sábado, 21 de abril de 2018

Portugal 2017 - 3 Albufeira para Comporta


Comporta

Chegamos em Portugal há 13 dias, ficamos 7 dias em Lisboa, depois 5 dias no Algarve e hoje estamos indo de carro para Comporta para nos encontramos com os filhos.

A princípio pensamos em ir até Sagres e depois subir pra Comporta, então fomos indo até a Costa de São Vicente, procurando na internet vi um local onde a praia parecia bonita e tinha local pra almoçarmos chamado Odeceixe então pegamos a N125 e subimos pela N120. Parece fácil escolher os lugares pra pararmos pra conhecer por aqui, mas como vcs podem ver pelas minhas pesquisas não é não.... As praias são lidas e é impossível escolher, a vontade é de parar em todas elas, além disso tem que ser um lugar onde tenha alguma estrutura para o almoço... Essas abaixo fazem parte da minha pesquisa.... Escolha difícil né?



E coloquei aqui só algumas que achei mais bonitas da pesquisa... 
Depois de um tempo dirigindo percebemos que pra chegar no fim da tarde em Comporta, almoçarmos no caminho e ainda parar em Samouqueira, a praia da pesquisa que nos encantou e achamos que era imperdível, não daria pra passar em Sagres, então decidimos ir direto pra Samouqueira no caminho de Odeceixe.

A estrada não tem vista da costa, ela fica um pouco mais afastada, então não tem aquela coisa de irmos vendo cada praia como imaginávamos quando planejamos esta ida pra Comporta. A Vista mais interessante foi do Castelo de Azejur, o resto eram vilarejos simples  pelo caminho e plantações.


A coisa mais estranha que aconteceu foi que quando coloquei no GPS do telefone o local da praia de Samouqueira logo apareceu a indicação e lá fomos nós. Bom geralmente tem placas das praias na estrada, mas nada de aparecer essa. Quando víamos tinha passado... 



Praia da Samouqueira foto da internet 

Aí voltamos e paramos num barzinho pequeno, eu desci com e celular, mostrei a foto e perguntamos onde era. A resposta foi que a praia que eles conhecem chamada Samouqueira era indo pela rua de terra ao lado do bar, mas que sempre param lá pra perguntar dessa foto, porque vão até a praia e não é como na foto... Essa Samouqueira é uma praia aberta e grande que fica a 4k indo por essa estradinha de terra! Já foi avisando também que é demorado e que nosso carro era meio baixo pra ir... 

Bom fiquei muito frustrada... Então fomos pra Odeceixe. A foto da internet também era bonita e pensamos em pegar uma praia lá.

Praia de Odeceixe foto da internet

A localização era no meio do caminho mais ou menos indo pra Comporta , e lá fomos nós! Chegamos naquele vilarejo pequeno lá em cima da foto entre o mar e o rio.  Não tem lugar pra estacionar ali na frente então de novo demos a volta toda pra parar o carro lá atras e descermos a pé pra parte das construções desse pequeno vilarejo.


Como voces podem ver a foz do rio Seixe não é nada parecido com a cor da foto da internet! Enfim paramos pra almoçar num restaurante bem em frente da praia. A vista é bonita, apesar da janela pequena... Nem preciso falar o que pedimos né? Ameijoas a Bulhão Pato! 



Pra descer na praia é  bem alto, o que o pessoal faz é pegar o carro e dar a volta toda pra parar lá em baixo no rio. Desistimos.
Fomos pra Comporta.
No caminho a estrada ficou mais perto das praias e dava pra dar uma parada e ver os locais de cima. Uma costa linda, mas que precisa de tempo pra realmente descer nelas! Vimos até um praia de nudismo! Lá de cima é claro!



Continuamos em frente e qual não foi nossa surpresa quando vimos essa placa abaixo! Claro que estacionamos e descemos! 



Foi um presente! A praia da foto! A praia mais linda daqui!



Ficamos aqui até o final da tarde! Estava uma delícia! Não dava vontade de ir embora! Pra quem se animar é interessante trazer guarda sol e algo pra beber, não tem nada aqui! mas vale muito a pena! 



Mais a frente na estrada em 15k tem o Porto de Sines, em seguida a cidade de Sines e depois de 57k chegamos a Comporta! Foi tão perto de Samouqueira até Comporta que estamos até pensando em ver se os meninos não querem vir passar um dia aqui! É lindo demais...



O Diego já chegou há 2 dias em Lisboa e está vindo amanhã para nos encontrarmos!

Olha só que foto linda tirada pela Gabi!




Esta outra é da janela do apartamento do Rapha no bairro da Estrela!



Ficamos hospedados no Hotel Sublime, o único atualmente nessa região. Não fica em frente ao mar, mas é simpático, são uns 40 chalés com 2 quartos compartilhando uma sala e piscina. 



O hotel fica numa área toda rodeada de pinheiros e é um género rústico chic.



A noite fomos ao restaurante Museu do Arroz que fica na entrada do vilarejo em frente ao Porto palafítico da Carrasqueira conhecido por Isabelinha, o nome da dona. Chegamos com esse maravilhoso pôr do sol! 



O restaurante é gostoso está num antigo edificio onde era feito o descasca do arroz, considerado "giro" ou da moda, a comida é gostosa.



Comporta fica na Reserva Natural do Estuário do Sardo e é considerada pelo New York Times o "anti-Algarve" primeiramente porque é mais perto, fica a 1 hora de Lisboa, e segundo porque não é tão turística, conhecida como  a "hippie chic" Comporta, uma antiga aldeia de pescadores, em 1830 foi introduzido na região o plantio de arroz.


Saímos no dia seguinte pra conhecer uma das praias da região, nos indicaram a Praia Melides, no caso seria a mais indicada pra crianças pequenas porque tem um lagoa.



Praia a perder de vista pra qual quer um dos lados que a gente olha!




Pra comer tem um pequeno bar, tudo bem rústico! Passamos o dia aqui, curtindo tudo isso!




Fim de tarde foi com as crianças na piscina do chalé e jantar no restaurante Sem Porta do próprio hotel. A apresentação dos pratos foi boa, mas ninguém se encantou com nenhum deles... 



No dia seguinte o Rapha viajou cedo pra Suíça para um curso e nós depois que ele saiu pro aeroporto fomos para praia de Samouqueira, depois de tanto falarmos dela! 



Passamos a manhã aqui e foi uma delícia! Todos se apaixonaram por essa praia como nós!



Saindo daqui fomos voltando e paramos na Praia do Pego pra almoçar no Restaurante Sal considerado um dos melhores daqui. Olha só a Mia com chapéu da lojinha do restaurante!



Mais um dia delicioso! Na volta aproveitamos pra conhecer melhor nosso hotel e fazer uma massagem, que aliás foi ótima!! 


Jantamos novamente no Museu do Arroz.
Nós gostamos de Comporta, mas achamos o Algarve mais interessante.

Amanhã a Ju com as crianças voltam pra Lisboa para devolverem o apartamento e depois durante a estada do Rapha na Suíça passar alguns dias no hotel Malhadinha Nova no Alentejo e depois no Pine Cliff no Algarve. Um outro legal pra crianças tb no Algarve é o Vila Vita Parc,  ela ficou em duvida em qual escolher, mas ela gostou bastante deste que  acabou ficando, pois como estava sem o Rapha queria um que a praia fosse de fácil acesso pra ela com as crianças. Fica a dica!

Nós, o Diego com a Gabi, o Fernando e eu, vamos fazer um circuito de carro passando por Évora, Alcobaça, Batalha, Fátima, Óbidos e Sintra. De Sintra o Diego volta pra Brasil e nós nos encontraremos com a Ju e o Rapha em Cascais. Tudo isso virá nos próximos posts!
De manhã, na saída pra Évora ainda deu tempo de passar de carro pelas ruas da Comporta, ver a cegonha alimentando seus dois filhotes e para pra conhecer a pequena capelinha do lugar!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário