quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Festival de cinema de Tiradentes



Fomos convidados pelo Rapha para ir para Tiradentes ver o curta da produtora deles a (F) Filmes, o Cristina que fazia parte da mostra.
Resolvemos ir de carro, a Fernão Dias está muito boa, depois, a estrada até Tiradentes além de não ser duplicada e ter muitas curvas (o que atrapalha bastante a ultrapassagem) passa por várias pequenas cidades com diversas lombadas e o pior, tem diversos buracos o que faz a viagem ficar cansativa e demorada...



Bom depois de 6 horas chegamos e fomos para a pousada. Escolhemos a Pequena Tiradentes que é uma pousada grande toda construída imitando o centro com ruas e casas, bem interessante. Ela fica na entrada da cidade antes do centro, ou seja boa pra quem está de carro, caso não seja o seu caso melhor ficar no centro.

O que não sabíamos é que o pessoal da região costuma passar o final de semana em Tiradentes, e com o festival de cinema então este final de semana estava lotado!

Mas na segunda e terça ficou perfeito!



No domingo pegamos a Maria Fumaça e fomos até São João Del Rei, leva uns 30m e é um passeio bonito. Ah! o melhor é fazer o pacote com a única agencia que tem em Tiradentes (tem panfleto em todos as pousadas) porque é necessário ter carro em São João, conversando com eles dá para pedir um carro particular e fugir dos grupos.
O centro velho de S. João é muito bonito e pelo que dizem fica vazio, a cidade não investe em eventos e nem restaurantes achamos para almoçar... Como todos dizem os restaurantes bons estão em Tiradentes...

Aí é passear pelo centro histórico e visitar as igrejas que são lindas. Nosso guia era muito bom, conhecia muito de história e de casos pitorescos!



A última coisa que visitamos foi a igreja de São Francisco de Assis!



Quando chegamos ás 2:30 já estava fechada, mas nosso guia conseguiu que abrissem pra gente entrar, e valeu a pena!



Voltamos a Tiradentes, assistimos muitos curtas, e o longa O Palhaço. Conhecemos vários restaurantes, entre eles o Ora Pro Nobis onde vários pratos mineiros são preparados com as folhas do arbusto Pro Nobis, bem interessante!



Outro restaurante bom é o Tragaluz, o único onde pode se encontrar a cachaça envelhecida em barril de pau brasil! O Atrás da Matris tem o melhor bacalhau, e o Theatro da Villa que tem uma cozinha muito boa mas o preço mais caro que São Paulo!



Ah! É imperdível o show de som e luz na Matriz de Santo Antonio! Tem somente de quinta a domingo, com certeza a igreja mais linda desta viagem!




A Matriz foi construída em 1710 é a segunda igreja em ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador, é uma das mais belas construções barrocas do país. No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.




Com certeza uma viagem cultural em todos os sentidos, e ainda por cima com excelente companhia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário