Hoje fomos conhecer alguns templos que ficam mais longe, portanto fomos de carro.
A paisagem é bonita e tivemos a oportunidade de ver as construções típicas de quem vive na zona rural.
O Banteay Srei Temple é considerado a Jóia Khmer pela sua delicadeza e qualidade dos seus entalhes!
Finalizado em 967 na cidade de Īśvarapura. é o maior templo construído por um civil!
Seu nome significa cidadela da mulher ou da beleza, por causa de seus maravilhosos entalhes.
O que me impressionou muito, além da delicadeza dos entalhes e ver a profundidade em que foram feitos e a fragilidade das volutas!
Originalmente este templo era dedicado a Vishnu, depois foram introduzidos imagens de Shiva e Shakti o que fez vários historiadores afirmarem que o templo foi dedicado a Shiva.
Essa cor maravilhosa, onde parece que todas as fotos foram tiradas no nascer ou no pôr do sol, se deve a pedra em que foi inteiramente revestido a "red sandstone".
A construção em si parece uma miniatura perto dos templos do complexo de Angkor Wat, mas encanta pela delicadeza da obra!
Saindo fomos ver o templo Pre Rup que foi construído em 961, considerado um templo montanha é diferente de todos os outros por utilizarem na sua construção além da laterite e do limeston muitos tijolos.
Originalmente o templo era dedicado a Shiva e seu nome significa algo como "virar o corpo" pois neste local os funerais eram conduzidos e as cinzas eram jogadas virando o corpo para que fossem em todas as direções...
O templo é enorme sua área é 117m X127m e da sua base até a torre mais alta temos 50m!
Depois ainda passamos para ver outro templo, ainda neste mesmo estilo orientado pelos pontos cardeais, o East Mebon Temple ou templo dos elefantes, construído no Séc X.
Nos 4 cantos dos terraços do tempo encontram-se as famosas estátuas de pedra de 2m de altura dos elefantes, esculpidas num único bloco, chamam a atenção!
Apesar de ter poucos entalhes neste templo pudemos apreciar este painel esculpido do deus Indra uma deidade do Rigveda.
Como vcs podem ver o Camboja é um lugar imperdível!
Tenho certeza que deve ter mais mil coisas para se ver!
Quem sabe numa segunda visita!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário