domingo, 3 de maio de 2015

Hangzhou





Viewing Fish at Flower Harbor

De Suzhou pegamos o trem bala pra Hangzhou famosa pelos seus lindos jardins e pelas plantações de chá!
A única dica é quando chegar em Hangzhou descer em vez de subir na estacão pois a saída fica no subsolo, no primeiro andar somente transfere para outra linha… Difícil até descobrirmos isso porque não tinha placa em inglês e quando subíamos o cara falava um monte de coisa em chinês e nos mandava pra baixo! Até que numa das saídas, tem a norte e a sul, uma menina, acho que ficou com dó da gente, nos levou até o subsolo!
Foi uma cena ridícula nós tentando sair e eles não deixando… KKKKK
Bom pra variar fiquei muito impressionada com a estação de Hangzhou, primeiro a chegada com 30 linhas uma ao lado da outra, todas com trem bala!
E a gente não tem nem entre Rio e São Paulo umazinha!!!!!
Que desgosto…
Uma estação grande, melhor que nosso aeroporto terminal 3!!!!
Ave, revolta!!!
Bom saindo da estação fomos tendo notícia do que é essa cidade!



Primeiro que é a cidade mais arborizada que eu já vi. Além disso eles ainda continuam plantando árvores, a gente vê pelas estacas que algumas tem… Além desta floresta em que a cidade está tem os jardins com topiaria que ladeiam TODAS as avenidas… Fiquei de queixo caído! Alias nós 4!




Minha amiga do Rio falando de como está a cidade dela depois de tantas administrações ruins e eu pensando em São Paulo…
Crise política vcs, brasileiros sabem e podem imaginar o que sentimos vendo tudo isso aqui lindo, limpo e funcionando…
Hangzhou tem uma universidade enorme e por isso é uma cidade com muitos jovens… Pra vcs imaginarem em 1993 somente 7% dos chineses podiam estudar em uma faculdade, agora vcs sabem quantos?
Nossa guia nos fez essa pergunta e claro nenhum de nós acertou…  80%!!!!!!!!
Sabe quanto é 80% desse mundo de chineses?
Tb não sei porque segundo nossa guia o senso deles está desatualizado, mas é muuuuuuuuita gente!
Ela respondeu que é o plano de governo que está investindo em educação…..
Bom pra China né?
Comecei a achar que democracia só funciona em país com educação! País sem educação cai na mão de candidatos com discurso populistas e acaba só elegendo porcarias... 
A China com a área enorme que tem onde só 12% de área é boa pra agricultura, com a numerosa população de 1.4bilhão (numero desatualizado)  com 56 etnias com 100 dialetos… Com todos esses problemas eles precisaram de projetos de longo prazo e conseguiram em 25 anos coisas incríveis como essas que estamos vendo… Metros em todas as cidades e trem bala ligando toda a China… Incrível!

Universidade Hangzhou

Bom esse blog não é sobre política mas é que vcs não podem imaginar a sensação de ver um país se modificar tanto em 25 anos, e nós indo ladeira abaixo…
Mas juro que não vou mais falar sobre isso….

Fomos direto da estação de trem para fazer  visita no Lingyin Temple que fica ao lado do Hotel Amanfayun. Ficamos em dúvida sobre qual hotel escolher aqui, porque gostamos muito da cadeia Aman, mas este fica longe do centro e por isso desistimos, mas eu queria muito conhecer pra saber o que estava perdendo… O Aman fez um acordo com o governo e restaurou uma vila inteira antiga e fez o hotel com restaurantes, lojinhas, casa de chá e quartos usando todas as construções restauradas com a supervisão e artesãos indicados pelo governo.


Entrando no site do hotel eles falam sobre esses templos que estão grudados no hotel e que dá pro hospede ir a pé, mas não achei que fosse nada de mais, a princípio quis ir pra conhecer o hotel mesmo…
Nossa guia nos levou até a começo da trilha que acaba no Amanfayun, bom logo no começo ficamos maravilhados com os inúmeras imagens de Buda escavadas nas grutas do Feilai Feng ou Peak That Flew Hither, apelidado de Flying Peak. Diz a lenda que esses picos ficavam originalmente na Índia e que voaram para Hangzhou como demonstração da onipotência da Lei Budista...  


A gente vai andando ladeando um riacho e a lateral inteira esquerda é assim!



Acabamos fazendo este passeio porque eu queria conhecer o hotel, mas essa trilha é imperdível, tudo é lindo aqui.


São tantas imagens que fica difícil escolher as fotos...


Essas inúmeras estátuas foram construídas desde a construção do templo deste complexo, portanto tem inclusive imagens mais novas como este Buda abaixo já bem ao estilo Chinês!



Em seguida chegamos ao Lingyin Temple ou Retiro da Alma, esse monastério foi construído em 328 pelo monge Hui Li vindo da Índia. O templo foi aumentando até chegar a ter 3.000 monges em 978 e a maioria das imagens esculpidas são dessa época.


Logo na entrada tem o Hall of the Heavenly Kings 


Uma beleza de trabalho!



Em seguida saímos para um átrio em frente ao Grand Hall of the Great Sage.


Essa é a imagem dentro do Hall!


Atrás dessa imagem tem um dos trabalhos mais impressionantes que já vi. A imagem de Guanyin, a manifestação de Bodhisattva Avalokitesvara. Maravilhoso!


Continuamos pela trilha até o hotel Amanfayun onde já tínhamos feito reserva no restaurante e foi ótimo, o único senão é que ninguém falava inglês e o cardápio não tinha tradução nem fotos… Achei estranho um hotel como o Aman não ter alguém que falasse inglês no restaurante, nossa guia nos disse que tem mas era dia de folga, será?
Bom o passeio com almoço vale muito a pena, visitamos o hotel que é até interessante, mas os chalés, antigas casas são bem simples, minha guia disse que os chineses gostam muito de vim passar férias com crianças aqui, eu sinceramente achei meio simplista demais… 



Fiquei contente de ter resolvido ficar no Four Seasons que além de ser um hotel muito bonito fica as margens do West Lake, a localização é ótima e tb fica perto do Show da série Impressions que vamos assistir amanhã a noite.
Olha só a vista do meu quarto!


E esta piscina é infinita pro lago! Muito bonito.
Na ida para o hotel passamos numa plantação de chá e paramos para uma pequena explanação sobre o chá verde que o produto principal deles.


Pegamos bem a época da colheita o que é super interessante porque depois no final de maio ele podam tudo e acho que a região perde o charme…
Nossa aula foi muito boa e a vendedora excelente, porque compramos muito chá e comprimidos de Tea Essence chamado Natural Tea Polyphenols da D&R Zhejiang University que estou adorando, ele acalma, emagrece e desintoxica! Ah! Tb vende pela na Amazon!
Chegamos cansados no hotel e fomos super bem recebidos, o hotel é lindo e fomos andar pra conhecer tudo e marcar uma massagem no SPA para o dia seguinte.
Marcamos tb um jantar no restaurante chinês deles o Jin Sha.
Nossa o melhor chinês que comemos! Experimentamos o Hangzhou signature dish!



 Muito bom! Olha só os pratos!



Além de tudo a ambientação é bonita. Tão bom que repetimos no dia seguinte!


No dia seguinte tomamos café e saímos cedo.... Mas antes de continuar vcs não imaginam o capricho das coisas do nosso café da manhã! Não resisti e até peguei esse bolinho de cenoura... Era tudo assim enfeitado!

Assim que entramos no carro nossa guia quis saber o que já tínhamos visitado na China e como falamos dos diversos jardins clássicos visitados em Shangai, Tongly e Suzhou ela nos aconselhou a trocar o jardim clássico daqui pelo jardim com toques ocidentais chamado Viewing Fish at Flower Harbor que fica as margens do West Lake.


Este jardim foi feito por um oficial aposentado para criação de peixes e flores, depois o jardim começou a ganhar fama e recebeu a visita do Emperador Quing que ficou tão encantado com o lugar que escreveu um poema sobre sua beleza.



Nossa uma maravilha! 


Esse jardim em 1952 foi aumentado pelo governador em 10 vezes!
Dá pra imaginar isso!


Hoje ele tem uma área de 22 hectares!




Como tivemos a sorte de estar aqui na primavera podemos apreciar as mais diversas flores!


Um passeio lindo!


Hangzhou está valendo muito a pena!


Depois andamos de barco pelo famoso West Lake. Esse lago é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e já inspirou muitos pintores e escritores!


Durante o passeio vimos um dos cartões postais da cidade, esses pilares de pedra... Não aparece na foto mas são três!


Olha a nota aí!

Um passeio rápido mas muito bonito!



Depois fomos passear na famosa rua Hefang que é cheia de lojinhas. 


Aqui parei pra comprar umas lembrancinhas pra minhas queridas amigas!


Na mesma rua paramos para fazer a cerimômia do chá com Tai Chi que tínhamos pedido de São Paulo. Quando chegamos achei que era fria, um lugar estranho parecia um bar/restaurante bem desarrumado, mas aó subimos uma escada e foi uma surpresa! Olha só que simpático...


Depois o capricho da nossa mesa!


Então vamos lá, a degustação é feita com 3 tipos de chá e três tipos de apresentação com Tai Chi pra cada uma! Começa com o oolong, depois o chá vermelho e por fim o chá preto que é mais forte. Esse último é com certeza a apresentação mais bonita e diferente com movimentos maiores, escolhi esta pra mostrar pra vcs!


Impossível ser vista em foto porque ela é fluida....


Tentei pegar algumas fotos que mostrem, mas é uma performance  com tantos movimentos diferentes que fica impossível mostrar tudo...



Mas assim que colocar os filmes no YouTub coloco aqui o endereço, já que não consigo colocar filmes aqui...

Foi sensacional! Devia fazer parte de todo roteiro de viagem pra cá! Mas como não vem e é imperdivel, então vc tem que frisar que vc quer essa cerimônia do chá além da normal que está em todos os roteiros. Especificar muito bem porque pode dar confusão. No nosso caso pedimos e quando veio o roteiro estava falando de assistirmos uma apresentação de Tai Chi… Precisamos explicar o que queríamos!
Almoçamos ali perto num restaurante simples e depois passamos para ver o Museu da tradicional medicina chinesa que fica na parte de cima da Antiga Farmácia Hu Qing Yu Tang. Hu Xueyan o primeiro proprietário pertencia a corte do imperador em 1874. 


A farmácia ainda funciona e é muito interessante, tanto a construção como o museu do seu fundador.

Andamos mais um pouco pela rua de comércio compramos uns palitos chineses e voltamos mais cedo para o hotel porque temos o Show ás 7:30 a guia sugeriu que jantássemos num restaurante a beira do lago ás 6 da tarde. Bom pra nós foi impossível comer neste horário, mas acompanhamos nossos amigos do Rio e depois saímos para o show,  mas como estava cedo e a noite estava linda andamos um pouco em volta do lago! Lindo demais!



Nosso jantar foi depois do show no maravilhoso restaurante chinês do hotel! Pra quem não estiver hospedado no Four Seasons reserve um dia para jantar no restaurante Jin Sha, é muito bom! O Chef faz uma cozinha de fusão com muitos pratos deliciosos e diferentes! As entradas são imperdíveis, peça pra eles fazerem um combinado de entradas pra vcs, porque isso não está no cardápio mas é um jeito de experimentar um pouquinho de cada coisa!



O Show Zhang Yimou's Impressions Series do West Lake de Hangzhou tb é na água como o de Yangzhou mas é uma pouco mais parado, mas mesmo assim é lindo!


O visual é de encher os olhos e para nossos amigos do Rio que não viram o de Yangzhou acharam maravilhoso!



De todo jeito vale a pela ver todos eles, porque o cineasta Zhang Yimou faz muito bem seu trabalho e os shows são todos lindos.


Esse é uma história de amor tradicional da China onde uma cobra se transforma numa princesa e se apaixona por um rapaz, eles se casam mas um monge descobre que ela é uma cobra e separa o casal, ela furiosa levanta o mar para destruir o mosteiro mas não consegue, ele com remorso de ter ficado com medo dela por ser uma cobra se arrepende e tenta conquista-la novamente…


Tudo muito plástico e mais no estilo chinês de cores (as vezes um pouco colorido demais para o meu gosto), as músicas são lindas ao som da voz da cantora Jane Zhang.



No dia seguinte fomos visitar a cidade antiga de Longmen onde há 2.600 famílias descendentes da família Sun morando, e como disse nossa guia poderíamos ver o estilo de vida chinês antigo…
Pra nós que vimos Pingyao e Tongly achamos bem fraco, mas conversando com nossos amigos do Rio eles também acharam que não valeu a pena...


É longe e não tem muito o que ver.


Comemos uma comida que deixou muito a desejar num restaurante bem simples na cidade…

Na volta nossa guia insistiu para conhecermos a Universidade mas o guarda da entrada não nos deixou entrar... O transito estava muito grande pois era domingo, então em vez disso fomos fazer uma trilha chamada Nine Creeks ou Eighteen Gullies. 


Essa trilha é bem bonita começa com um lago de águas turquesa e depois como nome diz passa por 9 riachos e por várias plantações de Chá Longing. 


Todos os riachos tem pedras para que a gente possa atravessa-los!



 Foi muito gostoso e além disso podíamos ir vendo toda a colheita sendo executada por todo o percurso!


Olha só as amoras que compramos no caminho e devoramos sem lavar mesmo!


De todas as noivas que vimos na viagem essa mereceu aparecer no Blog! Além de estar num lugar lindo, ela era muito bonita!



Essa trilha acaba na pequena cidade Longing Village com diversas casas de chá e as plantações a volta toda!



Essa cidade na época da colheita é imperdível, podemos ir vendo o chá chegando fresquinho....



Ser tostado por um maquinário recente inventado somente para a secagem do chá verde.


Mas a maioria do chá é seco e levemente tostado da maneira antiga numa panela arredondada onde com a mão os homens (segundo nossa guia somente homens secam o chá e as mulheres colhem) tostam as folhas sem que elas se quebrem.



Depois ver as folhas que eram novinhas ficarem no ponto exato de secagem!


Tomamos um chá que custou 25 reais cada, ou seja bem caro, enquanto esperávamos nosso carro chegar, porque como já falei era domingo e tudo estava cheio.



Fomos para o hotel e a noite tínhamos reservado o restaurante Hubin Road de São Paulo por ser o mais cotado da região.
Ele fica no hotel Hyatt e é bom mas não chega aos pés do restaurante do nosso hotel. Além disso não conseguimos taxi pra voltar pro hotel, ficamos quase uma hora na porta e todos os taxis que traziam algum passageiro diziam que já estavam com passageiros programados! Até oferecemos o dobro da corrida e nada! Precisamos pagar pro hotel nos arrumar um carro, que aliás foi a coisa mais entranha que já vi!
O cara do hotel depois da gente ter pago a corrida pra eles saiu com a gente do hotel e fomos para uma avenida a 3 quadras de lá, a pé! Chegando entramos num carro esporte com um casal de jovens que não falavam inglês e que nos levou para o hotel seguindo as ordens do cara!
Acho que era o filho do cara ou sei lá…. Nossa, com certeza não valeu o stress!

No dia seguinte pegamos um avião pra Bangkok com escala em Hong Kong.

No aeroporto compramos mais da ameixa seca meio doce meio salgado que ficamos viciados depois de experimentar do pacote da guia de Guilin! Por incrível que pareça procuramos por todos os lugares que passamos mas só tinha em Macau e Hong Kong.
Uma delícia que vicia! 


Não sei como vamos fazer depois que os 5 pacotes que compramos acabar!
KKKKKK
Vale a pena experimentar!!!
Hangzhou uma cidade que vale muito a pena conhecer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário