domingo, 3 de março de 2019

Cascais

Viemos de Sintra pra Cascais no nosso trigésimo dia em Portugal! Pode parecer muito tempo aqui, mas vale cada minuto!
Viemos pela A1, são 16.7km, tudo pertinho!



Como vamos ficar vários dias aqui resolvemos ficar em dois hoteis diferentes, no primeiro FAROL HOTEL, escolhemos por causa da vista, e também pelo restaurante japonês dele. O segundo será o Grande Real Villa Itália onde nos encontraremos com o Raphael que estará voltando de um curso em Israel, se encontrará com a Ju e os filhos em Lisboa e virão pra cá.

Costa do Estoril

A Costa do Estoril ou Costa do Sol ou ainda Reviera Portuguesa é o nome desta região costeira que compreende Sintra, Cascais e Oeiras. Cascais e Sintra estão entre os municípios mais ricos de Portugal e Oeiras é hoje considerado o Vale do Silício da Europa.
Nesta foto acima podemos ver o farol na ponta lá em cima que é do lado do meu hotel, o centrinho fica na pequena baia acima e pra cá já é Estoril. Tudo pertinho, praticamente grudado!

Hotel Farol

Nosso hotel é simpático, fica quase em frente ao Villa Itália, mas com uma diferença importante, fica entre a costeira e o mar. Nossa suite com essas duas paredes de vidro tem uma vista maravilhosa!
O maior problema dos hoteis aqui em Portugal é que fazer day use, para os hospedes isso sempre é muito ruim porque enche de pessoas com poder aquisitivo mais baixo e acaba não sobrando lugar na piscina, restaurantes, etc. Pelo menos neste é com gente jovem! Almoçamos no hotel e fomos andando até o centrinho, passamos pra conhecer a Torre de Cascais e a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz no caminho.

A Torre mandada construir por D. João II é do mesmo tipo da de Belém e Caparica mas apresentando um novo género de arquitetura que marcará a transição do castelo medieval para a fortaleza abaluartada.

 O incrível é que fora estão as casas antigas em estilo e dentro da cidadela ficam as construções morenas, com cafés, livraria, lojinhas. Interessante!
Cascais é uma cidade litorânea calma e simpática, muitos brasileiros resolveram morar aqui nos condomínios de casas, imagino que devam ir sempre pra Lisboa porque o centrinho é bem pequeno.



Fizemos tudo a pé pelo centro histórico, passamos pela praça 5 de Outubro abaixo, parando na farmácia que aliás é ótima, e seguimos pelas ruazinhas com lojinhas e restaurantes.


Obvio que paramos para um doce de ovos divino! ninguém resiste!


O que mais chamou minha atenção, além das construções antigas, foram os estilos das casa de frente pro mar, muito fofas! 


Voltamos e jantamos no restaurante The Mix do nosso hotel, estava lotado! Foi muito bom!
No dia seguinte dormimos até mais tarde e tiramos o dia pra descansar! Turista também cansa! kkkkk
Aproveitamos a tarde pra ir ao shopping do centrinho que é minúsculo, é um corredor com algumas lojinhas, me lembrou a galeria ouro fino! KKK E tb pra conhecer os tão famosos condomínios de casas, são bonitos com casas muito boas, mas todos do outro lado da costeira e sem praia na frente. Enfim não fiquei apaixonada por nenhum, fiquei imaginando a cidade no inverno, enfim, acho que se fosse pra morar em Portugal talvez eu escolheria Lisboa. A noite vimos a lua cheia se pondo no mar bem na janela da nossa suite! Um presente! 
No outro dia deixamos o hotel e fomos para o Villa Itália praticamente atrás do nosso para ficarmos junto com o Rapha e a família! Então pra não esquecer desta vista maravilhosa tirei a ultima foto da nossa janela!


Bom no check in vieram com uma historia que estariam nos dando um up grade e lá fomos nós pra ver seguindo uma moça que só elogiava o quarto o tempo todo!  Era um quarto gigante com 3 salas, 2 quartos, tudo enorme para nós dois...  Era fora da ala central do hotel e com escadas e o pior, a única janela que dava pro mar era a do quarto alta e pequena! Só dava pra ver se ficássemos em pé!



