quinta-feira, 30 de maio de 2013

Sunday Market Kashgar - China

Acordamos domingo ansiosos para conhecer o tão famoso mercado dos animais!!!
Nos domingos Kashgar vira a sede do mais impressionante mercado do centro asiático, na verdade é como se todas as caravanas chegassem juntas e Kashgar vira uma grande feira onde se barganha tapetes, cavalos, yaks, em fim tudo, numa grande confusão maravilhosamente fotogênica!

No mercado de animais todos os criadores da região vem para cá e trazem seus animais pra vender ou trocar!

O mercado é enorme e dividido em áreas de cada tipo de animal...

Pra mim o mais difícil foi ver os animais vivos e depois pessoal matar, vender, preparar e comer ali mesmo... Nessa parte do mercado passei correndo!

Mas vamos a parte interessante do mercado! Tem camelos, yaks, enfim animais que não estamos acostumados.

Vcs sabem quanto custa um camelo?
O equivalente a US$5.000!
Além de animais esse mercado tem os mais variados serviços!
Vc pode fazer a barba, cortar o cabelo, enfim...

Uma das coisas mais interessantes é como é feita a compra. Primeiro o dono da mercadoria faz uma demonstração bem chamativa, no caso abaixo o rapaz fazia o cavalo galopar a toda no meio do mercado.

Depois começou o que achamos que era uma briga, com gritaria e empurrões! Nosso guia nos apaziguou dizendo ser a negociação acontecendo... E por fim comprimentos e explicações a respeito da compra!

Ficamos horas no mercado!

Depois fomos no Sunday Market propriamente dito, é um local tipo bazar que vende todo tipo de tecido, tapeçarias, chapéu, botão, enfim tudo, mas claro tudo chinês, ou seja bem colorido e sintético... Esse é um dos bazares mais antigos da região, já era conhecido na época romana...
Hoje em dia o material vendido é barato...  Para nós que vimos mercados como os do Irã, Turquemenistão, etc., este é um mercado igual a tantos outros da Ásia, porém com produtos bem menos interessantes!

Como já estava tarde quando saímos do Bazar, fomos "almoçar" na casa de chá, depois passamos no hotel pra pegar as coisas e fomos para o aeroporto rumo a Urunchi ou Urunqi a capital de Xinjiang.
Chegamos ás 21:45h e fomos para o hotel.
Na próxima postagem vou mostrar a região perto de Urunchi onde tem coisas incríveis!