sábado, 27 de abril de 2013

Almaty - Cazaquistão


Depois das maravilhas do Uzbekistão, nossa ansiedade era muita para continuar nossa viagem da Rota da Seda!


Chegamos em Almaty, maior cidade do Cazaquistão, e antes de apresentarmos o passaporte no aeroporto fomos tirar o visto, pois não há embaixadas para isto nem no Brasil nem nos países que estávamos. Além de nós só havia mais uma pessoa para tirar o visto e no local tinham 2 atendentes, mas mesmo assim demoramos 1h para conseguir!
Essa burocracia russa remanescente e a falta de turistas colaboram para que nada mude nesse sentido, então nada de stress!

Fomos pro hotel Inter Continental Almaty que apesar da recepção bonita, o quarto não era lá essas coisas... Jantamos no restaurante ao ar livre e fomos deitar.



No dia seguinte acordamos ás 7hs e saímos para um tour pela cidade, que tem um transito considerável!
O nome da cidade Alma- Ata significa "lugar das maças", em 1929 tornou-se capital da Republica Soviética do Cazaquistão. Em 1998 a capital foi transferida para Astana que está sendo inteiramente construída com arquitetura bem moderna, mas Almaty nunca deixou de ser a cidade mais importante de toda região.



Passamos para conhecer a Catedral Ortodoxa Russa ou Zenkof Cathedral, construída entre 1903 e 1907 a construção é inteira em madeira sem ter um prego sequer!
Ela foi a única construção a sobreviver ao grande terremoto de 1911, segundo todos foi salva por Deus!
A arquitetura é uma graça!




Na época da União Soviética a construção foi usada como Museu Socialista e somente em 1973 foi restaurada e em 1995 voltou a pertencer a Igreja Ortodoxa Russa e hoje está aberta ao publico realizando cultos.



Passamos pelo Museu Nacional do Cazaquistão e depois fomos visitar as montanhas, lugar onde os soviéticos treinavam para as olimpíadas.

A cidade fica tão perto das montanhas, praticamente em baixo, que logo que passamos pelas últimas ruas antes de subir tinham postes de ferro altos, perguntei o que eram e nosso guia explicou que com os terremotos frequentes, rolam pedras enormes da montanha e destruíam os carros, prédios, etc. Com isso elas param nos postes! Incrível né?



Nas montanhas ficam os centros de esporte da antiga União Soviética, com estádios de "Bandy" tipo um  hockey no gelo, onde treinava e jogava a equipe Dinamo que venceu algumas Olimpiadas de Inverno.



Almaty se candidatou várias vezes para sediar essas Olimpíadas, mas até agora não conseguiram...  Agora estão pleiteando as de 2018, quem sabe conseguem!

Voltamos para o almoço e nosso guia, apesar de simpático, era péssimo para escolher restaurante, então nos levou a um bandeijão muito simples, um dos piores que eu já comi... Se desculpou dizendo que não tínhamos tempo para algo mais elaborado... Bom comemos, nos despedimos do guia e pegamos a estrada para Bishkek a capital do Quirguistão, foram 250kl, saímos às 14:15 e chegamos às 17:30h.
Sei que ficamos somente meio dia aqui, mas sinceramente, com o que vimos, poderíamos ter pulado o Cazaquistão...









Nenhum comentário:

Postar um comentário