domingo, 22 de março de 2015

Hong Kong

Fomos pela primeira vez pra China quando fizemos a Rota da Seda em 2005 e só agora conseguimos programar uma segunda viagem pra lá! Como já conhecemos Pequim resolvemos começar por Hong Kong.
Saímos de São Paulo e fizemos conexão em Doha no Qatar, a viagem foi excelente, por ser 14 horas de vôo da pra dormir tranquilamente, bom isso se vc estiver de executiva… Mas para uma viagem assim tão longa vale a pena!
Depois foram mais 7 horas até Hong Kong com 3 de aeroporto, essa segunda parte fizemos com a Cathay Pacific que tem codeshare com a Qatar… O único senão foi o barulho do pessoal de bordo que ficou abrindo e fechando  alguns armários do nosso lado que além do barulho ainda tinha uma luz interna que iluminava a cabine inteira…

Mas apesar de tudo isso a viagem foi bem tranquila, quando chegamos perguntamos se dava pra incluir, num dos dias da nossa estada, a visita ao Grande Buda do Mosteiro de Po Lin e nossa guia falou que só daria se fossemos naquele momento porque estávamos do lado, ou seja ele fica ao lado do aeroporto e longe dos resto dos passeios.
Decidimos ir e fomos presenteados com uma tarde linda, o que segundo nossa guia não é usual, porque sempre há neblina no local.

O teleférico que leva ao topo da montanha demora uns 20 minutos, a vista é muito bonita e a dica é pagar o "crystal cabin” que tem o chão de vidro.

No final da subida já ficamos maravilhados!

Depois da chegada é a vez de subir os 268 degraus pra poder ver bem de perto o Tian Tan Buddha ou Grande Buda de 26m de altura que, apesar de ser uma construção nova (1993), é  muito bonito. A parte interna é simples, mas a vista vale a pena!

O Mosteiro de Po Lin tb vale a visita! O menor e mais antigo foi construído em  1906  e o maior que fica atras está em fase de acabamento. A parte interna já está pronta e ficou muito bonita!

Nada mal pro primeiro dia de viagem depois de 25h em transito!

Finalmente chegamos no Hotel Mandarin Oriental, mas infelizmente por um erro da agência nossa reserva no famoso restaurante Pierre que fica no hotel não tinha sido finalizada por não terem recebido o número no nosso cartão, optamos então por experimentar o outro restaurante do hotel o chinês Man Wah que foi muito bom!
O abalone estava uma delícia e de sobremesa tomamos a deliciosa sopa de Bird Nast uma com coco e outra com leite de amêndoas, ambas divinas!

No dia seguinte, depois de uma merecida noite de sono saímos pra visitar a cidade que é dividida em 3 distritos, nosso hotel e os prédios mais modernos ficam no Central District.

É nessa parte da cidade que ficam os edifícios mais novos e o centro financeiro de Hong Kong, mas além dos edifícios comerciais existem prédios de moradia bem altos mas com arquitetura que deixa muito a desejar e prédios mais velhos e mal cuidados o que atrapalha um pouco o visual. Além disso temos os inúmeros viadutos que também não favorece muito a imagem da cidade.

Passamos pelo distrito de Kowloon onde ficam os edifícios construídos na década e 50 que estão praticamente sem manutenção nenhuma, o que pude perceber é que quase toda essa área está sendo remodelada tendo muitos canteiros de obras. Estão investindo em novas linhas de metro e no trem de alta velocidade que ligará a cidade a Shangai e Pequim.
Com certeza daqui a alguns anos toda essa parte ficará mais bonita.

Nossa guia teve a brilhante idéia de nos levar pra conhecer  o convento budista Chi Lin com seu lindo Nan Lian Garden que não constava nem do nosso roteiro nem do nosso guia, mas que valeu muito a pena.

A construção foi toda feita no estilo da dinastia Tang (618-907) com um maravilhoso trabalho em madeira, tb podemos ver as maquetes de vários templos, mas o mais incrível é o jardim elaborado com um precioso paisagismo onde cada pedra esculpida naturalmente pela água foi trazida especificamente para cada local.

Cada árvore transformada em imenso bonsai foi trazida de montanhas da China e colocada cuidadosamente em um paisagismo inspirado nos tradicionais jardins da dinastia Tang!

Esta é a mais velha delas tem mais de 1000 anos!
Uma beleza!

A lojinha do convento tb tem coisa bem interessantes vale uma passada! Ah! Os chocolates são deliciosos!
O de chá verde, de wasabe, enfim todos uma delícia!

Depois fomos visitar o templo taoísta Wong Tai Sin que é mais tradicional e estava lotado de gente!
Foi bem interessante ver o pessoal fazendo as oferendas e preces.

Tem tb os adivinhos que ficam ao lado lendo a palma da mão e o rosto.
Outros sacodem vasilhas com pauzinhos até que um caia e assim a sorte está lançada.

De lá passamos no mercado das flores, bem menor que o de Bangkok, é praticamente 1 quarteirão com lojas que expõem parte de suas flores na rua.

Logo acima está o mercado de pássaros, pra mim é um pouco difícil ver todos aqueles pássaros em gaiolas minúsculas, mas faz parte da tradição local. O mais interessante são as comidas vendidas para quem tem algum pássaro em casa, são grilos e vermes vivos!

De lá fomos almoçar no restaurante de comida cantonesa Ann Wong bem interessante ao lado da Hollywood Road, esse restaurante é de um cozinheiro que trabalhou muitos anos para uma família rica e que abriu seu próprio restaurante e hoje aparece no guia Michelin!
Nossa guia que nos indicou e nos acompanhou fez um pedido com todas as especialidades da casa! Adoramos!

Depois fomos a pé andar pela Hollywood Road onde ficam os atiquários da cidade. Vimos muito jade, porcelanas, esculturas antigas, pra quem gosta é um prato cheio!

Dalí fomos visitar o que eles dizem ser uma vila de pescadores chamada Aberdeen mas hoje se transformou numa cidade com mais de 60 mil habitantes nada charmosa e o passeio é pegar um barquinho e dar umas voltas por um porto que tem alguns barcos modernos, muitos barcos bem velhos de madeira onde moram algumas pessoas, tudo muito feio e sujo. Na minha opinião esse passeio não vale a pena.

Depois de tudo isso estávamos mortos! Mesmo assim fomos comprar uma máquina fotográfica que o Fernando queria e depois voltamos para o hotel! As compras por aqui estão bem caras, não se paga imposto de importação mas o aluguel é tão caro atualmente que os preços das mercadorias subiram muito.
A noite fomos ao Pierre restaurante 2 estrelas do guia Michelin! Estava delicioso, a degustação vale a pena pra quem está com muuuuuuita fome!
Amanhã vamos para Macau de barco, mas isso fica pra próxima postagem!
Mais uma fotinho do Grande Buda pra vcs!