sábado, 18 de outubro de 2008

Aarti o ritual do fogo - Rishikesh



Estamos indo participar da Cerimônia Ganga Aarti (ritual do fogo no Ganges) no Parmarth Niketan Ashram.
Para isso cruzamos o rio de barquinho, estava um entardecer maravilhoso!



Ao chegarmos no Ashram foi uma surpresa, pois ele é um dos maiores de Rishkesh, tudo muito bem cuidado, os jardins são bonitos... A limpeza deixa um pouco a desejar, mas acho que em parte é pela grande quantidade de macacos que circulam pelos telhados, árvores, etc.



Este ashram se dedica a dar saúde ao doente, educação aos analfabetos, comida aos famintos, abrigo aos desabrigados e esperança aos que não tem mais nada na vida...

Eles conseguem manter tudo isto com doações feitas pelos "hospedes", peregrinos, visitantes e seguidores do lider atual Pujya Swamiji Chidanand Saraswatiji Maharaj.

Para os peregrinos em busca espiritual o ashram oferece meditacão, cantos, e ensinamentos e é permitido aos interessados ficarem até 15 dias. Mais do que isto é preciso um autorização especial. É dever de todo peregrino devolver o quarto como encontrou e mante-lo limpo e arejado.
Tb tem os trabalhos voluntários na cozinha e templos e como se trata de um retiro espiritual, não pode fumar, beber, ouvir músicas ou usar computadores...




Pujya Swamiji Chidanand Saraswatiji Maharaj tem inúmeros projetos de assistência aos necessitado, inclusive na execução da primeira enciclopédia de hinduísmo da Índia.



Sua história é bem interessante, dos 9 aos 17 anos ele seguiu seu mestre pelos himaláias e viveu na floresta em voto de silêncio durante esses 8 anos.
E catedrático em Sancrito e Filosofia.
Suas palestras são conhecidas mundialmente.



Seu discurso é ecumenico, ele diz, se vc for um hindu, seja um hindu melhor, se for um cristão seja uma cristão melhor, se for um muçulmano, seja um muçulmano melhor, e assim por diante...




Pra vcs terem ideia eles tem lugar para hospedar 1000 pessoas, isto fora os discípulos, a maioria deles crianças... Vê-las cantar na cerimônia com tanta devoção foi emocionante!




O significado da cerimônia é muito bonito, a palavra Aarti significa "remover a dor" por pretendermos com nossa mente abarcar o conhecimento.

Primeiro chegam os visitantes que lotam as escadarias em frente ao Ganges. Todos os peregrinos e discípulos do ashram devem estar presentes no que eles chamam de "happy hour".



O último a entrar é o Guru com todos entoando mantras, muito bonito!
Essas escadarias ficam de frente para o Rio Ganges e bem na frente tem uma enorme estátua do deus Shiva, a mais bonita que eu já vi!
Reparem na serenidade.....




Depois acontece o ritual onde são acesos as "deepas", lamparinas de óleo que serão oferecidas as águas do Ganges para mãe Ganga.



A essência da cerimônia é que todos os dias Deus nos oferece a luz do sol, a luz da vida, a luz da sua benção. Aarti é a hora de todos nós dizermos obrigado, devolvendo nosso agradecimento, nosso amor e nossa devoção.
Isso tb nos faz mais humildes por entender como é pequena esta nossa chama perto do sol que nos ilumina sempre.



Na hora de ir embora não pegamos o barco e passamos pela ponte Ram Jhula que significa "God's Swing" e quem passa por ela pode entender o porquê!
Como é uma ponte suspensa ela faz o mundo balançar...



É uma ponte muito antiga e bem estreitinha e movimentada! Fora as vacas e os macacos, as motos são o que mais atrapalha, porque eles passam correndo.... Bem ao estilo indiano!




Os passeios hoje foram lindos!
Se eu soubesse que este ritual era tão bonito, teria vindo 2 noites, porque eles fazem todos os dias...
Mas deixamos para vir no penúltimo dia e amanhã a noite não estaremos mais aqui...



Quem sabe numa próxima vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário