quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Perito Moreno - Patagônia Argentina



Pegamos um vôo de Ushuaia para Calafate só para ver a geleira mais famosa da Patagônia o Perito Moreno!



El Calafate é uma pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, Argentina próxima a fronteira com o Chile com aproximadamente 5.500 habitantes.



É a cidade mais próxima ao Parque Nacional dos Glaciares, fundado em 1937 e declarado patrimônio da humanidade em 1981, fica a cerca de 80k do Perito Moreno, por isso tem vários hotéis. O centrinho é charmoso com diversas lojinhas, bares e restaurantes.



O nome El Calafate vem do arbusto Berberis microphylla que nasce na região com flores amarelas e produz uma pequena fruta da qual se fazem doces e geléias.



No primeiro dia que fomos ao Perito achei que fossemos ver mais uma das bonitas geleiras que tínhamos visto, laudo engano!
O Perito é indescritível!!!



Seu tamanho é impressionante, o Perito Moreno é a maior geleira em extensão horizontal do mundo!
Essa geleira começa no Campo de Gelo Patagônico Sul, na fronteira entre Argentina e Chile e vai até o braço sul do Lago Argentino, tem cinco quilômetros de largura e 60 metros de altura. Seu nome é uma homenagem a Francisco Pascasio Moreno, cientista renomado e criador da Sociedade Científica Argentina.



O Perito Moreno é considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo! Ah! Tb é chamado por muitos de a 8 maravilha do mundo!
Começamos o passeio pegando um barco que nos leva juntinho da geleira!



Porque uma das coisas impressionantes dela é que a todo momento há desmoronamentos na água, uma atração dos fotógrafos que ficam loucos para acertar o local e o momento exato para as fotos!



A explicação para este fenômeno é a seguinte:
Em diversos pontos de sua extensão, a geleira represa as águas do Lago Argentino, fazendo com que esse atinja uma altura de até 30 metros. Neste ponto a água começa a fazer pressão sobre o gelo. Essa pressão cria um túnel com uma abertura de mais de 50 metros, por onde as águas do Rio Braço acabam descendo até o Lago Argentino. A pressão da água provoca um desabamento na borda da geleira, formando um espetáculo incrível.



Uma outra coisa fascinante é que a geleira vai crescendo e se junta a margem do lago num certo ponto, de tempos em tempos há um desmoronamento maior de toda essa parte, deixando as 2 partes do lago se encontrarem, muitas pessoas tentam acertar o momento em que isso vai acontecer para estar presente, ou ficam torcendo para que aconteça quando estão lá, mas não é tão simples assim...

Esse processo se repete ao longo de intervalos irregulares: o último desabamento ocorreu em 9 de julho de 2008. Os anteriores em 13 de Março de 2006, dois anos após o desabamento ocorrido em 2004, sendo que o anterior ocorreu somente 16 anos antes, em fevereiro de 1988!




Quem sabe se vcs se animarem a conhecer esta maravilha a sorte ajude e vcs possam ver isso! Mas mesmo que não aconteça o Perito por si só é realmente a 8 maravilha do mundo!
Nós com certeza ainda voltaremos para dar mais um olhada nessa maravilhosa geleira! Como brasileiros temos a sorte de estar mais perto, vamos aproveitar!

Um comentário:

  1. Legal to conhecendo um pouco mais sobre os lugares desse mundo atravez de seu blog. vou me tornar leitor assiduo.

    abraço
    Junior

    ResponderExcluir