Hoje levantamos bem cedo para ver o nascer do sol no templo Kunjapuri. Situado a 1.645 mts de altitude, num dos picos dos Himalaias acima do Ananda Spa.
Saímos do hotel e andamos uns 30 minutos de carro e depois subimos os 300 degraus até o templo!
Foi aqui que aprendi a subir escada! É, verdade!
Bom antes tarde do que nunca!
Depois de um tempinho que comecei a subir meu guia virou pra mim e disse, vc não sabe subir escada, assim não vai conseguir subir até o fim.
Olhei pra ele e, ofegante, perguntei: E como é que se sobe?
Ele disse vc tem que achar um ritmo onde seu coração tenha tempo para oxigenar o sangue, e neste seu ritmo não está acontecendo isso, por isso vc está ofegante.
Simples né!
Bom achei o ritmo, que aliás é bem lento, mas que funciona perfeitamente!
Não coloco um pé em cada degrau, mas subo um e junto o outro pé, depois o outro e junto tb o outro pé, e assim por diante...
Subi todos os degraus feliz da vida, sem nenhum problema e sem precisar parar!
E nunca mais esqueci!!!
Depois deste aprendizado importantíssimo chegamos ao portal, e como em todos os templos tem sempre um sino que deve ser tocado para avisar o deus ou deusa do templo que alguém está chegando...
O panorama é incrível!
O interessante é que podemos ver vários outros picos do Garhwal Himalayas tais como Banderpunch (6316 Mts), Swarga Rohini (6252 Mts) Gangotri ( 6672 mts) Chaukhamba (7138 mts) etc.
E ainda nosso guia do hotel leva café e chá! Dá pra imaginar?
Esse templo é dedicado a Sati primeira esposa do Lord Shiva, conta a lenda que como seu pai Daksha Prajapat não aprovou seu casamento com Shiva ela se auto imolou jogando-se na fogueira durante a festa cerimonial onde seu pai anunciaria seu novo esposo. Shiva furioso e inconsolável carrega sua amada pelos Himaláis e em cada um dos 3 lugares onde caíram as partes do seu corpo transformaram-se em lugares sagrados conhecidos como Kunjapuri, Surkanda Devi e Chandrabadni formando o conhecido Triangulo Sagrado.
Venerado como Shakti Peetha - a sede de Shakti ou poder feminino o templo é bem simples.
O lugar é lindo!!!
E o melhor! Descer foi muito fácil, nem precisei de aula!
Na volta paramos pra tirar fotos de um outro templo ao pé da montanha, bem ao estilo hindu!
Coloridíssimo, cheio de oferendas sendo vendidas na entrada e infelizmente muitas flores de plástico. Na frente uma árvore enfeitada com uma pedra representando o lingam (simbolo shivaista fálico masculino da energia criativa) ao lado!
É só clicar em cima para poder ver cada foto em tamanho natural...
Adorei saber sobre o Kunjapuri Devi Temple e espero poder conhecer este lugar sagrado. Jay Bholenath.
ResponderExcluir