terça-feira, 21 de abril de 2015

Suzhou e Tongli

No dia seguinte saímos de Shangai e fomos de carro para Suzhou, levamos 1:15h.
No caminho paramos pra conhecer a cidade antiga chamada Tong Li.




A pequena cidade Tong Li é muito antiga, fica na área rural de Suzhou nas margens do rio Yangtze e é famosa pelas suas pontes e suas construções que são da época Ming e Qing! 



Na cidade não pode entrar carro, portanto fomos andando margeando o rio até chegar no Garden  of Seclusion and Meditations, um jardim clássico antigo muito interessante.




Visitamos a casa toda com suas construções e até um espelho trazido pelo filho na época que estudou na Espanha!
Tudo muito plástico!



Nossa tiramos tantas fotos desse jardim, mas foi impossível não colocar mais essa...


Depois fomos almoçar num restaurante da cidade indicado pela guia, pulamos o passeio de barco por causa da chuva, andamos mais um pouco pelos canais e pontes antigas apesar do frio, muito simpático!



Chegamos em Suzhou e fomos para o Hotel Kempinski, ele fica na parte industrial da cidade portanto a 30m do centro, a vista do quarto é linda com o grande Du Shu Lake na frente, nossa suite tinha ambientes grandes mas o acabamento e o gosto deixaram a desejar…
Jantamos no restaurante alemão do hotel, apesar da música ao vivo meio alta é bem razoável, o atendimento e a comida são bons.



No dia seguinte saímos pra conhecer a cidade, passeamos de barco pelos canais apreciando suas pontes e casario que caracterizam a cidade antiga.



Justamente por causa dos seus canais, os primeiros construídos no séc VI a.C., Suzhou foi chamada na época do Marco Polo da Veneza do Oriente. Em 468a.C. começou a ser construído o Grande Canal e durante os mil anos seguintes foi sendo aumentado até ligar o rio Yang-tsékiang ao rio Amarelo ligando Beijing até Hangzhou!
Foram construídos 1.900km por mais de 5 milhões de homens com idade entre 15 e 55 anos supervisionados por uma imensa força policial!
Na época era por onde se levava toda a produção de arroz e todo tipo de produtos agrícolas da região meridional para Beijing, no início do séc 20 com o surgimento das ferrovias ele deixou de ser tão importante.

Há 3 anos atrás o governo gastou milhões pra colocar esgoto em toda essa região da parte antiga, isso além de ter feito o paisagismo nas laterais onde não havia construções antigas nas margens do Grande Canal... Ficou muito lindo!



Depois fomos visitar The Master of Nets Garden considerado um dos mais bonitos jardins clássicos de Suzhou porque hoje a cidade é famosas pelos seus jardins clássicos antigos!


As construções são muito bonitas e apesar deste jardim ser mais compacto é muito charmoso.


A arquitetura privilegia as janelas para serem quadros da natureza viva!


Agora as glicínias estavam algo a parte!



Outra atração de Suzhou é sua famosa seda que data de 1640 a.C.! Aqui pode se visitar a Suzhou No.1 Silk Factory Co. que foi construída em 1926.


Quando a nossa guia nos falou que tinha uma visita pra ver todo o processo da fabricação da seda logo pensamos nos locais que mostram o casulo e depois tentam vender todo tipo de coisas de seda... Pensamos em desistir, mas ela insistiu tanto que acabamos indo...


Foi incrível! Vimos o processo todinho sendo feito por uma fabrica com todo maquinário antigo em uso!
Nesta foto acima da pra ver eles colocando água quente para soltar os fios e em cada fio que está sendo feito vemos os 8 casulos que estão soltando os fios para formar 1fio têxtil! Incrível! Vimos elas colocando casulos novos e o fio sendo feito!
Depois os rolos sendo retiramos das máquinas...


E os teares funcionando! Com gabaritos de cada brocado de seda!



Aqui pudemos ver todo o processo da cultura, produção, e confecção da seda!
As maquinas de preparo do fio, os teares, tudo funcionando!
Na época o processo com esse maquinário era tão lento e trabalhoso que só era fabricado a seda com desenhos brocados para as roupas do imperador! Ainda hoje ela é bem cara pois a produção é pequena...


Eles tb separam os casulos duplos que são usados para fazer o recheio de edredons de seda!


Eles escaldam os casulos e depois pegam um a um e laceiam ele com a mão e colocam nesta forma...
E ela vai puxando! Eu nem sabia que o casulo era tão elástico assim!


E vcs não viram nada ainda!



Olha só o que elas fazem depois!



Pegam um casulo da forma e vão abrindo na mão!


Até ficar do tamanho da mesa, é vão abrindo outro e colocando em cima até formar uma camada grossa.



Essa camada grossa é o recheio do edredon! O processo é incrível!
Muito interessante! Claro que comprei um! Impossível não comprar!
No local eles também vendem o que vc imaginar tudo em seda, camisa polo, pijamas, gravata, enfim tudo. A estampa é que muitas vezes deixa a desejar...

Almoçamos no mais famosos restaurante da cidade chamado  Yang Yang Dumplings famoso só porque saiu no guia Lonely Planet , mas a comida não é nada de mais e o atendimento foi ruim.

A tarde fomos ao Suzhou Museum, na verdade quase todas as obras deste museu são réplicas, o que é mais interessante é a própria construção do museu que foi o último projeto arquitetônico do famoso I M Pei que foi quem projetou a pirâmide de vidro do Louvre em Paris, hoje ele está com 98 anos e se aposentou.



No final da tarde fomos visitar o maior e mais famoso jardim de Suzhou, o Jardim do Administrador Humilde.



Esse jardim foi elaborado no séc XVI por um juiz aposentado Wang Xian Chen e aprimorado com o passar dos anos pelos proprietários seguintes.


A área do jardim é enorme e tem vários lagos e construções.



Ficamos umas duas horas andando e em cada lugar que os olhos pousavam era mais beleza que eles viam!

Olha só essas peônias!


Até dentro dos pavilhões tinham flores!


Saímos com a alma lavada de tanta beleza!



Na volta jantamos novamente no alemão do hotel.
No dia seguinte saímos cedo pra pegar o trem bala para Hangzhou, a experiência foi muito boa. Tudo super organizado a estação de trem é bem espaçosa, portanto é só esperar em frente ao portão certo e assim que abrir ir rápido pra gare. Os trens param por poucos minutos em cada estação, portanto verifique no chão da gare o número escrito do vagão e espere no local certo.

O trem para em 4 lugares antes de chegar em Hangzhou mas em cada vagão tem escrito a estação e a moça que chama fala um inglês perfeito, portanto tudo é sem stress.
No nosso caso pegamos um carro pra levar nossa bagagem para Hangzhou pois nosso amigo do Rio levou uma queda há algum tempo e não pode carregar peso…
De todo jeito se a pessoa tiver mais que uma mala fica complicado nas estações pois não tem carrinho nem ninguém que ajude…


A única dica é quando chegar em Hangzhou descer em vez de subir na estacão pois a saída fica no subsolo, no primeiro andar somente transfere para outra linha… Difícil até descobrirmos isso porque não tinha placa em inglês e quando subíamos o cara falava um monte de coisa em chinês e nos mandava pra baixo! Até que numa das saídas, tem a norte e a sul, uma menina acho que ficou com dó da gente nos levou até o subsolo!
Foi uma cena ridícula nós tentando sair e eles não deixando… KKKKK
Bom pra variar fiquei muito impressionada com a estação de Hangzhou, primeiro a chegada com 30 linhas uma ao lado da outra, todas com trem bala!
E a gente não tem nem entre Rio e São Paulo umazinha!!!!!
Que desgosto…
Uma estação grande, melhor que nosso aeroporto terminal 3!!!!
Ave, revolta!!!
Bom saindo da estação fomos tendo notícia do que é essa cidade!
Logo posto Hangzhou, enquanto isso mais uma peônia do Jardim do Administrador Humilde pra vcs!


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