domingo, 28 de abril de 2013

Quirguistão

Continuamos nossa viagem pela Rota da Seda indo de Almaty no Cazaquistão para Bishkek no Quirguistão.
Nossa intenção era ficar alguns dias visitando a área do Issyk Kul Lake. Para isso passamos uma noite na capital do país.

Chegamos em Bishkek ás 19:20h e fomos para o Hotel Ak Keme que era bem simples. Pra variar fiquei brava, pois tinha um Hyatt na cidade e o pedido para nossa agencia em São Paulo era sempre o melhor hotel possível, mal sabia eu que as coisas ainda poderiam piorar muito neste quesito!
Bom tb foi só uma noite...
No dia seguinte saímos ás 8h para visitar a cidade, Bishkek é uma típica cidade Russa, com seus prédios residências  populares!

A praça central moderna Ala-too Square onde o povo passeia é a atração principal!

Passamos pela estátua de Lenin...

Depois fomos ao Museu Nacional de História, bem interessante! Mostra a cultura de toda essa parte da Ásia Central.

Ás 10:30 saímos de carro para o Lago, paramos uns 70kl depois para ver os jogos hípicos tão famosos da região.

O Buzkashi (agarramento de cabra)  é o esporte nacional do Quirguistão, o jogo foi desenvolvido pelos cavaleiros da estepe asiática e consiste em agarrar uma carcaça de cabra sem cabeça do chão com as mãos a pleno galope e carrega-la livrando-se dos adversários até arremessá-la num barril!

Não é um jogo muito feminino, pois é bastante violento, ou seja aflitivo de assistir, pelo menos pra mim! Mas muito interessante, pois dizem ser o precursor do Polo,  é bem antigo e preserva o mesmo estilo até hoje.
Olhem só essa foto abaixo, o cara está do outro lado do cavalo para poder pegar a cabra no chão, só assim da pra ter uma idéia de como o cavaleiro tem que ser ágil!

Almoçamos na casa do Sr dos Jogos, ou seja o organizador do nosso espetáculo. Estava muito bom! Comemos ovos, coalhada fresca, mel, geleias e pães caseiros, saladas, chá e até uma bebida fermentada de trigo (que está na jarra) típica da região que era horrível!

Daí saímos rumo a Cholpon-ata a 250kl, as margens do Issyk-Kul Lake! Um dos lugares mais lindos que já vi!
Mas isso vou contar mais na próxima postagem!