domingo, 2 de junho de 2013

Turpan - Urunchi - China Rota da Seda 2005

Esse era nosso segundo dia em Urunchi  e saímos 8 da manhã para uma passeio de dia inteiro a 160kl com destino a região de Turpan ou Turfan. Como nosso motorista era bem lerdo demoramos 3hs pra chegar...
Chegando paramos para ver a Turpan Astana Tumbs dos antigos reis, com suas múmias...



Parmos tb para ver a pequena mesquita aos pés da Montanha flamejante de Turpan Xinjiang



Depois fomos  visitar as Ruínas de Jiaohe.
Essa região era o centro de um fértil oásis e portanto um importante centro de comércio da Rota da Seda. Como vcs podem ver nesse mapa cada uma desses oásis circundavam o deserto.
Turfan foi conquistado dos reino de Gushi ou Jushi pelos chinese em 107 a.C.


Durante a dinastia Han essa região mudou de mãos várias vezes e até ficou independente por um período curto de tempo...


A antiga capital do reino de Jushi (108a.C. a 450d.C.) localizava-se em Jiaohe, hoje chamada de Ruínas de Jiaohe.
Pra vcs terem uma idéia melhor, olhem a maquete abaixo!



No Hu Han Shu (Livro do Han Antigo) encontram-se os dizeres:
"O rei de Nearer Jushi (Turfan) mora na cidade de Jiaohe. O rio divide-se em 2 e contorna a cidade por isso chamada Jiaohe (Junção do Rio)"


A cidade foi construída em cima de um rocha em formato de ilha como uma mesa formada no meio de um largo rio que se dividiu em 2, formando assim uma muralha natural com mais de 30m de altura.



A coisa mais interessante nessa cidade é que em vez de construírem as casas, toda a cidade foi escavada na rocha, ou seja, as ruas e o centro das construções foram todos cavados pra dentro da rocha, então o topo das construções viraram os telhados! Muitos deles desmoronaram com o tempo...


A cidade foi abandonada na época das invasões mongóis lideradas por Genghis Khan no Séc.XIII, foi redescoberto nos anos 50 e protegido pelo governo desde 1961.
Hoje há uma tentativa de incluir todos as cidades da Rota da Seda pela UNESCO, mas dentro da China tudo é complicado nesse sentido.
Durante a dinastia Han essa região mudou de mãos várias vezes e até ficou independente por um período curto de tempo...
Saindo de Jiaohe fomos visitar Karez.



Como essa região era de clima desértico não havia água para se viver longe dos rios, então os Hans criaram em 206 a.C. o chamado Turpan Karez Sistema de Água. Nunca antes usado na história, esse invento trazia a água das montanhas para a cidade nova, campos agrícolas e de cultivo de uvas.
E funciona perfeitamente até hoje!



Parece simples mas o fato é que esse sistema subterrâneo trás a água das Montanhas Flamejantes por gravidade pela Depressão de Turpan.
Esses vários canais subterrâneos percorrem uma área de 5.000kl!!!
A Depressão de Turpan é a segunda mais profunda do mundo com mais de 4.000kl quadrados de área abaixo do nível do mar com desnível favorável a localização da cidade, mas mesmo assim é um engenho impressionante para época!!!

Saindo de Karez fomos almoçar, nossa guia pediu desculpas, pois não havia restaurantes bons por perto, então ela disse ter escolhido o melhor possível... Foi aí que comecei a preferir guias mulheres do que homens, para esse tipo de preocupação e tb de escolha de banheiros as mulheres são muito mais atenciosas!
Bom o restaurante era bem simples, mas a comida que ela escolheu nos explicando que era típica e perguntando se queríamos experimentar foi ótima! Comemos um feijão preto na abóbora! Diferente né? Mas muito bom! Ah! Tb experimentamos o vinho local que era muito suave!
Essas dicas são imprescindíveis nesse tipo de viagem! E vcs sabem, turistas bem alimentados são turistas felizes!


De lá fomos visitar as tão famosas Bezeklik ou Cavernas dos 1000 Buddhas!
Na próxima postagem vcs vão ver que incrível!










Nenhum comentário:

Postar um comentário