quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Rishikesh e o hinduismo




Hoje a tarde marcamos um passeio pela região ao lado do Rio Ganges, onde ficam a maioria dos templos, Ashrams e Sadhus, ou homens santos, conforme a tradição hindu.
Depois, no por do sol, vamos assistir ao festival do fogo no Ganges...
A região é muito bonita e impregnada desta cultura milenar!



O hinduísmo conta que Shiva é o aspecto de Brahman, o Absoluto, na trindade hindu que representa a destruição, a transformação para um novo renascimento.

Shiva destrói para construir algo novo, assim, é preferível chamá-lo de "renovador". Suas primeiras representações surgiram no neolítico (4.000 a.C.) na forma de Pashupati, o Senhor dos Animais. Shiva é o deus supremo (Mahadeva), o pacífico (Shankara) e o benevolente, onde reside toda a alegria (Shambo ou Shambhu).




Há uma lenda que diz que Ganga era um rio muito violento e não podia descer à Terra pois a destruiria com a força do impacto. Então, os homens pediram a Shiva que ajudasse e ele permitiu que o rio caísse primeiro sobre sua cabeça, amortecendo o impacto e depois, mais tranquilo, corresse pela Terra.




As vezes Shiva é visto como NATARAJA, como a direita no painel acima, o deus das artes e das danças, o dançarino cósmico, bem como o senhor das artes marciais e o protetor dos animais.

Numa de suas mãos ele carrega um pequeno tambor que anuncia a criação e noutra, o fogo da renovação. Sua mão estendida representa sua força superior, e o pé levantado simboliza a liberação. Ele dança sobre um demônio que representa a escuridão e o mal, estando assim, acima da ignorância e de todo mal, e em seu braço direito há uma serpente demonstrando que SHIVA domina todas as riquezas naturais.

As vezes ele é encontrado num estado de meditação, demonstrando que é o deus do Yoga.

Os símbolos de Shiva são: Trishula (tridente), Serpente, Ganga, Linga, Damaru (tambor), Fogo, Nandi e a Lua Crescente. Podemos encontrar seus símbolos por toda parte nos templos e fora deles.




Apesar de estamos na região de Shiva perto da nascente do Ganges, vamos falar um pouquinho de Vishnu...




Vishnu é o deus principal da trindade hindu, representa SATTVAGUNA, o modo da bondade, e é responsável pela sustentação, proteção, e manutenção do universo. VISHNU é a fonte original de todos os Avatares e deuses. Ele está Presente em cada átomo da criação, bem como no coração de todos os seres.

A palavra Vishnu significa "aquele que tudo penetra", ou "aquele que tudo impregna".

É apresentado de duas formas principais:

Deitado em uma serpente de mil cabeças, flutuando num oceano de leite. Neste caso é chamado de Narayana, aquele que mora nas águas cósmicas. De seu umbigo sai um lótus onde está Brahma, o criador. A seus pés está Lakshmi, representando a beleza e a riqueza que devem se curvar diante do Absoluto. Envolvendo o lótus está uma serpente, Shesha, ou Ananta, que simboliza a eternidade. Ela possui mil cabeças voltadas para o Senhor Vishnu, representando o ego com seus mil desejos e pensamentos que reconhecem o Absoluto.




Vishnu é representado também em pé, sobre um lótus ou uma serpente, como vemos nesta rua de Rishkesh. Representa o sábio indicando a busca do conhecimento. Apresenta quatro braços, tendo em cada mão um lótus (o conhecimento que sustenta a pureza da mente), um disco (a destruição da ignorância e dos apegos), uma concha (a origem da existência, os cinco elementos) e uma arma, a massa (o poder do conhecimento, o poder do tempo).

Vishnu é tido como o preservador do universo, enquanto os dois outros deuses maiores, Brahma e Shiva, são considerados os criadores e destruidores do universo, respectivamente. Os seguidores de Vishnu são chamados Vaishnavitese e sempre tem 2 traços brancos na testa!



Andar por tudo isto visitando os templos, as mulheres lavando as roupas no rio, as ruas fervilhando de lojinhas foi emocionante!



Olhem esta vendedora de guirlandas, que coisa mais linda!!!



Agora vamos atravessar o rio para ver o ritual do fogo em um ashram!
Depois eu conto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário