só eles sabem escrever e portanto são os guardiões dessa língua.
Atualmente só existem 16 xamãs e isso é um preocupação, pois antigamente era passado de pai pra filho, mas com o tempo foi havendo um desinteresse e hoje não há nenhum xamã novo aprendendo essa arte.
A coisa é tão séria que eles tem mapeados os nomes dos 16 e a localidade em que estão…
A língua foi registrada pela UNESCO num livro, mas é preciso quem a estude e pratique para ser considerada uma língua viva.


A loja do museu tem coisas incríveis para venda. Muita antiguidade bonita, mas tudo difícil de carregar… Eles dizem que entregam, mas vai saber…
Depois fomos finalmente conhecer a famosa Old Town! É impressionante, toda uma vila conservada, lembra até uma medina com inúmeras ruas e comércio.



Tudo ao estilo da época com o rio passando ao lado, muito interessante.


Pra chegar na pagode que é o ponto mais alto tem que subir 1000 degraus!!!
Não é fácil!
Subimos só 600 e quase morremos, mas pelo menos conseguimos algumas fotos da cidade!



O tempo de tarde tb não ajudou, começou a querer chover e pegamos um pouco de chuva voltando pro hotel.
No caminho é difícil não tirar foto do pessoal das diversas etnias que sempre andam pela cidade!


São tantas fotos que é impossível escolher qual colocar aqui, então optei por 3 delas...



Espero que vcs gostem!



Optamos por entrar por um lado na Old Town e ir andando até o outro onde ficava nosso hotel, foi otimo ficamos com uma visão completa de cada setor da cidade.




A parte dos bares, das lojas...






E a parte dos restaurantes, que é onde mais ficamos fascinados!




São tantos tipos de comida, incrível!




Só não comemos aqui porque tínhamos feiro reserva do restaurante do hotel! 
Chegamos bem cansados aí foi só o tempo de tomar banho e sair para jantar no restaurante chinês do hotel, muito bom por sinal!
Tomamos uma sopa de cordiceps, a black goat que é tradicional do local e experimentamos um chá Pu' er local considerado de primeira linha que custou US$60! Muito bom aliás!

Amanhã sairemos cedo para Beijing como se diz em mandarin ou Pequim em cantonês! 
Mas isso depois eu conto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário