sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Tibet - Lhassa






Depois da volta cansativa de Shigatse ontem dormimos até mais tarde, almoçamos no hotel e saímos para o passeio num dos três maiores monastérios de Lhassa, O Drepung Monastery. Os outros dois são o Monastério Ganden que era pra termos feito hoje de manhã e portanto não conheceremos e o Monastério Sera que já fizemos.


Fomos subindo ouvindo a história secular deste impressionante monastério que vou contar aqui.



Primeiro paramos na cozinha do monastério. Apesar da alimentação não ter uma variedade grande de pratos o tamanho das panelas que praticamente fazem parte da construção do forno são enormes, são encaixadas dentro deles, da pra imaginar a quantidade de monges que viviam aqui antigamente.


E a subida continua! Regada a muita água sempre pelo nosso guia, porque a altitude pode ser um problema quando a hidratação não é boa.



O Drepung é o maior monastério de todo o Tibet, está localizado aos pés do Monte Gephel e já foi considerado o maior monastério do mundo pois abrigava mais de 10.000 monges na época.


Foi fundado em 1416  por um discípulo Tsongkhapa e se tornou a sede da escola de budismo tibetano Gelugpa, foi a residência do Dalai Lama até a construção do Potala pelo quinto Dalai Lama.


É considerado até hoje o bastião acadêmico mais importante considerado a Nalanda do Tibet.


A área do monastério é grande e fomos subindo  até a parte mais alta! Depois fomo ao Garden Phodrang a residência dos primeiros Dalai Lamas.


Aqui pudemos entrar e visitar alguns cômodos!



É incrível como a parte interna sempre é muito colorida e cheia de detalhes e pinturas, um contraste com a brancura da neve externa do longo inverno.

 Aqui podemos ver os sutras todos guardados a direita ao alto. 

O templo em si impressiona, tem um imponente altar!



É um templo grande e todo adornado com seda. Muito lindo.


Cada detalhe é impressionante! A direita o chapéu e o manto de cada monge já no local onde sentam.


Quando saímos passamos no Nechung Monastério outro famoso local de peregrinação que fica pertinho, só 15m daqui.


Este templo é dedicado a deidade Pehar protetor do Secto do Chapéu Amarelo o Gelug ou Gelugpa.



Pra mim esta é uma das portas mais bonitas do Tibet!


Aqui também é o local de residência do  Oráculo Tibetano, portanto tem uma importância especial! Agora o atual oráculo está junto com o  Dalai Lama em Dharamsala na India.


Foram dois templos lindos!
Chegando no hotel aproveitamos pra arrumar as malas, ver mais alguns detalhes do vôo do dia seguinte que já tínhamos mudado três vezes, o horário de saída e descansar.

No dia seguinte saímos de manhã para visita a 2 templos pequenos do centro antigo de Lhasa, antes passamos para arrumar um colar que tínhamos comprado e que na hora de encher novamente porque tinhamos mudado algumas pedras a senhora tinha esquecido de colocar uma das pecinhas de bronze, ela arrumou e aproveitamos pra comprar mais um  que eu tinha gostado e saímos andado para a visita aos templos!
Andar por Lhasa na parte antiga da cidade é incrível porque as pessoas fazem a peregrinação diária e com isso podemos ver todos os tipos de pessoas e vestimentas mesmo de lugares longínquos do Tibet.


O  primeiro foi um templo pequeno mas bem charmosos com uma grande roda de oração dentro. Os peregrinos entram colocam o Ghee, a manteiga clarificada deles, que levam nas garrafas térmicas e derramam nos grandes bowls de lamparinas e rezam. Com certeza um templo nada turístico!




O segundo templo que visitamos foi incrível! Estava cheio de gente rezando pelo terremoto do Nepal. O templo em si não tem nada demais, por isso não é famoso nem turístico, mas as pessoas todas aqui tornaram o local vívido e emocionante!


A entrada já foi difícil porque estava lotado de gente comprando o Ghee, mas depois foi inacreditável!


Não imaginávamos a quantidade de gente que encontraríamos...


Cada salinha, corredor, tudo lotado!


E quando a gente achou que tinha acabado nosso guia nos levou por uma escadinha ao telhado!


Eu que imaginava já ter visto tudo fiquei maravilhada mais uma vez!


Uma experiência única….



De lá saímos maravilhados com a demonstração de solidariedade dos tibetanos com o terremoto há 3 dias do Nepal!


Passear pelas ruas de Lhassa é sempre uma imersão na cultura tibetana. Dizem que antes da invasão chinesa era muito mais autêntico e tudo mais, mas pra mim que só conheci agora achei impressionante a experiência.


Vale muito a pena vir e vir logo porque os jovens com a educação de escolas chinesas, as únicas permitidas hoje em dia, provavelmente não vão continuar com as antigas tradições por muito tempo.


No fim fomos tomar um café que a agencia tinha nos convidado várias vezes, mas que nunca tínhamos arrumado um tempo pra ir…
Foi na cafeteria The Tibet Summit Café o reduto dos turistas ocidentais no centro, bem gostoso!


Voltamos pro hotel pegamos nossas coisa e saímos para o aeroporto.



No caminho nos despedimos do guia e ele nos deu um conselho: nada de compras nas lojinhas do aeroporto, tudo é chinês e falsificado!

Bom assim que passamos a policia federal vimos uma loja com coisas muito legais e antigas… Essa loja com certeza tinha coisas feitas agora e outras autenticas e muito interessantes! A única delas.... Entramos e começamos a negociar algumas coisas… O Fernando como bom negociador, mas cansado de longas negociações logo foi falando que tínhamos vôo e que não pedimos demorar, mas conversa vai conversa vem, fomos nos interessando por outras coisas…. Mais negociação e na última oferta ele falou: É minha última oferta pois meu vôo está saindo! O vendedor que era muito simpático falou deixa eu ver seu cartão de embarque, bom quando viu deu um grito e saiu correndo, nosso vôo já estava inteiro embarcado e só faltava a gente!
Ele falou com as meninas que saíram pra segurar o vôo e ele saiu correndo pra passar o cartão na outra loja! Uma correria sem fim e ainda por cima a gerente da loja correndo atrás da gente com o par de Foo Dog (cães sagrados com aparência de leão encontrados em todos os templos budistas da Ásia) falando que fazia o preço que o Fernando queria!
Kkkkkk quase perdemos o vôo!



Só faltava depois de todo o trabalho pra mudar cada trecho!!!
Mas valeu a pena e  no fim foi divertido!
Trouxemos coisas lindas, o par de Cão de Fó de bronze com inclusões de Jade,  um  tipo de triturador de ervas que funciona com a roda usado em farmácias e um quadro da Tara Verde (acima) com turquesas e corais!


Finalmente depois de 41 dias de viagem o começo do caminho de volta pra casa!
Ainda falta Doha mas isso eu conto depois!


O Tibet com certeza ficou gravado em nossos corações! Quero voltar um dia com tranquilidade e ficar só em Lhasa andando pelas ruas sem guias ou compromissos de horários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário