sexta-feira, 13 de abril de 2018

Portugal 2017 - 2 Algarve


Vista do restaurante do Hotel Vila Joya em Albufeira


Chegamos dia 6 de junho em Lisboa e dia 14 saímos de Lisboa pra Algarve ás 11:30h da manhã, nosso carro alugado, um conversível foi ideia minha já que não podemos mais ter carro conversível no Brasil e também pra que nossa viagem fosse mais emocionante ainda!  Fomos direto para nosso hotel em Albufeira, o Vila Joya. Chegamos lá pelas 14:00h foram duas horas de estrada a uma media de 150km/h! Uma delícia! Estrada ótima e muitos ninhos de cegonhas pelo caminho!




O Hotel parece uma casa! Sabe aquela sensação que vc está chegando na sua casa? Foi isso que senti logo que cheguei e entrei...



Assim que chegamos nos levaram para um refresco no bar do restaurante enquanto descarregavam nossas bagagens. Vi uma das cenas mais gozadas da minha vida! Um casal recebe o suco verde.... O que vcs fariam com esse copo diferenciado?




Bom o rapaz pega o copo e toma virando ele, então cai todo o suco na camisa pelo canudinho... Ele olha, olha e passa a mão na roupa e torna a tomar do memo jeito! Claro que cai de novo... Aí a acompanhante resolve socorre-lo falando que era um canudinho e ele teria que chupar.... KKKKK Morri de rir, juro! Olha a cara dele!





E o pior é que durante nossa estada mais dois caras fizeram o mesmo! KKKK
Depois fomos pra nossa suite que achei muito charmosa!


Agora a vista.... O que é isso? A sacada toda nem cabe na foto!


Uma vista deslumbrante! Eu tinha ficado tão em duvida de onde ficar aqui no Algarve, mas com certeza acertei em cheio! 
O horário do almoço já tinha passado, então comemos algo na piscina, nossa sacada tem essa escada por onde podemos sair direto pra parte do jardim, tudo muito plástico, prático e muito charmoso!



Depois fomos a praia do hotel, é gostosa apesar de ser publica. Pelo que pude ver aqui todas elas são publicas e não vi nenhum hotel com praia exclusiva. Essa parte da costa aqui particularmente como é mais longe da cidade é bem vazia!



Esse é o hotel visto do jardim! Essa escadinha a direita ao lado do restaurante é a da nossa sacada que aparece só um pedacinho a direita!



Estava um fim de tarde maravilhoso e tínhamos reserva feita de São Paulo no restaurante 2 estrelas do Michelin do hotel, foi maravilhoso! Sem palavras pra essa vista...


A degustação foi tão boa que desmarcamos nossas outras reservas de jantares e marcamos  todos os dias aqui!


Foi a melhor coisa que fizemos porque além dessa vista, dessa comida maravilhosa, chegávamos cansados dos passeios, queríamos mais é ficar aqui mesmo!

Já fiz muitas degustações na minha vida, mas essas do Chef Dieter Koschina ficaram entre as melhores! O foie gras com cerejas frescas foi o melhor que comi na vida!



No dia seguinte saímos lá pelas 10h com destino a cidade histórica Tavira com suas igrejas, seus casarões com sacadas com grades antigas de ferro e o charme da ponte romana que liga os dois lados da cidade que fica as margens do rio Gilão.




Na época dos mouros foi o assentamento mais importante no Algarve. A cidade foi conquistada em 1242 depois do assassinato de 7 cavalheiros e tornou-se base de controle de pirataria e apoio as tropas portuguesas pela sua localização. Prosperou até o século XVI e seu declínio veio com a peste negra e o assoreamento do rio que impediu as navegações e a pesca. 




Hoje tornou-se uma cidade turistica, visitamos as ruínas do Castelo Mourisco, a Igreja de Santa Maria do Castelo situada no local da maior mesquita do Algarve, Igreja de Nossa Senhora da Graça, Igreja da Misericórdia, a maioria delas fechadas. 




A Igreja do Carmo vi essa foto linda, queria muito ter conhecido por dentro, mas estava fechada também.... 



A cidade é pequena e engraçadinha, dá pra visitar em menos de 2 horas! A distância de nosso hotel até aqui é de 70k vindo pela A22. Na volta vamos pegar a costeira que não é exatamente em frente ao mar, então não tem vista e tem muitas rotatórias, mas como vamos voltando parando em vários lugares pra conhecer optamos por essa estrada.





