quarta-feira, 3 de maio de 2017

Japão 1 - Osaka 2017





Viemos de São Paulo direto pra Osaka com escala de 4h em Dubai. Foi tudo muito tranquilo, mas quem conheceu a Emirates como nós há anos atras, não é mais a mesma coisa….  Dia 16/03/17 chegamos em Osaka
Chegamos no fim da tarde com um pôr do sol lindo. 
O aeroporto é meio longe do centro mas apesar do horário de rush não tinha transito. 
Ficamos no Ritz hotel, marcamos o restaurante japonês do hotel Hanagatami pra 9hs. O local é bonito com vista pra um jardim interno e logo que chegamos e pedimos sakê já descobrimos que na maioria dos restaurantes eles trazem uma bandeja de copinhos diferentes pra que cada um de nós escolhamos um. O sakê eles trazem a garrafa mas em todos os restaurantes o preço da bebida é de pequenas garrafas estilosas que eles sempre colocam dentro de um recipiente com gelo, fica muito charmoso!





Escolhemos uma das degustações, para nossa sorte foi rápida, depois de 28hs em transito foi perfeito!
Amanhã vamos conhecer Osaka no nosso único dia aqui! 

Acordamos às 5 da manhã por causa do fuso, aproveitei pra lavar a cabeça e levei 50m pra conseguir secar o cabelo com um secador bem fraco, não entendo como um hotel desse ainda tem secador assim…. Essa é a vista do nosso quarto, Osaka não é uma cidade charmosa, pelo menos o que vi até agora....



Bom descemos pro café que é bem interessante, tem a parte de café ocidental e a parte japonesa, ambas bem completas. Praticamente foi um almoço o que foi ótimo porque depois fomos só jantar.

Saímos de carro pra conhecer o famoso Caselo Himeji um dos 12 castelos feudais remanescentes no Japão, sendo este o maior deles.



Levamos 2.20 pra chegar em Okayama sem pegar transito, com o motorista avisando que provavelmente demoraríamos muito mais na volta já que era sexta feira e seria feriado na segunda. A pista de volta já estava parada…
Além disso logo saindo de Osaka esse elevado já fica com essa lateral de contenção de barulho já que tem apartamentos grudados na pista, ou seja, não tem vista nenhuma pra se ver...



Bom ficamos tensos com a perspectiva e perguntamos se não tinha trem bala de Osaka até a cidadezinha do Castelo, qual foi a surpresa quando a guia falou que tinha…. Perguntamos quanto tempo levaria pra chegar e ela chutou 40m, mas depois descobrimos que é 25m! Mas primeiro vou falar desse castelo! 





O Himeji Castle conhecido também como Hakurojõ ou Shirasagijõ pelo seu brilhante exterior branco é um complexo palaciano com 82 edifícios de madeira localizado em Himeji.

Em 1333 Akamatsu  Norimura construiu um forte de defesa em cima desta colina, sucessivamente foram sendo construídos edifícios até que em 1581 foram construídos 3 castelos até que em 1601 ele foi dado como prêmio a Ikeda Terumasa pela sua ajuda na batalha de Sekigahara. Entre 1601 e 1609 ele foi todo remodelado e expandido e sobreviveu por 400 anos!




Mesmo no periodo Meiji onde os shoguns ficaram mal vistos e muitos castelos foram destruídos ele passou por um período de abandono mas resistiu mesmo com saques de muitos portões e matérias pra construção, só não foi totalmente destruído por causa dos inúmeros esforços do coronel Nakamura Shigeto homenageado num dos portões do castelo.

Em 1871 o castelo foi a leilão e foi comprado pela bagatela de 2.200 dólares aproximadamente com intuito de ser demolido, ter os materiais vendidos e a terra arada!
Porém o novo dono descobriu que era muito caro para demolir e ele acabou sendo abandonado.




Na segunda guerra foi bombardeado todo seu entorno e a única bomba que caiu dentro dele não explodiu!
Em 1956 começou a grande restauração do castelo, foi gasto muito dinheiro segundo minha guia...
Em 1993 tornou-se Patrimonio da Humanidade da UNESCO.

Apesar do grande terremoto de Hanshin em 1995 com inúmeros mortos e muita destruição a estrutura do castelo sobreviveu.

Em 2010 começou outra grande restauração e o Castelo foi inaugurado em março de 2015 novinho como vcs podem ver!

Ele se tornou um dos maiores castelos turísticos do Japão recebendo anualmente muitos turistas, só em 2016 foram aproximadamente 2.860.000!

Esse foi nossa primeira aula de história, depois percebemos que aqui no Japão tudo é assim reconstruído muitas vezes, pra quem viajou muito e viu muitas coisas antigas pode ser um pouco frustrante, mas como dizem é o que temos para o momento...
De toda maneira é bonito. Depois a gente vai aprendendo também que esses castelos todos tem o mesmo estilo então se vc for pra outro lugar pode ver um castelo parecido, pode ser menor mas no estilo...






Contando mais um pouco sobre a arquitetura... Todo complexo fica numa área de 233 hectares, o castelo principal tem 46m de altura 
e foi todo feito em madeira maciça, cedro e cipreste foram usados mas tb da pra ver partes em pinho de riga. A estrutura é toda em madeira como da pra ver nessa maquete!



São 7 andares internos onde ficavam guardas, a cozinha, armas, enfim tudo pensando sempre na segurança diante as invasões. Até banheiro tem! Só as mulheres, a consorte principal, concubinas e crianças que ficavam numa ala na parte de fora da fortaleza, dentro do complexo, mas fora do castelo em si…. Vai entender….

Tudo foi pensado para retardar ou atrapalhar os ataques, cada portão fica numa curva pra ser mais difícil de ser arrombado, os degraus sempre com pedras irregulares e escorregadias, toda esse caminho de subida vai estreitando e colocando os passantes abaixo dos diversos pontos de defesa onde era jogado água ou óleo quente, pedras, enfim qualquer coisa pesada durante os ataques.



Já dentro do castelo o sistema é o mesmo, as escadas são estreitas e íngremes. Subimos todas elas e lá em cima hoje existe um pequeno templo shintoísta.




 E tem uma perfeita visão de todo o vale!



Na saída fizemos o caminho passando pela casa das mulheres. Eram 40 concubinas e dormiam 8 em cada quarto de 3x2m… Apertadinho né?
Os aposentos da esposa era maior com 2 salas.
Dizem que o mais bonito da casa delas é a vista do jardim todo de cerejeiras com a vista do palácio, mas como viemos para pegar a floração que é de 1 semana mais pro final da viagem de 1 mês que no Japão o que vimos até lá foram galhos e galhos por toda a parte. Por isso fica a dica, acho que o outono não tem essa coisa de ter essa semana da florada, mas tem verde, amarelo e vermelho pro todos os castelos e templos... Com certeza ficam mais bonitos...




Uma ultima olhada antes de sair da área do castelo!




Depois que saímos perguntamos a guia se dava pra voltarmos de trem, ela disse que poderíamos tentar comprar os tikets, fomos e chegamos certinho pra comprar e sair correndo escada acima pra pegar o trem. Bom levamos 25 minutos pra chegar em Osaka!
Portanto fica a dica pra quem estiver em Osaka ou em qualquer outro lugar o melhor é sempre pegar o trem bala! Não caiam em nenhuma conversa de agente de viagem! Onde tem trem bala é muito mais fácil, barato e rápido!

Com esse tempo que economizando voltando de carro e pedimos pra visitar o Kaiyukan Aquarium de Osaka, o maior aquário do mundo!




Perto da entrada do aquário tem a roda gigante que foi a maior do mundo por exatos 3 dias! Aí foi inaugurada a de Londres e lá se foi o título!




Nossa guia dizia que não daria tempo pra visitarmos o aquário porque precisaríamos de umas 3h no mínimo, aqui as guias são assim, querem fazer o que está no programa, que nem sempre é o melhor e fim... Mas como somos turistas vividos, aprendi a fazer o que eu quero e falei que ela podia nos deixar lá que nós sozinhos faríamos e voltaríamos de taxi pro nosso hotel! Com certeza é um aquário que dá tranquilamente pra ser feito em 1hora, nós ficamos 1:30h porque ficamos sentados bestificados com o tamanho e beleza dos diversos peixes do enorme aquário central e não queríamos mais ir embora!


Esse aquário foi inaugurado em 1990 e tem 11.000 toneladas de água! São 14 aquários gigantescos com 620 espécies que rodeiam o Oceano Pacífico totalizando 30.000 seres vivos!
Os pontos vermelhos da foto abaixo são os vulcões ativos que formam o Anel de Fogo do Pan Pacífico e os pontos verdes sobrepostos ao anel de fogo indicam a densidade de seres vivos nesses locais formando o Anel de Vida do Pan Pacífico! Todos esses animais estão representados vivos aqui neste imenso aquário! 




O que já chama atenção de cara é a transparência da água!
Além disso eles fazem questão de replicar o ambiente do habitat natural de cada espécie!
A quantidade de peixes dos aquários que são grandes também impressionam e não pensem que eles estão ali parados, não! Estão todos nadando e parecem muito bem tratados!
Tem pinguins, capivaras, golfinhos, todo tipo de peixes, enfim, muito mais do que se pode imaginar.

Mas é quando a gente chega no aquário central maior de todos que tem 5.4 toneladas de água e vemos os 2 imensos tubarões baleia, os diversos tubarões, diversas raias manta, chita, e mais inúmeros peixes é que a gente fica de boca aberta!





Isso tudo com cardumes de peixes passando, peixes dormindo, peixes olhando pra gente e até um mergulhador limpando cada pedacinho desse enorme aquário.
Esse é o acrílico de 30cm de espessura com que eles fizeram as 103 grandes placas do aquário, elas pesam 314 toneladas!




Depois que a gente sai desse sonho de mergulho a gente imagina que já viu tudo de lindo e que deve ser a saída, qual o que!  Aí a gente entra na parte mar abissal do Japão que tem 800m de profundidade e 800km de extensão. Neste aquário ficam os Caranguejos Aranha que vivem na profundidade entre 200 e 400m. Eles sao enormes, tem uns 70 cm de altura! E
 não são um ou dois.... São vários! Devem ter uns 30!




Eu nunca tinha visto nem um, imagine ver todos esses juntos!
Depois entramos no Pavilhão das Medusas, um sonho a parte….


De uma sutileza e beleza irreal….






Saímos de lá com a alma lavada de tanta beleza!





Voltamos pro hotel nos arrumamos e fomos jantar num restaurante chamado Kashiwaya, um restaurante familiar que recebeu 3 estrelas do Guia Michelin.



Nos receberam numa sala grande só nós 2, foi meio estranho no começo, aquela mesa enorme só pra nós, mas depois o kaiseki começou e relaxamos!



Os pratos foram chegando o maravilhoso sakê foi sendo servido e esquecemos do lugar, do tempo e ficamos só degustando um prato melhor que o outro!

Sopa verde de Kikuna no meio acima, essa folhinha verde que parece uma samambaia é Sancho e proporciona aquela mesma sensação de dormência do nosso Jambu


O Chef Hideaki Matsuo realmente é de um capricho e sutileza pouco habituais…


Sashimi 

Tudo muito caprichado e delicioso! Depois descobrimos que os Kaisekis tradicionais seguem sempre uma sequencia certa, e também sempre usam ingredientes da estação com o toque especial do Chef,  portanto o ultimo prato é sempre um arroz e aqui foi um dos melhores que comemos! 








O restaurante Kashiwaya é da família desde 1868 e só depois descobrimos que quem nos serviu foi a esposa dele,  foi nos explicando tudo e quando não conseguimos uma tradução boa das diversas iguarias a internet ajudava muito!
Elogiamos muito tudo e na saída todos eles nos levaram até a porta, muito gentis…

Chegamos mortos no hotel!
No dia seguinte saímos cedo, pegamos o trem pra Okayama, mais 1 hora de carro até o ferry pra ilha Naoshima onde nos hospedaremos no Hotel Museu Benesse House. 

Não sei se chegamos com muita expectativa no Japão mas Osaka não nos encantou como cidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário