sábado, 1 de junho de 2013

Urunchi - Xinjiang - China Rota da Seda 2005

Urunchi ou Ürümqi é a capital da Região Autonoma da Provincia de Xinjiang, onde encontra-se o maior foco da etnia Uigur e chinesa Han.


Urunchi que significa pasto bonito em mongol, é uma cidade grande e bem movimentada, fiquei impressionada com qualidade e cuidado das avenidas, parques e construções bem modernas.


Ficamos no Hotel Xinjiang Grand Hotel, finalmente um hotel bom pro padrões anteriores...
Tomamos um delicioso café da manhã e saímos para conhecer o Urumqi Museum que tinha inaugurado 4 dias antes de chegarmos, uma sorte!


O museu é muito bonito, tanto a construção moderna quanto o acervo. Eles tem a parte arqueológica com múmias, cerâmicas, etc., e a parte com a cultura e costumes de várias etnias locais.
Tudo muito bem apresentado!



Foi neste museu que copiei a ideia de colocar os tão típicos chapéus usados em Kashgar na nossa parede da casa de praia!


De lá fomos para o bazar local que é bem fraquinho, mas foi onde compramos os vários tipos de chapéus, bordados em seda, de varias cores para montarmos a nossa parede, quando voltamos e montamos ficou lindo!

Nossa guia era chinesa e super boa, o inglês dela era perfeito!
Passamos numa loja tax free grande onde vendiam de tudo, lenço de seda, pedras, etc. e acabamos comprando algumas pedras roladas de jade branco, muito bonitas. Tb compramos um komboloi (tipo um mala ou terço) de jade branco,  e um coral vermelho lindo esculpido que acabei quebrando pois era muito frágil... Pena.
O jade branco é desta região e quando é de alta qualidade é certificado e caro.
Me arrependi de não ter comprado algumas peças como esse incensário, pois apesar de caro, é muito mais barato do que em outras lugares tanto da china quanto fora dela, mas só descobri isso depois...



Almoçamos num bom restaurante chinês, indicação da nossa guia! Era uma rede de restaurantes, moderno cheio de bandeiras vermelhas penduradas, a foto saiu tremida...


Nossa guia estava junto e foi ótimo, ela fez o pedido de diversos pratos típicos e nos acompanhou no almoço, comemos muitíssimo bem!



A tarde fomos ao parque da Montanha Vermelha, esta montanha tem esse nome pela suas rochas avermelhadas. Nela tem uma pagoda com 9 andares chamada Zhenlong Pagoda, ela foi construída em 1788 depois que o rio Urumqi sofreu uma enorme inundação, então o Imperador Qianlong resolveu construí- la, como diz a lenda, para acalmar o "poder maléfico do dragão que habitava essa montanha", pois seu formato parecia um dragão dormindo.
Dá pra imaginar que essa Pagoda tem mais de 200 anos e está perfeitamente preservada?


O lugar é muito bonito, e no local podemos assistir danças típicas tb!


 Voltamos ao hotel, passamos na lojinha da reepção e achamos mais algumas caixinhas antigas de ópium, claro que compramos!
Jantamos num restaurante muito bom no hotel, comemos os famosos Bird Nest, considerado um dos mais caros produtos animal consumidos pelo homem!
O preço de 1kl é de US$2.000!



Usado na culinária chinesa há mais de 400 anos na tão famosa Bird Nest Soup ou yàn wõ que significa em chinês ninho de andorinha, esta iguaria tem fama de ser afrodisíaca, aumentar a imunidade, resolver problemas de asma, entre outras milhares de coisas.
Quem faz o ninho são os machos de andorinhas, e cada ninho leva 35 dias para ser feito nas altas paredes das cavernas de limeston na Malásia, Tailândia e tb em Gomatong e Niah no Borneo. Os maiores consumidores são os chineses.
Os ninhos são feitos com a saliva entrelaçada dos machos de andorinhas e são ricos em cálcio, ferro, potássio e magnésio. Quando cosido em caldo de sopa doce Tong Sui torna-se gelatinoso e muito saboroso!



Além dessa maravilhosa sopa, ainda comemos um prato com barbatana de tubarão e dim sum (duplins), ou seja  descontamos todas as refeições ruins que comemos até agora nesta viagem!!!!
A culinária chinesa é considerada como a mais antiga e requintada que existe, atualmente todos os grandes Chefs fazem cursos lá!
Pra vcs terem uma idéia na época da Grande Imperatriz eram servidos 88 pratos a ela em cada refeição, e deles somente 12 eram saboreados, os outros eram somente para serem sentido os aromas!
Hoje em dia os melhores restaurantes chineses são de descendentes dos cozinheiros da rainha!

Dormimos como anjos depois deste banquete! No dia seguinte vamos para Turpan mais um local importante da Rota da Seda!
Mas isso depois eu conto!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário