domingo, 17 de maio de 2015

Sukhothai - Thailândia



Mão do Buda Phra Achana do Wat Si Chum

Hoje viemos de Bangkok  para Sukohotai, é um vôo curto feito pela Bangkok Airways. O avião é um Fokker F100 bem antigo, mas é a única Cia Aérea que tem vôo pra cá, depois que cheguei entendi porque!

O aeroporto inaugurado em 1996 é bem pequeno, mas um chame! Com construções no estilo Thai, jardins floridos, um zoo particular com zebras, elefantes, lagos, enfim um lugar muito diferente! O hotel Sukhothai Heritage Resort fica à 3 minutos do aeroporto porque tanto o aeroporto como o hotel são da Cia Aérea! Isso não tem problema algum porque só tem 1 vôo por dia no mesmo horário. Portanto é um local muito silencioso.



Aeroporto

O hotel é bom, todo com áreas abertas, espelhos d’ água com muitas carpas, ninféias e lotus. Tudo muito bonito.
Chegamos e resolvemos então almoçar no hotel e uma surpresa, o buffet do restaurante é muito bom! 


Vale a pena tanto pela comida como pelo ar condicionado, porque hoje está 35 graus!



Como ficamos direto no hotel acabamos fazendo uma massagem Thai de 1:30hs. Muito bom.
No dia seguinte saímos cedo para ver os templos. O guia nos deu 2 opções uma sair de manhã visitar metade dos templos, voltar pro hotel que fica a 45m da cidade e depois voltar no final da tarde para ver o resto ou fazer tudo e voltar para o hotel no meio da tarde...
Mas como perguntando pro guia descobrimos que tudo que visitaríamos ficava no Parque Histórico de Sukhothai e segundo ele levaria umas 3hs no máximo resolvemos fazer tudo...

 Sukhothai foi a primeira capital do reino do Sião atualmente Thailândia, e seu Parque Histórico composto por ruínas de diversos templos do Séc. XII e XIV é Patrimônio Mundial da UNESCO.



Nossa primeira visita foi ao Wat Chang Lom, um templo com uma grande Stupa em formato de sino.
Em baixo ela é circundada por nichos com imagens de Buda e base composta por 32 elefantes!


A maioria dos Budas estão sem cabeça e muitos deles são mais recentes, mesmo assim dá pra se encantar com esse templo.



Ao lado visitamos o Si Satshanalai Historical Park com várias stupas, a mais importante é a do templo Wat Chedi Chet Thaeo com o seu famoso Buda Sentado com Nove Cabeças de Naja.




Nesse mesmo complexo podemos ver um Buda em pé, com essa chuva de ouro tudo ficou mais bonito ainda!



Depois fomos conhecer o famoso Wat Si Chum construído no Séc XIV pelo rei Maha Thammaracha II. 



Do templo sobraram as colunas e o local onde se encontra o famoso Buda sentado Phra Achana que tem 11m de largura por 15m de altura.


O povo é muito religioso e colocam muitas oferendas o tempo todo, o que torna o local vivo!



As oferendas são vendidas ao lado e nas entradas de todos os templos por aqui e são muitas! Tem a água com flores e acafrão para o banho do Buda, velas, flores, frutas, incenso e bandeiras com dinheiro vivo!



Ao lado tem um outro Buda menor que faz parte do mesmo complexo.



Almoçamos num local simples e fomos visitar o museu que tem muitas coisas encontradas nos templos, cabeças de Budas e ainda por cima tinha um monge com um grupo de meninos  que estavam praticando e aprendendo com os monges somente no período de férias, o que é comum por aqui, todos encantados com as peças expostas!  


Na saída  passamos no museu da cerâmica, o mais interessante é a replica dos fornos usados antigamente, do outro lado da rua tem algumas lojinhas vendendo e fazendo diversas peças ainda com desenhos antigos da região.
Um trabalho muito bonito!



Depois continuamos com a visita ao Parque Histórico de Sukhothai, o lugar é muito bonito, são 139 templos em uma área de 70 quilômetros quadrados. A tradução do nome Sukhothai é O Alvorecer da Felicidade! O templo Wat Mahathat é com certeza o templo mais famoso e impressionante do local.



Esse templo foi construído por Sri Indraditya entre 1292 e 1347. O desenho é baseado numa mandala representando o Universo com sua Stupa principal com formato de lótus construída pra guardar relíquias de Buda, em volta tem stupas menores posicionadas em 8 diferentes direções.



Andamos bastante por todo complexo, mas não estava fácil não porque o sol estava a pino marcando 38° a sombra!!!






Mesmo assim era difícil parar...


De longe não dá pra ter idéia do tamanho desses Budas, mas são todos muito grandes!


Este abaixo é o famoso Walking Buda!




Neste complexo podemos ver diversos estilos de stupas estas abaixo são influência Khmer!



Todo o complexo é muito lindo!




Difícil terminar esse passeio, mas o calor acaba com a gente!




Na minha opinião daria perfeitamente para ter feito alguns templos no dia que chegamos à tarde pegando o pôr do sol que deixa as fotos muito mais bonitas, e no dia seguinte (hoje) o resto de manhã e ir direto para Lampang. Não teríamos pego este calor e nem teríamos que voltar no meio do dia pro hotel como o guia tinha dado como uma das opções...
No fim, acho que ficamos uma dia a mais sem necessidade e além disso distribuímos mal nosso tempo nas visitas aos templos...
Este tipo de problema acontece quando o guia que pagamos não é bom...
Uma pena...


No caminho de volta para o hotel não resistimos e pedimos para o motorista parar em 2 lugares, primeiro pra tirar uma foto perto das árvores Chuva de Ouro! Nunca vi tantas floridas como aqui na Thailândia, todo quarteirão tem no mínimo umas 4 ou 5!
Todas maravilhosas!
Esse foi o presente por estarmos aqui na primavera!


O segundo local foi o lago com flores de Lótus perto do hotel! Uma maravilha!



Chegamos no hotel e fomos apagar o incêndio na piscina! Ah! Acho que não contei mas hoje ainda pedimos para o guia se dava pra ele nos levar pra comprar um maio, porque deixamos o nosso na mala que ficou em Bangkok e com esse calor estávamos sonhando com a piscina do hotel...
Bom ele nos levou num tipo de um supermercado bem simples na rua principal que tinha até uns calções pra homem mas pra mulher nada!
Comprei uma calcinha e sutiã pretos e pronto! KKKKKK Viagem tem dessas coisas, mas 38° a sombra meu cérebro estava cozinhando! Perdão merecido, certo?
Depois ainda deu tempo pra fazer outra massagem depois da janta!



No dia seguinte saímos as 10h de carro para Lampang!

Nenhum comentário:

Postar um comentário