 Bom recusamos e foi um stress porque eles alegavam que a suite que eu tinha escolhido estava ocupada! Como já tive agência de viagem sei bem o que alguns hoteis fazem, se tem 2 hospedes para uma mesma suite vaga às vezes dão upgrade pra um dos hóspedes e pronto, caso resolvido. Mas olhem só o que eu tinha fechado! 


Não seria fácil me embromarem! Depois de insistirmos e eles dizerem que essa suite Penthouse estava ocupada falei que queria um quarto standard igual do meu filho, mais simples mas com janelão para o mar! Disserem que sim, ai falei que iria pagar só por este quarto e não pela Penthouse, óbvio! Bom precisou vir o gerente pra autorizar! O fim! Não tem o quarto que escolhi e querem que eu pague o preço dele pra ficar num mais barato! No fim conseguimos... 


E a vista era a que eu queria! 


Da sacada também é lindo e o melhor as janelas fecham super bem e não tem barulho da piscina!


Saímos para andar pelo centrinho com o Rapha e familia, o dia estava lindo e nós descansados e querendo aproveitar! 


Foi um dia maravilhoso com eles! Descobrimos no centro o restaurante Cervejaria Luzmar que acabamos entrando porque achamos que o cardápio tinha mais cara das crianças e foi uma grata surpresa, os garçons eram ótimos com eles! A comida foi muito boa! Acertamos em cheio! A tarde ficamos a disposição das crianças, a Mia deu tantas voltas no carrossel que ganhou até voltas grátis! 

A noite tínhamos reserva no restaurante LAB by Sergi Arola que fica no Penha Longa Resort em Sintra, mas na verdade meio no meio do caminho, não tão longe de Cascais, chegamos lá e tinha um casamento indiano no hotel! 


Curtimos um pouquinho e depois entramos no restaurante. O bar do restaurante é bem charmoso e resolvemos tomar uns drinks aqui antes de ir pra mesa.


O Chef Arola tem 1 estrela Michelin e mostrou o por quê nesta deliciosa e criativa degustação! 


E ainda no café vieram todos esses docinhos e mais uma sobremesa em formato de bola de golfe já que o resort é de golfe! Vale a pena conhecer! 


No dia seguinte fomos para a praia, a principio o Rapha tinha escolhido um praia do guia mais afastada por ser domingo e as mais concorridas estarem cheias, mas quando chegamos foi inviável ficar com as crianças... Uma pedraria só e sem acesso bom...



Procuramos por outra mas a melhor ali perto foi a do Guincho, o restaurante de lá estava lotado e o atendimento não foi bom, tudo foi muito demorado... No fim ficamos pouco na praia, mas o passeio pela costeira é sempre muito bonito.


Fomos para o hotel, nos arrumamos e saímos para o jantar no restaurante do Hotel Fortaleza do Guincho, mais um restaurante com 1 estrela Michelin. As reservas pra degustação são sempre cedo e como o sol se põe tarde nossa ida até o restaurante foi assim até chegarmos! 




Se eu puder dar um conselho e for possível aluguem um carro conversível aqui em Portugal! Vcs vão amar!
E a degustação começou...


Tudo super original e uma delicia! foram tantos pratos que nao coube numa colagem só!


Na saída ainda fomos brindados pela lua no mar! Mas foto de lua pelo celular nunca sai boa... Pena, estava lindo!


Dia seguinte o Rapha e família foram pra Sintra passar o dia e nós que estivemos por cinco dias por lá antes de Cascais resolvemos ir conhecer o Convento dos Capuchos na serra de Sintra que não tínhamos tido a oportunidade de conhecer na ocasião. A estrada por dentro da serra é linda, mas quando chegamos foi uma surpresa...




Com certeza um lugar especial! 
De acordo com a lenda durante uma caçada o vice rei da Índia parou para descansar sob uma árvore e sonhou que deveria construir um templo cristão no local. Na sua morte não tendo feito o templo pediu que sue filho o fizesse, então um convento de frades franciscano da mais estrita observância foi fundado em 1560 neste local.


Aqui moravam oito frades, e as vezes alguns que chegavam pedindo abrigo por um período. O Frei Honório foi o mais famosos deles. 


Tudo é muito simples e genuíno, o local é de uma paz incrível! Com o fim das ordens religiosas o local foi abandonado e depois comprado por Francis Cook ( muito de sua historia está no post de Sintra) 


Em final do século XVI começo do XVII foram colocados os azulejos da capela.
Em 2014 começou  um restauro dentro do projeto do Parques de Sintra - Monte de Lua que detém a gestão e manutenção do local que estava a tempos abandonado e sofreu muitos furtos. O restauro que custou 3 milhões de euros trouxe vida ao lugar sem que se perdesse sua característica de isolamento. 
   

O local tb é chamado de Convento da Cortiça porque muitas das paredes das selas foram forradas deste material por causa do frio. Dava pra sentir o verdadeiro sentido do sagrado em cada pedra! 
A beleza natural da parte externa tb nos encanta! Andando por perto vemos a capela e as diversas cavernas onde muitos dos padres moravam em reclusão. 

Pra quem gosta de um passeio calmo e lindo e cheio de história acho esse local imperdível!
Voltamos pela costeira descendo pra ver cada pedacinho desta costa linda de Cascais!


Foi um daqueles dias que a gente só fica agradecendo por tanta beleza... 


No dia seguinte saímos com destino as praias de Sintra, escolhemos almoçar em Azenhas do Mar uma aldeia praiana com uma piscina oceânica. Reservamos almoço no restaurante que tb leva o nome de Azenhas do Mar! 
O caminho pelos vilarejos já vale só por eles mesmos, muitas praias do mapa foram difíceis de achar e outras difíceis de chagar pelas pequenas ruas das vilas, muitas delas com ruas onde os carros não passavam e outras onde só tinham contra mão! 


A estrada pelos costões tem vista maravilhosa! Paramos no miradouro antes da praia pra tirarmos a tão famosa foto que aparece em todos os lugares!


Pra falar a verdade fiquei meio decepcionada com toda a areia na piscina oceânica, mas depois entrando na internet vi que não estava ótimo mas tb não estava péssimo! Tinha até uma aguinha no canto! kkkkk


Descemos e ficamos na praia um pouquinho, depois fomos pro restaurante.  Comemos Picorocos um crustáceo que adoramos de entrada e depois um risoto de polvo, tudo ótimo! Deu tempo até pra crianças brincarem um pouco depois! 


Voltamos devagar para o hotel aproveitando as vistas da costa nesse dia maravilhoso! A noite tínhamos jantar no Belvedere Ristorante do nosso hotel. O restaurante tem essa parte a céu aberto que num dia como esse é lindo.



Tivemos até um desfile de moda no andar de baixo com musica ao vivo! De gosto meio duvidoso, mas  como dizem: de graça até injeção na testa! kkkk
A comida foi ótima, indico! 

Casa de Santa Maria

No dia seguinte saímos a pé pelo centro, paramos para visitar a Casa de Santa Maria uma antiga e luxuosa residência privada de Cascais,  desenhada em 1902 por Raul Lino, agora transformada em museu. 

A localização da casa é privilegiada, ao lado do farol com esse entorno de mar que adentra pela ponte formando uma pequena prainha. 

A casa é um charme e vale a visita.
Almoçamos no centro histórico, comemos um queijo azeitão de entrada depois nosso prato preferido Amêijoas Bulhão Pato e o garços nos fez experimentar um peixinho que parece nossa manjubinha que é delicioso! 



Depois fomos ao museu Casa das Histórias Paula Rego, bem interessante o local. É pequeno, portanto dá pra fazer em pouco tempo. Vale a visita.
Amanhã voltamos pro Brasil, a viagem foi excelente! Portugal é um charme!
Ainda deu tempo de ganhar mais um último presente na ida pro restaurante! Olhem só essa formação de nuvens! Incrível! 


Jantamos no Restaurante Grelhas na Casa da Guia um palacete do século XIX que foi todo restaurando e transformado em local de eventos e a parte a beira mar tem varios restaurantes. Escolhemos aqui porque queríamos um restaurante de frente para o mar. Estava gostoso. 
E assim acabou essa maravilhosa viagem! 




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário