domingo, 11 de outubro de 2015

Tibet - Potala Palace




Agora estamos praticamente na última parte da nossa viagem... Finalmente vamos visitar o Tibet que tanto queríamos conhecer!
Como tinha explicado no post anterior para se conseguir o visto para o Tibet precisamos ir até Kathmandu (Nepal) pois a China não tem concedido o visto pra muitos países...
O vôo de Kathmandu para Lhasa é de uma hora e pouco, mas tem o fuso horário do Tibet que obedece Beijing….

A decolagem do vôo em Kathmandu é demais! A pista da pra uma montanha menor na frete e uma maior que está meio parecendo atras das nuvens!
O avião decola e já faz uma curva e vai subindo até fazer um circulo completo para poder ter altitude para passar a montanha maior!
Incrível!



A vista do trajeto também é bem interessante, da pra ver os Himalaias e até o Everest quando o tempo ajuda!

A descida em Lhassa é outra aventura, a gente vem no meio das montanhas e passa paralelo ao vale onde tem o aeroporto! Dá pra ver tudo do avião, a gente vem num vale entre 2 grandes cadeias de montanhas pertencentes ao Himalaias e lá pra frente as montanhas que dividem essa brecha do vale onde está o aeroporto faz uma brecha e ele vira e retorna entrando no vale! A vista é linda!



O aeroporto construído pelos chineses há alguns anos é moderno e grande pro que eu poderia imaginar…
Lhassa fica a 1h do aeroporto mas nem sentimos o tempo passar porque nosso guia foi nos contando diversas histórias, por exemplo da areia que vemos nas montanhas mais baixas, ela foi jogada ali pelo vento depois que os chineses cortaram todas as árvores da região pra levar a madeira pra China…
Plantaram outras já, porque a areia levantada pelo vento da área desmatada atrapalhava os pousos e decolagens dos aviões!
Depois vimos o túnel de 3.8km que os chineses fizeram pra diminuir o tempo entre o aeroporto e Lhasa…
Tb vimos toda a grande área da plantação de ervas medicinais ao lado da estrada!



Por fim chegamos em Lhasa mas a cidade é igual as cidades novas que vimos na China! nesta viagem ficamos 1 mês andando pela China e foi fácil ver a semelhança aqui.


Avenidas grandes com paisagismo lateral e prédios de 15 andares construídos e muitos em construção.


Se houve uma Lhasa tibetana alguma vez não existe mais agora…. É uma cidade chinesa como vimos muitas nesta viagem…
O que sobrou da antiga capital que deu pra ver hoje chegando no hotel foi o Potala Palace e uma pequena parte de construções que veremos amanhã no bairro antigo….



Nosso hotel o St Regis Lhasa é muito bonito e tem vista pro Potala Palace.
No caminho do aeroporto passamos pela estrada de ferro que leva a Shingatse e nosso guia comentou que o passeio era lindo, que durava 3:30h… Aí perguntamos se dava pra fazer, ele falou com o pessoal da agencia e programamos para um dos dias que tínhamos visita a um dos templos que dava pra fazer junto com outro, assim incluímos um passeio e não perdemos nenhum dos programados!
Vai ser uma dia puxado porque voltaremos de carro num trajeto de quase 5 horas de carro, mas como não pretendemos voltar pra cá, melhor fazer o máximo de coisas possível!
Depois quando voltarmos descansaremos!!!


Jantamos no chinês do hotel Yan Ting que é muito bom! Pedimos ingredientes da região como ovos com um tipo de cogumelos que só nasce aqui e que deve ser muito especial pelo preço!
Uma sopa de bambu com um tipo de fungo e carne de iake!
Tudo ótimo.


Nosso guia falou pra não tomarmos banho hoje, já sabíamos porque o problema aqui é o mal de altitude comentado por todos que vem e dão dicas, por isso tem oxigênio nos quartos… Temos que nos alimentar bem e tomar muuuuuuita água segundo nosso guia e nada sentiremos!


Por enquanto estamos bem! Vamos ver como passamos a noite!
Dormimos bem, nossa suite que é enorme e tem vista pro Palácio Potala, em compensação, tem uma avenida ao lado; então é um pouco barulhento e os blackouts das inúmeras janelas tb não são muito eficientes… Portanto acordamos às 6 da manhã e foi um pouco difícil voltar a dormir… Aproveitei pra abrir a janela e nossa vista do quarto realmente é linda! Um privilégio acordar olhando pro Potala!




Saímos para os passeios às 9h da manhã porque para entrar no Portala é preciso marcar a visita e a nossa estava marcada para as 10h da manhã e tínhamos um templo pra visitar antes.



O Templo Sangyi Thunku na verdade é uma rocha com um telhado na frente onde tem diversas imagens de diversos Budas entalhadas na pedra.
Essa foi a primeira vez que vimos as pessoas fazendo reverência as imagens….



É muito interessante eles ficam parados no mesmo lugar, juntam as mãos em saudação depois agacham se deitam no chão e depois se levantam!


Isso tudo recitando o mantra!
Bom cada um faz isso inúmeras vezes, vai de cada um a quantidade que escolhe fazer.



Mais a direita tem um morro onde na lateral tem mais imagens esculpidas na pedra, tem umas muito antigas e outras mais novas, as antigas eram esculpidas a mão e as mais novas com tipo uma talhadeira elétrica.


Andando nessa lateral vimos um multidão andando pra chegar na parte mais abaixo onde eram feitas as saudações, aí perguntei pro meu guia de onde elas vinham e ficamos sabendo que todos os dias centenas de tibetanos dão uma volta pré determinada pelos templos de Lhasa!



Essa caminhada leva 5 horas!!!
Ah! Só podem fazer as pessoas idosas ou desempregadas!
As que tem emprego não podem fazer nem no final de semana! Regras chinesas!
Mais acima no morro estão expostas mais imagens só que feitas em pedaços quadrados de pedra, tem mais de mil placas empilhadas segundo nosso guia!



Foi aqui também que vimos pela primeira vez as pessoas vestidas com trajes de outros lugares do Tibet!
Nossa é uma coisa incrível!



De uma variedade de enfeites, penteados e ornamentos enorme, mas o que mais impressiona é a religiosidade!



De lá fomos visitar o Palácio Potala o cartão postal do Tibet!
E adivinhem na frente dele passa o pessoal que faz a peregrinação diária de 5hs! A quantidade de pessoas é impressionante. Mais fotos claro!


Voltando ao Palácio, claro que o que vemos por fora não é novidade pois já vimos em inúmeras fotos, mas o tamanho dele impressiona muito!


Nosso guia nos conta toda a história do famoso Potala que começou com monges meditando nas pequenas grutas da colina Marpo Ri ou montanha Encarnada, onde ele foi construído.
O lugar foi usado para refúgio de meditação pelo Rei Songtsen Gampo que construiu, em 637, o primeiro palácio como saudação á sua noiva a Princesa Wen Cheng da dinastia Tang da China.
A construção do atual palácio começou em 1645 durante o reinado do quinto Dalai Lama, Losango Gyatso.

Em 1648 o Potrang Karpo (Palácio Branco) foi concluído e o Palácio Potala passou a ser usado como palácio de inverno pelo Dalai Lama a partir desta data.
O Potrang Marpo ou Palácio Encarnado( parte vermelha) foi acrescentado entre 1690 e 1694.


A cor de cada parte deste enorme complexo tem um significado singular! O branco significa a paz, o amarelo a religiosidade e a parte vermelha a força.



Bom começamos a maratona de subir! Com a altitude de 3.700m tudo fica mais difícil...
Primeiro pela parte externa do palácio.


Depois entramos na parte branca e continuamos subindo por dentro.


Tudo impressiona, a porta, as pinturas o cheiro de Ghee (manteiga clarificada) das velas, o incenso, a falta de janelas para arejar, enfim um cheiro característico dos templos tibetanos, que ficou tão familiar a nós no último dia de viagem…


O que falta de cores por fora são compensadas por uma profusão impressionante de cores em cada detalhe dentro dos diversos ambientes internos! Infelizmente não podemos tirar fotos dentro do Potala, mas em alguns lugares foi impossível porque é uma maravilha!


Este é o trono do Dalai Lama com as diversas echarpes brancas colocadas ali em homenagem!

Não vi os tibetanos entrarem no palácio, só tinha turistas e a grande maioria deles era chineses.
A subida não é fácil porque a aclimatação demora uns dias pra acontecer e a falta de oxigênio com exercício vai sendo sentida num cansaço anormal, mas vamos parando nos diversos pátios!

Kharpo Podrang ou White Palace

Nosso guia sempre falava que o principal para que nos sentíssemos  bem era comer bem e ir tomando muita água, para isso ele carregava garrafas de água na mochila e ia nos dando a cada 15m! Isso mesmo!  Só aí percebi como tomo pouca água normalmente! Pensei até em leva-lo pra SP só pra me dar água!kkkkk
O mais impressionante e que ele nunca esquecia e foi assim por 5 dias!
Cada vez que a gente cansava sentava um pouquinho e depois ia subindo devagar e sempre!
A parte mais alta do Palácio é incrível!
Olhem só a maravilhosa visita!



O complexo é enorme e em cada parte visitada são tantos ambientes que ficamos extasiados!
Os corredores, as escadas estreitas, os entalhes, os tecidos, tudo é muito mais impressionante do que nossa imaginação podia esperar…


O quarto de cada Dalai Lama, onde cada um deles vivia….
As sala de meditação do Dalai Lama!


O templo onde recitavam os mantras…
As portas!



O lugar onde recebiam visitas…
Enfim um mundo de salas e corredores! E isso porque só podemos visitar uma parte pequena do palácio que é aberta a turistas!

Lokeshvara Sandalwood Statue
Numa parte do palácio existem 3 mandalas tridimensionais feitas em ouro, mais uma dessas coisas inacreditáveis! Olhem só!

Kalachakra Mandala The Chapel of Kalachakra toda em ouro!

Na Chapel of the Holy Born no trono tem as 2 estátuas do mesmo tamanho uma toda em ouro de Shakyamuni e a outra ao lado toda em prata do 5 Dalai Lama, uma beleza!
  
Dalai Lama 5 e Shakyamuni


Mas o mais incrível foi a parte das Stupas com os restos mortais dos diversos Dalai Lamas!
Uma coisa impressionante!
Na foto não aparece mas cada uma dessas stupas tem de 10 a 15 metros de altura!



Cada uma mais linda que a outra, a maioria de ouro e  enfeitadas dom milhares de pedras preciosas e semi preciosas!
Um trabalho de ourivesaria impressionante…
Eu não sabia o que esperar da parte interna do Palácio, mas o que vimos foi tão inesperado, tão fora do gráfico que fico imaginando o que meu guia falou, que hoje só estão abertas algumas salas pra visitação mas que antigamente os tesouros eram milhares e que muita coisa foi retirada do templo, muita estátua de ouro derretida e trocada por estátuas de ceramica pintadas.

Stupa do 13 Dalai Lama


Mas é aqui no palácio que ainda encontramos muita coisa original, é impressionante!
Essa troca aconteceu em praticamente todos os templos segundo ele…
Saímos do Palácio Potala com o queixo caído! Sem palavras pra descrever tudo que vimos!
A viagem valeria a pena só pela visita ao palácio com certeza!
Na saída vimos mais das tão famosas rodas de orações.


Voltamos para almoçar no hotel e sair para visita o Norbulingka Summer Palace ou "Parque com Joias"




Essa construção começou com o 7 Dalai Lama que voltando de uma viagem e se sentindo muito mal da sua artrite parou ali para descansar, tomou banhos de uma fonte de agua quente local e dormiu. Quando acordou se sentiu tão melhor que resolveu construir uma casa ali.



No fim vários Dalai Lamas construíram diversas casas no local e hoje ele é chamado de Palácio de Verão.


Truzing Palace construido pelo 8 Dalai Lama(1758-1804) e usado tb pelo 13Dalai Lama como local de meditação.



Não sei se pelo fato de ter visto tanta coisa impressionante de manhã que o palácio acaba sendo meio sem graça….


Dadan Mingjur Palace ou New Palace (1954-1956)

A parte mais interessante é a casa do último Dalai Lama (acima), nela tem a sala da recepção dos convidados onde tem pinturas que contam todas as histórias do Tibet desde a evolução do homem! Tem histórias dos reis, de como foi construído cada templo, de onde vieram as estátuas dos Budas que estão em alguns templos, enfim um livro completo!


Ta certo que ficar ouvindo o guia contar cada milímetro da pintura nos enervou um pouco!kkkkk

Tem também o quarto dele, os móveis trazidos da Índia, o quadro que ele ganho do Neru quando se encontraram e que foi ganho pelo Neru da rainha Elisabeth, enfim histórias e mais histórias…
Ah! Tem também os aposentos da mãe dele, porque como sabemos ele foi declarado Dalai Lama ainda muito pequeno e as vezes sua mão vinha visitá-lo.

Esse pessoal estava lá na frente da casa tirando fotos! O Tibet tem dessas coisas, pessoal das diversas partes do Tibet que vem pra capital visitar, meu guia sabia pelas roupas de que lugar era cada grupo ou pessoa!



Muitas das construções deste palácio estão sendo restauradas pelos chineses, com pinturas e tudo mais, os jardins eles ainda não começaram a arrumar, mas pelo que pude ver por toda a China com certeza vai ficar maravilhoso, mas hoje está meio largado…


Daqui fomos visitar o novo museu do Tibet!


Bom não pudemos ver muita coisa porque assim que entramos ficamos sabendo que os militares resolveram fazer uma reunião lá e mandaram fechar o museu! Coisas da China....

Tibet Museum

Voltamos pro hotel e como tínhamos perguntado no dia anterior pro nosso guia se ele conhecia alguém que vendia pedras antigas Dzi, ele nos informou que tinha sim alguém e que poderia encontrar-se com a gente no hotel, já que não tinha loja, ficou marcado pra hoje...



A Dzi é um tipo de ágata e antigamente era achada nas montanhas ao redor de Lhasa, o que chamava a atenção eram seus desenhos característicos, por isso elas eram consideradas pedras dos Deuses…
Hoje em dia é muito difícil de se encontrar pedras autenticas e velhas, existe uma infinidade de pedras falsas que vão desde plástico, resina, vidro ou até ágata mesmo mas com desenhos falsificados.
Como vcs podem ver nada fácil de comprar porque os chineses são experts em falsificações perfeitas de quase tudo…
Isso além de ter muitos desenhos e preços diferentes...
Chegamos no hotel e esperamos uns 10 minutinhos na recepção e apareceram 2 caras muito estranhos com as pedras, um tinha um colar longo com muitas quebradas e o outro com um colar rente ao pescoço com algumas pedras bonitas...



Bom falamos que não tínhamos interesse pelas quebradas. Pra quem entende quanto mais “olhos” a pedra tiver mais valiosa ela é…
Bom mesmo a mais barata que ele tinha, sem estar quebrada, o preço dado depois de muito falatório pra saber se estávamos entendendo certo foi de US$170.000! Isso mesmo até pedimos pro cara escrever porque era um absurdo!
Aí falamos que não tínhamos interesse por esse preço estratosférico e o cara ainda queria que fizéssemos uma oferta! Meu marido falou que não dava porque o preço pedido era tão alto que ficava impossível fazermos qualquer oferta… O cara não entendia porque não queríamos fazer oferta e insistia… Explicamos até em inglês pro guia explicar pro cara que quando o preço dado é muito alto não dá pra dar uma oferta, porque vai dar oferta de quanto? 5% do preço que o cara pediu? Além disso nem podíamos afirmar com certeza se eram realmente antigas e originais!
Bom largamos eles lá na recepção inconformados e fomos pro quarto!

Jantamos novamente no restaurante chinês do hotel que tinha sido um sucesso na noite anterior e foi muito bom, até encontramos 2 casais de brasileiros e ficamos conversando um pouco, a primeira pergunta foi se nosso guia nos cobrava o nome das diversas estátuas de Buda que são inúmeras masculinas e femininas! Rimos muito porque muitas delas já tinhamos decorado os nomes depois de tanta sabatina do guia!
O Guru Rinpoche todo mundo sabia porque era o único com bigode! Agora os outros não são fáceis não o Avalokiteshvara ( Buda da Compaixão) e o Maytreia (Buda do Futuro) nós também já reconhecíamos, mas são tantos com tantos nomes que nunca conseguíamos responder certo os nomes!

Entalhe da porta do Potala


A noite foi ótima e acordamos cedo pra visitar o Templo Any Tsaku que é uma nunnery, ou seja um templo de monjas que foi bem interessante.
Mas isso conto no próximo post!




Nenhum comentário:

Postar um comentário