O primeiro lugar que paramos foi no Palácio de Estói. Esse palácio foi idealizado por um nobre da região em 1840 porém ele faleceu no inicio da construção. 



Foi uma outra personalidade local José Francisco da Silva que continuou a construção que terminou em 1909, com esse feito recebeu o título de visconde de Estói.

O Palácio tem arquitetura pastiche rococó e dentro encontramos muito pastel e estuque num trabalho muito bonito!




Passeamos pelo enorme jardim e realmente é impressionante que alguém tenha construído esse palácio com seus próprios recursos. Resolvemos almoçar aqui e foi muito gostoso!



Depois seguimos pra Faro, mas por ser  feriado Corpus Christi a Igreja do Carmo onde tem a famosa capela dos ossos estava fechada.

Igreja do Carmo

Andamos pelo centrinho e a Igreja Matriz de São Pedro estava aberta, muito simples por fora mas com dois altares laterais muito bonitos.

Igreja Matriz de São Pedro

Andamos pela cidade, mas tudo estava fechado e vazio, restaurantes, bares, tudo! Só dava pra ver alguns poucos turistas desolados pelos lugares... Se soubéssemos que por ser feriado tudo estaria fechado teríamos vindo outro dia e teríamos ido pra praia hoje...

Arco da Vila uma das portas da cidade antiga

Andamos por dentro da cidade antiga, passamos pela Sé de Faro que estava fechada e saímos pelo outro lado.


Faro é uma cidade muito antiga, remonta ao século VIII a.C período da colonização fenícia da região. Seu nome então era Ossónoba e era o principal entreposto comercial do sul de Portugal. Entre o século III a.C. e VIII d.C. a cidade esteve sob domínio romano, bizantino e visigodo. Mas foi no período da conquista dos mouros em 713 d.C. que foram construídas as fortificações e muralhas ainda existentes.



Saímos da cidade e fomos voltando para o hotel, no caminho pela costeira é todo de pequenos povoados e condomínios desse tipo.


Chegamos cansados no hotel, mas essa vista maravilhosa faz a gente esquecer de qualquer cansaço! Daí a gente fica pensando se não era melhor ter ficado o dia todo aqui... Mas como saber né? 




Jantamos no maravilhoso restaurante do hotel novamente com direito a um pôr do sol maravilhoso!







E o melhor! O menu degustação, como eles sabem que comemos ontem aqui, eram diferentes, outros pratos todos divinos! Não repetiu nenhum!




No dia seguinte acordamos, vou te dizer, apesar de sabermos que vamos abrir a porta da sacada e vamos ver o mar, a gente sempre se surpreende com essa vista... 



Hoje vamos para o sul do hotel. Ontem fomos em direção a Espanha e hoje vamos para o outro lado, visitar as famosas praias de Lagos, as mais lindas do Algarve.



Chegamos de carro a Ponta da Piedade com suas densas falésias de arenito corroídas pelo tempo em cima das praias que são consideradas as mais lindas de Portugal. Essa ponta se estende até 3km para o sul de Lagos. 

A primeira praia que paramos foi a Dona Ana, bonita, mas mais aberta.



Descemos, ficamos um pouquinho e resolvemos ir pra praia do Camilo que é onde tem a rocha com arco que aparece em todas as fotos do Algarve.



De cara já gostei mais daqui! Aí resolvi procurar na internet pra saber se eu estava no lugar errado porque nada do arco... E nada na internet tb... Bom o que ninguém fala é que ele fica a direita da praia do Camilo e da pra ver mais ou menos de cima da falésia andando por uma trilha...


Descemos até a praia, uma escadaria enorme, pra quem tem algum problema com escada ou crianças pequenas não deve ser fácil!


Essa praia tem um pessoal mais jovem e bonito! Vimos algumas pessoas nadando para direita da praia e foi o que fizemos também! A água é meio fria mas só no começo, depois o corpo acostuma! Nossa foi muito bom!



Aí descobrimos que da pra ir nadando até o famoso arco, passando por grutas, prainhas minúsculas, uma delícia! O lugar é maravilhoso mesmo!

Pra quem se interessar tem barquinhos saindo da praia do centro, pode ser interessante também...

Ficamos aqui tomando sol e nadando por um bom tempo!
Na volta passamos na praia de Benagil, escolhemos essa para ver uma gruta linda que vi na internet!



Descemos de carro até a praia o que não é tão obvio, pois é uma única rua que desce do vilarejo até a praia, dá a volta lá em baixo e sobe, até acertar qual era erramos algumas vezes... Resolvemos parar pra almoçar num restaurante a esquerda da subida da praia bem no comecinho da subida, mas pra nossa surpresa não podíamos deixar o carro em frente do restaurante porque, segundo a dona, guinchavam... Eu fiquei no restaurante vendo essa vista linda e o Fernando deu a maior volta pra parar lá em cima, atrás do restaurante e descer a pé...




Comemos muito bem! Repetimos as amêijoas à Bulhão Pato que ficamos viciados!

Depois descemos a pé até a praia e outra surpresa a tão famosa foto da gruta com água dentro só da pra ir de barco… Como não achamos nenhum barco pra nos levar por ali também não vimos…. Ficamos só com a foto da internet mesmo... Queria muito ter conhecido....



Na subida de carro até paramos num mirador que deu pra ver umas grutas lá na esquerda da praia, nem sei se são essas, mas parece... pena que não deu pra ir, uma coisa tão simples né? Ter uns barquinhos pra levar a gente.... Pena...


Voltamos pro hotel e ficamos na piscina, depois mais uma janta maravilhosa no divino restaurante do hotel!



Dessa vez fizemos um pedido e fomos atendidos, pedimos pra repetir o foie gras com cerejas frescas do primeiro dia, nossa um deleite! E ainda veio além do cardápio! kkkk Regime de engorda com certeza!



No dia seguinte, nosso ultimo dia na Algarve, fomos pra Amancil ver a famosa Igreja de São Lourenço.




Por fora ela é assim, essa simplicidade. Quando entramos fiquei encantada... O interior é todinho em azulejos de 1730 assinados por Policarpo de Oliveira Bernardes, mestre azulejista da época. As imagens são de episódios da vida de São Lourenço.






O retábulo em talha dourada da Capela Mor do mestre Manuel Martins também impressiona muito e faz um lindo contraste com os azulejos.  



É uma maravilha! A mais linda capela que ja vi! Não dá vontade de sair daqui!

Depois de um tempo enamorados pela beleza da capela percebi que dava tempo pra pegar a Igreja do Carmo em Faro aberta pra visita porque era segundo o guai fica aberta até 13h,  então saímos correndo, mas quando chegamos estava fechada já antes desse horário!


Um inferno isso! Segunda vez que a gente vem e nada... Estava com vontade de ver o altar todo em ouro do Brasil e a capela de ossos, no fim ficamos só com a foto da internet novamente...



Acho que é um sinal pra voltarmos! KKKKKK

Daqui fomos conhecer a área de turismo de luxo em Vilamoura, tinham nos falado que era onde ficavam os condomínios legais, hoteis, campos de golfe, clubes, praias lindas e até um casino. Tínhamos planejado almoçar aqui.


Bom, não foi o que eu imaginava.... A praia com muito vento e sem charme, não achei nada de mais e não é um lugar que eu escolheria pra ficar, depois de uma voltinha pelo centro procurando algum lugar legal pra almoçarmos resolvemos ir embora.

Paramos em Albufeira na Praia dos Pescadores e almoçamos no restaurante A Ruina, foi gostoso.


Voltamos pro nosso hotel, pra mim o melhor lugar da Algarve, um paraíso! É nosso ultimo dia aqui e já estou com saudades...


Mais um jantar delicioso e com direito ao suco verde que a maioria dos homens vira em vez de tomar pelo canudo!


Nosso último jantar foi maravilhoso! Que vista! Que comida! Tudo de bom! Inesquecível!


Amanhã vamos de carro pra Comporta! 
Vamos nos encontrar com o Rapha que durante esta nossa estadia aqui foi pra Israel ver umas Startups enquanto a Ju ficou em Lisboa com as crianças. O Diego veio do Brasil também pra nos encontrar, passou alguns dias em Lisboa e amanhã estaremos todos juntos em Comporta!
Acho que vai ser muito bom!
Conto tudo no próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário