quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Deli ou Delhi - India 2008



Este blog foi um presente que recebi do meu filho caçula Diego, para que eu postasse as mensagens mandadas para eles durante as minhas viagens, então abaixo vcs vão perceber os e-mails na integra, como foram passados na época, e mais algumas informações interessantes colocadas posteriormente. Nesta viagem fizemos Índia, Nepal, Vietnam, Laos e Camboja, voltando por Bangkok espero que vcs gostem!

Oi meninos, tudo bem?
Levamos 3 dias pra chegar na India, pois saímos daí na madrugada da segunda, terça a noite chegamos em Dubai (por causa do fuso), e dormimos no aeroporto, na quarta saímos ás 15:30hs e chegamos a noite em Nova Delhi, e fomos dormir.
Só aí, na quinta é que saímos pra conhecer a cidade. Até lá parecia que estávamos sempre acordando pra dormir de novo, muito louco!!!
Mas os indianos que estavam com a gente no vôo de SP pegaram um vôo em seguida para Delhi, o que não nos informaram aí que era possível, eu acho que tería sido muito melhor, porque não estavamos com sono nenhum quando passamos a noite em Dubai!
Nosso hotel é o The Imperial, contruido pelos ingleses em 1936, com certeza foi o mais luxuoso hotel durante anos, e possui a maior coleção de British Art on India. Ele é todo mobiliado com móveis da época e tem fotos antigas lindas espalhadas pelos corredores!




Ele não tem lojas de griffe, mas possui uma lojinha de conveniência com livros muito bons! Para quem não se hospedar nele, vale a pena conhecer o seu restaurante "Spice Route" lindamente decorado e considerado um dos melhores de Delhi.




Mas vamos lá, Delhi tem um transito maluco com pessoal buzinando o tempo todo, ninguém anda na pista e todos os carros são batidos, mesmos os novos pois eles tem, além do rickshaw (riquixá em portugues, que é como um banco de charrete puxada originalmente por 1 homem, mais aqui eles usam uma bicicleta) o autorickshá que é um carrinho a motor com 1 motorista e um banquinho atrás que cabem 2 ou 4 pessoas e tem uma capotinha de lona, eles são verdes com a capota amarela, bem brasileiros.



São os taxis deles, e atrapalham todo o transito pois são menores que as faixas em entram entre 2 carros formando filas extras, isso tudo além das motos, e de todos eles conseguem dirigir mal!




Nosso primeiro passeio foi ver o Forte Vermelho (só por fora, dizem que não vale a pena ver por dentro) portanto passamos só na frente, é enorme! Mas, em várias partes destes monumentos há refugiados morando em barracas feitas de plástico nos muros externos, o que deixa a cidade feia....



Depois fomos visitar a Mesquita Jama Masjid de Old delhi, construida pelo grande imperador Mogol Shah Jahan, o mesmo dos fortes vermelhos, e do Taj Mahal , ele construiu muitas mesquitas pelo império, mas esta é a maior e mais importante de todas! Tem 80mts de altura e cabem 25mil pessoas no culto. Foi preciso 5.000 operários para esta construção que levou 6 anos e terminou em 1656!




Toda construida em Red Sandstone e mármore branco, realmente é muito bonita!




Depois fomos fazer um passeio de rickshá pela velha Delhi que fica ao lado da mesquita. Gente nunca vi tanto fio de luz junto! Acho que desde que inventaram a eletricidade foram colocando os fios sem tirar os velhos!!! Assim mesmo acho que precisaríamos de uns 300 anos para ficar com a quantidade de fios que eu estou vendo! Gatos e mais gatos puxados para todas as partes!




Já percebi que em lugares assim o melhor é estar de carro, ou ricshá no máximo para os mais aventureiros! A pé, jamais!!! Só para loucos ou metidos a fotógrafos profissionais... Bom era o meu primeiro dia de Índia, e com tudo que o pessoal fala, eu ainda estava um pouco ressabiada... E não é que no rickshá me cai uma coisa liquida, tipo gota, no meu olho! Dentro do olho!!!

Bom estávamos numa viela estreita não deu pra saber se era água de roupa lavada, cuspe, xixi ou algum passarinho.... Bom achei que ia ficar cega! Porque chuva não era!
Mas fora o nojo, nada aconteceu!!!



E eu me amaldiçoei de não ter levado um colírio antibiótico!
Mas tudo não passou de puro medo!

Passamos depois no memorial do Mahatma Gandhi, não tem nada de mais, apesar da minha admiração pelos seus esforços na formação da Índia...




Na entrada vimos um encantador de serpentes com uma naja e, como sempre, fui tirar uma foto com ele. E perguntei com mímica pra cara se eu podia passar a mão na cobra, ele fez que sim e aí está a foto!



Bom, levei uma bruta bronca do guia!!! Mas a foto ficou linda!
Vcs sabiam que a cobra é surda? É, ela segue a flauta porque eles molham a ponta com xixi de rato e como ela come rato...
Coisas da Índia!!!!

Na saída, nosso guia foi avisar o motorista no estacionamento e pediu para aguardarmos na calçada da avenida. e adivinhem passaram uns elefantes e o cara nos ofereceu para subir, o Fernando aceitou e eu tirei as fotos!



Resultado, outra bronca do guia!!!!
Demos uma gorjeta pros caras e ficamos pensando porque o guia insistia em dizer que era perigoso, vcs hão de concordar que o elefante não ia sair correndo, e qualquer coisa o Fernando podia gritar ou em último caso pular de lá... Depois percebemos que os guias são todos cuidadosos e defensores dos turistas, o que no fundo é muito bom!


Daí almoçamos no Hotel Oberoi, no restaurante italiano, muito bom! Queríamos conhecer este hotel que era nossa outra opção para ficarmos, ele é mais novo e tem 3 ótimos restaurantes muito bons e é imperdível pela sua joalheria, com jóias indianas lindíssimas!!! E o melhor, num preço muito bom!

Mas nosso hotel é mais charmoso e o mais importante pra mim, tem história! Ah! Também tem a essência de jasmim nos difusores, sua marca registrada!

A tarde mais passeios, mas depois eu conto mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário