segunda-feira, 19 de março de 2018

Portugal 2017 - Lisboa



Resolvemos vir para Portugal para nos encontrarmos com o Raphael nosso filho que estava passando 2 meses aqui com a família.

Chegamos dia 6 de junho em Lisboa cedo, a viagem pela Tap foi ótima. Falaram tanto que era ruim… A comida da business deu um banho na da Emirates! Comemos muuuito bem!

Em Lisboa o aeroporto fica a 15m do centro, pra quem quase perdeu o vôo por causa da margina do Tietê parada foi uma grata surpresa!




Chegamos no hotel Four Seasons reconhecido pelos taxistas da cidade pelo seu nome antigo Ritz, o hotel é bom, gostei da localização mesmo porque tudo é perto aqui em Lisboa!




A vista da nossa suite dava pra rua lateral do hotel e era bem simpática!




No caminho do aeroporto até aqui já deu pra perceber que a cidade está bem conservada e muito charmosa!

Depois de arrumar as coisas saímos pra almoçar no restaurante Monte Mar que fica Cais do Sodré, apesar do recepcionista do hotel ter falado diretamente com o motorista de taxi e explicando onde era ele não achou o restaurante, e depois de andar muito liguei pro restaurante e eles explicaram o caminho...  Ele fica em frente ao Tejo, mas não dá pra ver da avenida costeira, por isso pode ficar difícil pra quem não sabe onde é…. Mas é muito bom! A comida é ótima e a vista é linda!



As Amêijoas à Marinheira e o queijo Azeitão são imperdíveis!

Depois fomos pro apartemteno que o Rapha alugou aqui, fica no bairro Principe Real pertinho do Jardim do Principe Real.



O apartamento é muito gostoso e super bem localizado, descemos com as crianças para passear nesse lindo  jardim  de aspecto romântico que foi construído em meados de 1800 em homenagem ao filho primogênito da rainha Maria II filha do nosso D.Pedro I, o D Pedro IV de Portugal. 


Estava uma tarde linda e foi muito gostoso descansar neste jardim e conhecer este antigo cipreste o Cedro do Buçaco de 140 anos com sua enorme copa de 20m de diâmetro!
Voltamos andando pelo comercio na rua D Pedro V e achamos uma loja bem legal com coisas da Africa, a dona morou alguns anos lá e acabamos comprando mais uma palha pra nossa casa de praia…


Ao lado tem uma lojinha de coisas indianas bem legal, vale dar uma passada! Passamos também por alguns antiquários.





Passamos pelo Miradouro de São Pedro de Alcântara com essa vista linda que vcs podem ver e seguimos até uma loja que conhecemos o dono especialista em Cia das Índias, mas já tinha fechado quando passamos...



Jantamos no restaurante O Japonês do nosso hotel, que na verdade é um tipo de um balcão na lateral do bar com algumas mesinhas no corredor, gostosinho, um menu pequeno, mas a ambientação deixa a desejar...




No dia seguinte ficamos de nos encontrar na feira do livro que estava montada no Parque Eduardo VII ao lado do hotel, o Rapha estava fazendo um curso de Startups no Pavilhão Carlos Lope na lateral do parque e iriamos nos encontrar lá para almoçar.



A feira do livro estava por todo o parque e passamos um tempo vendo as novidades.

A lateral do parque estava toda florida, com inúmeros Jacarandas Mimoso brasileiros!
Foram trazidos pra cá na época da colônia e se adaptaram super bem! Vou dizer uma coisa.... Me deu a maior inveja do mundo.... Não temos uma avenida ou parque assim com diversas arvores plantadas juntas... Vamos até o Japão ver as tão famosas Sakuras, mas não valorizamos as nossas árvores! O Brasil é país com a maior diversidade de árvores floridas do mundo!  Enfim.... Sem planejamento, sem paisagismo.... 


Olha que coisa linda eles todos juntos aqui....

O Pavilhão Carlos Lopes foi idealizado e construído primeiramente no Brasil em 1922 para a Grande exposição internacional do Rio de Janeiro, mais tarde em 1932 foi reconstruído aqui em Lisboa e chamado Palácio das Exposições que foi inaugurado com a Grande Exposição Industrial Portuguesa. É famoso pela sua arquitetura e seus painéis de azulejos portugueses.

Ficamos aqui na frente esperando minha nora que estava sem baba e não conseguiu pegar nenhum Uber nem taxi com as 2 crianças pequenas pois ninguém tinha cadeirinha nos carros!




No intervalo do curso meu filho saiu e como o curso não tinha acabado acabamos indo almoçar sem ele num restaurante indicado do Hotel chamado Marisqueria Ramiro que disseram ser super tradicional…
Eu particularmente não gostei muito….
Barulhento, cheio de gente e no esquema só marisco, não tem um acompanhamento, peixe, nada…. Conseguimos só um bifinho depois de implorar com o garçom e batatas palha de pacote pra crianças…. 




Estava muito cheio e acabamos sentando no andar de cima que não é muito charmoso.
Na saída fomos de taxi até a Cidadela Medieval, a Alcáçova para conhecermos de perto o Castelo São Jorge que é uma das construções mais antigas da cidade construída pelos muçulmanos em meados do século XI.


Andamos por todo ele, subindo e descendo e apreciado a melhor vista de toda a cidade!



Dando a volta da pra ver todo o estuário do rio Tejo! Muito lindo.



Não dá vontade de ir embora de tanta vista linda que tem aqui!



 Cada janela tem uma vista única e perfeita!




Depois descemos a pé até Sé de Lisboa ou Igreja de Santa Maria Maior. Sua construção começou em meados do século XII após a tomada da cidade dos mouros por D Afonso Henrique. 




É uma construção enorme perto das construções do bairro com ruas estreitas, quando avistamos ela não cabia nem na foto por mais afastados que tentávamos ficar!
O estilo da fachada e da grande nave principal é romano!



O museu interno é todo com coisas sacras, o claustro é gótico e o altar é barroco.



Ela foi aumentada e reconstruída várias vezes, mas a maior reforma foi depois do grande terremoto de 1755, podemos ter uma ideia do estrago com este quadro de 1757 de Jacques Philippe Le Bas



Na saída paramos pra tomar um suco no quiosque da pracinha e acabamos pegamos um Tuk Tuk alí na frente e fizemos o passeio de 1:30 com ele. O Miguel foi super simpático! Pra quem quiser o contato aí vai! +1(918)847-976




Começamos passando em pequenas igrejas e acabamos entrando na de Santiago pois é uma paixão a parte depois que fizemos o Caminho de Santiago em 1095 a pé!


Lisboa é linda demais!


São dezenas de fotos! Impossível de escolher...



Além de ótimo guia o Miguel é bom fotografo!


Um passeio maravilhoso!



Aí paramos no Miradouro da Senhora do Monte, mais uma vista linda!


Aqui tem a Ermida da Senhora do Monte, no caso do Monte San Gens onde estamos e portanto é dedicada a San Gens um bispo que foi martirizado aqui antes da reconquista.


Passear de Tuk Tuk é muito bom! Esse ar puro da cidade, a segurança que a gente sente que nos falta tanto no Brasil...
Aí paramos no Panteão Nacional!


Criado por decreto em setembro de 1836 foi instalado na Igreja de Santa Engrácia, destinado a perpetuar a memória de cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao país a principio na revolução de 1820. Mas depois foram incluídos homens importantes e esquecidos da história, até a fadista Amália Rodrigues está aqui!
Para os portugueses há outros panteões importantes também que são o Mosteiro dos Jerónimos, o Mosteiro da Batalha e São Vicente de fora onde estão sepultados muitos Braganças e bispos...
Daqui fomos pra Parte do bairro de Alfama onde estaria começando as festas juninas! Essa época é muito boa porque a cidade toda comemora!


As coisa pega fogo aqui com muuuita gente a noite, então ás 6 da tarde, a hora que chegamos estava tudo sendo arrumado e o pessoal começando a chegar. Tomamos muita Ginja! Um licor feito da maceração da fruta Ginja similar a cereja, uma tradição aqui! Eu tomei várias em copinhos de chocolate!  Muito bom!

O Miguel nos levou para o nosso hotel e nos informou que se telefonássemos ele poderia nos pegar lá tb para qualquer passeio! Bom eu fui tirando fotos de construções lindas que fomos passando  pelo caminho, tudo muito conservado e limpo, tudo de bom!


Nos arrumamos e saímos porque ainda tínhamos um jantar marcado no Restaurante Belcanto no Chiado.



A degustação foi excelente e não terminava nunca!


Voltamos andando por essa cidade acolhedora com uma lua linda!




Dia 8/06 nosso terceiro dia em Lisboa nosso filho ainda estava no curso das Startups então estávamos por nossa conta. Resolvemos ir para Belém pra conhecermos o famoso Mosteiro  dos Jerónimos. 



O mosteiro foi construído no século XVI para celebrar o retorno de Vasco da Gama da Índia. Junto com a Torre de Belém é considerado a visita turística mais importante de Lisboa, em 1983 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


Porta Sul vom a Virgem com Menino

Foi criado pelo arquiteto Diogo de Boitaca em estilo manuelino. O local escolhido para a construção foi onde ficava a Ermida do Restelo, lugar das ultimas preces de Vasco da Gama e sua tripulação antes da partida.


Por fora é uma construção muito bonita, mas é por dentro que ele nos encanta! Começamos entrando direto na Igreja do Mosteiro que impressiona com a grande nave e suas 6 colunas entalhadas.



Os olhos não se cansam e procuram cada detalhe...




E olha que tem muuuuuuito detalhe pra ser visto! Todos os ângulos nos impressionam e suas capelas laterais são bem trabalhadas.



Depois passamos pela sacristia e pelo tumulo de Vasco da Gama.



O mosteiro foi remodelado inúmeras vezes durante todos esses anos. O claustro foi o primeiro do seu género em Portugal, tem 2 andares abobadados, apesar de ter um formato quadrado seus cantos cortados formam um octógono virtual. É enorme e de uma beleza ímpar! 



Com uma profusão de entalhes nos estilos gótico tardio e renascimento nos encanta de uma forma que perdemos noção do tempo!


Tirei muuuitas fotos, mas o que conta é o que guardamos no coração que aqui ficou preenchido de beleza.



Caminhamos muito pelos corredores, passamos pelo tumulo de Fernando Pessoa  e terminamos no refeitório.


Saímos a pé pelo jardim e fomos andando até o restaurante.



Passamos pelo Monumento dos Descobrimentos ou Monumento dos Navegantes erguido em 1940 na ocasião da Exposição do Mundo Português em homenagens aos descobrimentos.


Almoçamos na frente do Tejo onde nosso concierge tinha nos indicado, uma esplanada chamada A Margem, bem gostoso!




Estávamos no final do almoço quando a minha nora Ju nos liga falando que tínhamos passeio de barco em 30m! Nem sabíamos se daria tempo pra chegar sabe se lá aonde, mas quando ela passou o endereço do encontro era cafeteria do Hotel Altis e estávamos ao lado dele!  Incrível!!!


Bons eles se atrasaram mas conseguiram falar com o pessoal do barco e transferir o passeio pra 30m mais tarde.
Pra nós foi ótimo! Tomamos um café e saímos pra um passeio maravilhoso que é imperdível! Fica a dica!




Voltamos a tardinha pro nosso hotel e saímos a noite pra jantar no Chiado em um restaurante de cozinha de autor co Chef Henrique Sá Pessoa chamado Alma.





O restaurante é descontraído e gostoso, o Chef tem uma estrela Michelin e a degustação foi bem interessante, olha só o Gaspacho no copinho com casca de limão! 



Claro que não é o tradicional, pois aqui a gente vem pra provar as inovações do Chef! E foi tudo incrível!



Com certeza é imperdível! E como sempre saímos pra andar um pouco na cidade a noite que é uma delícia!





Dia seguinte fomos ao Museu Calouste Gulbenkian que é uma parte da Fundação Calouste Gulbenkian que compreende o museu com a coleção de obras antigas, o Centro de Arte Moderna, a sede e o parque da propriedade.



Esse é um dos museus mais famosos de Lisboa, foi construído e inaugurado em 1969 para abrigar a coleção de Calouste Gulbenkian um industrial armenio que se estabeleceu em Portugal e foi colecionando todas essas peças durante 40 anos e doou sua coleção a Portugal antes de falecer em 1955.
Suas obras vão de 200 a.C  até obras contemporâneas. Já na entrada me apaixonei por esse grupo escultórico do escultor romano Janniot executado de 1919 a 1924, que com certeza inspirou nosso Brecheret!


Aqui vc pode encontrar uma variedade incrível de antiguidades, porcelanas, esculturas, telas, móveis, enfim, uma coleção variada e importante!


Como vcs podem ver com essa pequena mostra é imperdível!


Daqui fomos comer sardinhas no restaurante Patrono no Largo do Chafariz de Dentro.




Aqui tudo continua sendo arrumado pra festividades juninas da noite! Pra desespero do Fernando que não é lá muito de fado a dona do restaurante em frente se animou e soltou a voz! Aqui tudo é festa!





As sardinhas estavam ótimas segundo os que comeram, agora as amêijoas, nossa.... De comer de joelhos! 



Depois resolvemos ir a pé até o Convento do Carmo, e saímos dessa parte toda enfeitada da cidade e fomos andando, parando nas igrejas pelo caminho, tudo seguro, gostoso, isso é muuuito bom! O que sentimos muita falta aqui no Brasil....


Chegamos ao elevador Santa Justa ou elevador do Carmo, que liga a rua do Ouro ao Largo do Carmo, seria uma ótima hora pra subir, mas adivinhem? Tinha fila e como o Convento fechava não deu....




Esse elevador foi inaugurado em 1902, construído pelo discípulo de ascendência francesa de Gustave Eiffel construtor da Torre Eiffel, Raoul Mesnier du Ponsard.


 Então fomos pelas escadas mesmo e no caminho paramos na Casa dos Ovos Moles! Uma perdição! kkkkk


Comemos muitos doces e subimos para o Largo do Carmo, entramos no convento e foi uma experiência única!


Hoje o convento da Ordem dos Carmelitas da Antiga Observância , ou suas ruínas, abrigam a Associação dos Arqueólogos Portugueses e também usado como espaço arqueológico.



O conjunto que foi a principal igreja gótica da capital pela sua grandeza e monumentalidade concorria com a própria Sé! Com o grande  terremoto de 1755 e o enorme incêndio que o sucedeu, nenhuma pessoa que estava aqui no momento sobreviveu, isso fez com que em homenagem ao sofrimento de toda população e dos presentes nunca mais fosse reconstruído e ficasse como lembrança.


Voltamos pro hotel num fim de tarde rosa.... 



Nos trocamos rapidamente e saímos para o jantar...



Jantamos no restaurante A Travessa que fica num claustro do mosteiro das Bernardas da Ordem de Císter, construído no século XVII.
Todas as ordens religiosas foram extinguidas pelo Don Pedro I em 1834 quando chegou ao fim a guerra dos dois irmãos pela coroa de Portugal. Todos os  edifícios das ordens da época passaram ao estado que foi vendendo a particulares, nos caso tornando-se um liceu, Colégio Académico, cine teatro, sede da filarmônica e até foi morada de materiais de pescadores!




Em 1998 foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa e foi reabilitado, a Igreja continua com seus ofícios e o resto é usado como museu e a parte que da para rua tem lojas. É no claustro deste antigo mosteiro que encontra-se o restaurante.
Não foi o restaurante que mais gostamos…

No dia seguinte, dia 10, nosso quinto dia em Lisboa dormimos até mais tarde.
Almoçamos no Solar dos Nunes a comida é boa, ambiente típico, o serviço foi meio atrapalhado, derrubaram coisas na gente 2 vezes…. Aproveitamos pra experimentar o famoso prato português chamado Açorda, o do prato fundo abaixo.




Saímos e fomos passear...



Passamos na frente da igreja São Roque e resolvemos entrar, foi uma supresa!


 É muito linda por dentro! Inteira entalhada! Cada altar é um show! O museu da igreja tem muitas coisas sacras que impressionam.



Depois fomos pro Parque da Estrela pra encontrarmos o Rapha que tinha ido pegar as crianças depois do soninho da tarde para passear.
Fomos de carro pra entrarmos pela frente da Basílica da Estrela.



Claro que aproveitamos pra conhece-la por dentro, ela é mais moderna mas encanta também. Os casamentos são comuns aqui pela sua beleza!



Atravessamos a rua e entramos no Parque, foi uma agradável surpresa! É um parque muito gostoso, antigo, com plantas centenárias.


Um parque com crianças e pais curtindo o momento com elas sem preocupação com bolsas ou qualquer outra coisa, crianças calmas, sem brincadeiras de gritos ou celulares! Uma delícia de tarde!



A noite fomos ao restaurante Eleven, a comida é boa, a vista muito bonita com direito a pôr do sol e lua cheia, o serviço demorou muito pra começar…. 1h sem couvert! Nunca vi isso antes! Quando reclamávamos a resposta era que o couvert fazia parte da degustação...




Quando a degustação começou a evolução foi boa só demorando mais uma vez para o prato principal… No fim ficou cansativo…..



No dia seguinte era domingo e fomos almoçar no restaurante Cantinho de Avillez, um restaurante simples mas com comida muito boa. O Chef José Avillez fez sucesso com seu primeiro restaurante no Porto e agora já tem vários restaurantes, vale experimentar.




Depois andamos pelo Chiado, tomamos café na famosa cafeteria Café a Brasileira fundada em 1905. Não deixem de conhecer!


Passamos pela Praça do Chiado com sua maravilhosa calçada!


Andando ainda passamos pra conhecer o MNAC Museu Nacional de Arte Contemporânea. Foi interessante.


Passamos pela Basílica da Nossa Senhora dos Mártires criada logo após a reconquista de Lisboa aos mouros em 1147. A ermida já era grandiosa em 1755 mas nada sobrou depois do grande terremoto, a nova Basílica foi construída em estilo barroco e neo clássico.


Por dentro ela é bonita mas é seu teto que mais impressiona.


Continuamos pelas ruas que nos lembram tanto a nossa arquitetura, é como se tivéssemos voltado no tempo....



Aí vimos uma exposição de tatuagens chamada O Mais Profundo é a Pele, como somos uma família tatuada resolvemos entrar. Eram tattoos de 1910 a 1940. O que não sabíamos é que a amostra eram de peles de pessoas mesmo.... Meio tétrico....


Depois fomos pra casa do Rapha, ficamos lá com as crianças até a hora da janta.


Jantamos no restaurante japonês chamado Yakusa, fomos só nos dois pois era folga da babá novamente. O restaurante é muito bom e o torô estava divino! Pelo jeito o melhor japonês da cidade.



Na manhã seguinte, segunda feira, fomos no parque das Nações porque os netos queriam ir no Oceanario, vimos uma exposição de jardins alagados lindos do artista japonês Takashi Amano que mistura técnicas de jardinagem japonesa com o conceito Wabi Sabi que enobrece o encontro da beleza com a simplicidade e a imperfeição. 





Um trabalho danado para montar essa exposição e um deleite pra quem pode ver!




O aquário é grande e também é muito bonito, as crianças adoraram. 





Depois pegamos o teleférico que sai da frente do Aquário e vai até o Myriad Hotel. Mais uma coisa que as crianças amaram.
Almoçamos no restaurante gourmet do hotel, o River Lounge, estava muito gostoso, a comida é boa e a vista linda.





Depois fomos no Shopping Amoreiras mas o motorista de taxi no deixou em um que só tinha lojas mais simples… Só depois que fomos embora e que descobrimos que tem dois, uma chamado Amoreiras Shopping e outro chamado Amoreiras Plaza! Bom fica a dica porque os motoristas aqui ou não sabem ou não nos informam sobre isso...

Jantamos no restaurante Bistro 100 Maneiras, foi  difícil de chegar e ir embora, por causa das festas do padroeiro da cidade, Santo Antonio, onde fecharam todas as ruas. As marchas (blocos de rua) foram na Av da Liberdade,  mas fecharam todo o centro, um problemão! Vejam como estavam as ruas....





O restaurante é gostosinho, mas precisamos andar 8 quarteirões a pé no meio da bagunça pra chegar e depois mais uns 10 quarteirões pra chegar onde os carros podiam entrar e tempo pra caçar um taxi... Foi difícil...




No dia seguinte, terça feira foi dia 13 e portanto feriado em Lisboa do Padroeiro da Cidade Santo Antonio, o que não sabíamos é que nada abre, nem lojas, nem museus, nada…. deixamos hoje pra fazer o museu do azulejo de manhã e o resto de Belem a tarde, foi frustrante….



No fim fomos almoçar novamente no Mar Monte que tínhamos gostado... Comemos muitíssimo bem e na saída vimos do restaurante o veleiro da marinha brasileira o Cisne Branco ancorado no porto, fomos andando até lá pra ver se dava pra visitar e realmente o veleiro estava aberto a visitação!




O veleiro estava a caminho de uma regata onde representaria o Brasil. Uma beleza! 


Na saída íamos até o apartamento do rapha ver as crianças, mas já eram 6 horas da tarde e teríamos de receber o carro que alugamos no hotel então saímos correndo pra isso.
Pegamos o carro, nos arrumamos e saímos pra jantar no restaurante Feitoria, uma estrela do Michelin, pra comemorar o aniversário de casamento do Rapha, foi muito bom! 

Já inauguramos o carro alugado, foi muito fácil andar por aqui de carro!

O restaurante é maravilhoso! Imperdível!
Pra nossa despedida pois, amanhã nosso nono dia em Portugal vamos sair cedo com destino a Algarve e portanto ficaremos sem ver nosso filho e sua família por alguns, resolvemos ainda tomar uns drinks, ver a lua maravilhosa e conversar mais um pouco no bar do nosso hotel. Vale a pena pra quem quer curte uma noite bonita!



Agora falando da Algarve.... Uma foto só pra mostrar um pouquinho, mas o resto conto no próximo post!





Nenhum comentário:

Postar um comentário