quarta-feira, 23 de maio de 2018

Portugal 2017 - 4 Évora

Chegamos em Portugal há 16 dias, ficamos 7 dias em Lisboa, 5 dias no Algarve e 4 dias em Comporta e hoje nosso 17° dia em Portugal estamos indo de Comporta pra Évora de carro e de lá pra Fátima. 


Saímos pela N261 que sai do centro do Comporta e depois pegamos a N253 pois optamos por almoçar em Alcácer do Sal, são só 31k e chegamos rapidinho!



A antiga cidade Alcácer do Sal fica na margem norte do rio Sado, em árabe al-kasr que originou o nome atual significa castelo, nome dado pelo importante castelo/forte construído aqui no Séc VI a.C.

Igual aos outros fortes da região, tudo começou com os fenícios que construíram o porto para comercialização de viveres e o castelo para proteção da região. Depois o castelo virou uma fortaleza romana, com a vinda dos mouros o castelo foi reconstruído e depois conquistado por Afonso II em 1227 na reconquista. 

A cidade é pequena e tem aquele tipo de charme que só em Portugal achamos...


Ah! O centrinho está todo enfeitado pra festas juninas que acontecem por toda Portugal!



Depois fomos almoçar no restaurante do castelo. O Castelo é muito bonito e foi restaurado, funciona como a Pousada Castelo Alcácer do Sal, enquanto arrumavam nossa mesa aproveitamos pra dar uma volta pra conhecer as partes internas e também subir nas muralhas e ver a linda vista.



Deposi do almoço fomos visitar a cripta arqueológica do castelo, com seus 2 séculos de história que nos encantou! 



Situado no subterrâneo, escavado no subsolo da fortaleza e do antigo Convento de Aracaelli, é uma volta no tempo nos mostrando todos os povos que habitaram este lugar!

A descoberta deste sitio arqueológico foi em meados de 90 e as peças mais antigas são da idade do ferro que remontam ao século VII a.C.! São muitas peças, aqui só uma amostrinha... Vale muito a pena!



Na saída tentamos entrar na Igreja de Santa Maria do Castelo mas estava fechada.




Saímos rumo a Évora e resolvemos parar pra conhecer Alcáçovas. A cidade é simpática e estava bem vazia! Não vimos alma viva!




Paramos na Igreja Matriz de São Salvador de Alcáçovas século XIV em estilo templo-salão com partes Renascentistas e Barrocas. 



Aqui em Alcáçovas também ficava o Paço dos Henriques ou Paço Real da Vila, residência real onde aconteceu o casamento dos pais de D. Manoel I de Portugal e a rainha Isabel I  de Castela (a católica) século XIV. Nada resta do castelo, somente parte do jardim da Capela das Conchas. 



Daqui fomos direto pra Évora. Chegamos e fomos pro nosso hotel o Convento de Nossa Senhora dos Espinheiros, antigo mosteiro das Ordem dos Jerónimos que fica a 2kl do centro histórico. Por isso só vale a pena ficar aqui se estiver de carro.



Arrumamos as coisas e saímos correndo pra pegar o pôr do sol num dos diversos monumentos pré-históricos megalíticos. 
Saímos de carro com destino a Cromeleque dos Almendres!  
Évora é muito plástica, o caminhos já nos encantou, com suas muralhas, igrejas e saindo do centro as inúmeras árvores de cortiça!


O Cromeleque dos Almendres é um circulo formado por 95 monolitos de pedra ou menires, datados do VI milênio a.C.! Milênio! Nem sei direito o que isso significa! kkkkkkk 



Considerado um dos maiores e mais importantes monumentos megalíticos do mundo! Todo mundo já ouviu falar de Stonehenge na Grã Bretanha mas este é 2.000 anos mais antigo!
Pesquisas mostram que a região aqui foi povoada a milhares de anos por causa das 3 bacias hidrográficas do Tejo, do Sado e do Guadiana que se encontram aqui. 


Voltamos e fomos jantar no restaurante DegustAR do Hotel M'AR de AR Aqueduto. Assim mesmo com essas letras maiúsculas! Acabamos escolhendo sentar lá fora primeiro porque o restaurante estava cheio e com alguns grupos, ou seja meio barulhento e segundo por causa da vista do antigo Aqueduto da Água de Prata.
A escolha foi ótima, esta área estava vazia e comemos muito bem!


No dia seguinte acordamos, tomamos café e fomos conhecer o nosso hotel! Eles tem algumas visitas guiadas, mas não conseguimos pegar nenhuma delas por causa do horário. Então fomos sozinhos! O mosteiro é lindo e muito bem conservado!


A Igreja Nossa Senhora do Espinheiro que faz parte do mosteiro então é algo a parte! Muito linda!


Depois fomos conhecer o Centro Histórico de Évora considerado um dos mais ricos em monumentos de Portugal denominado por isso Cidade Museu e declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.
A cidade foi muralhada no século III, olhem que lindo!


Dá pra imaginar quantas culturas passaram por aqui nesses 5.000 anos de história! Depois da reconquista D. Afonso Henriques concedeu a cidade seu primeiro foral ( carta de direitos feudais) e em 1166 estabeleceu na cidade a Ordem dos Cavaleiros de Calatrava, depois Ordem de Avis. Mas foi entre o século XIII e XIV que a construção da Sé aconteceu. 
Estacionamos no estacionamento dentro da muralha e saímos a pé e o primeiro lugar que decidimos conhecer, claro, foi a Sé Catedral de Évora. 


Um portento medieval em estilo gótico!  Seu nome correto é Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, é a maior igreja medieval de Portugal. Toda feita em granito e tem estilo de transição românico pra gótico. Subimos direto para o telhado que aqui é concorridíssimo! 


Também ver de perto cada detalhe dessas torres e essa vista não é pra menos!



São 2 torres do período medieval, a do lado sul é a torre sineira, mas o que chama mais atenção é a zimbório com sua arquitetura incrível! 
Por dentro mais maravilhas! A nave com seus 80m de comprimento, 


O altar da Nossa Senhora do Anjo, e as antigas Capela das Relíquias e do Santíssimo Sacramento abaixo. 
O que dizer.... 


E ainda tem o claustro gótico de 1395! É um portento mesmo hoje, imaginem a tempos atrás quando alguém chegava aqui!


Ainda nas dependencias pode-se visitar o Tesouro e Museu de Arte Sacra. Uma das obras mais incríveis aqui é a Nossa Senhora do Paraíso do século XIII em marfim com varias cenas  esculpidas dentro, também tem a Cruz-Relicário do Santo Lenho século XIV entre outras peças interessantes. 


Saímos da Sé sem desgrudar o olhar da sua entrada! Quanta história, quanta beleza!



Fomos andando pelas ruas antigas e logo chegamos ao Templo Romano! 




Erroneamente chamado de Templo de Diana por causa de uma lenda do século XVII ele na verdade foi construído no Século I d.C. provavelmente em homenagem ao Imperador Augusto, que era venerado como um deus durante e após seu reinado, localizado na praça principal da cidade chamada Liberalitas Julia. 
A construção foi modificada nos séculos II e III e depois da invasão dos povos germânicos no século V ele foi destruído sobrando parte da construção que foi incorporada a construções medievais, o que ajudou a preservar o que podemos ver hoje.
Foi somente em 1871 que a parte medieval foi retirada e a parte romana restaurada!

Em frente ao templo tem o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo,  ou popularmente chamado de Museu de Évora, situado no antigo Palácio Episcopal, vale a pena entrar!



Ao lado na mesma praça tem a Igreja São João Evangelista (Loios) do Palácio dos Duques de Cadaval. 


O Ducado de Cadaval foi criado em abril de 1648 no dia do nascimento de D Pedro, futuro D Pedro II, rei de Portugal por seu pai D João IV. Sua Igreja toda de azulejos é linda por dentro!



Em seguida entramos no Palácio que hoje é uma hospedaria, muito bonito com uma combinação de estilo mudéjar, gótico e manuelino.


Almoçamos com o Diego e a Gabi no restaurante Cartuxa pertinho da Sé, muito bom! A temperatura alcançou os 29°,da pra imaginar! 



Saímos pelas ruazinhas andando a pé vendo as lojinhas com diversas coisas feitas com a cortiça da região, fomos até a Praça do Giraldo com suas lindas arcadas.



Conhecemos seu famoso Chafariz do período quinhentista e a Igreja de Santo Antão.




A Igreja foi construída em 1557 no local da antiga Ermida medieval de São Antoninho, para sua construção foi demolido o Arco do Triunfo romano, uma perda significativa....

É um tipico exemplar renascentista com 3 naves com características de Igreja-salão. 


Daqui descemos andando até a Igreja da Graça, ou Convento Nossa Senhora da Graça que estava fechada. Sua fachada renascentista é muito bonita.


Daqui descemos andando para a Igreja de São Francisco com sua arquitetura gótico-manuelina. Foi construída entre 1480 e 1510 e está historicamente ligada aos descobrimentos marítimos desta época. 



Sua enorme nave de abóboda ogival com a Cruz da Ordem de Cristo e o emblema dos reis fundadores D. João II e D. Manuel I
A Igreja foi construída onde antes era o convento de São Francisco, que foi o primeiro da Ordem a ser construído aqui em Portugal no século XIII 


Tudo muito lindo, mas pra mim o mais interessante desta igreja é a Capela dos Ossos, construída nos séculos XVI e XVII no local do primitivo dormitório dos frades. 


Foi ideia de três frades que queriam propor uma reflexão sobre a brevidade da vida. A capela foi construída com ossadas do convento e de outras igrejas da região.


Saímos do centro antigo de Évora a tardinha, passamos rapidamente no hotel e fomos jantar no restaurante Lánd Vineyards que fica em Montemor-o-Novo.



Foi bem longe e descobrimos só depois que além de restaurante é hotel também e fica no caminho da nossa rota do dia seguinte, então teria sido muito melhor se tivéssemos feito o check out em Évora e tivéssemos dormido uma noite aqui e seguido viagem... Bom fica a dica! Nós fomos e voltamos...


É um restaurante de menu degustação que ganhou uma estrela do Guia Michelin! É excelente! 
Foi difícil voltar o trecho todo depois da degustação com a harmonização dos vinhos.... No dia seguinte saímos vindo por esse mesmo caminho com destino a Santarém, fomos pela região de Coruche onde vimos muitos caminhões de cortiça!


Chegamos em Santarém um pouco antes do almoço, Santarém fica no Ribatejo e se beneficiou desde a época fenícia do comercio pelo rio Tejo. Seu centro histórico é muito bonito com casarões azulejados que nos encantaram. 


Andamos pelas ruas do centro histórico e entramos na Igreja de Santa Maria de Marvila. Refundada de uma antiga mesquita da medina de Santarém, foi remodelada muitas vezes e foi no século XVII que ganhou seu estilo manuelino e foi azulejada internamente. 


Andando mais um pouco paramos na Igreja da Misericórdia ou Igreja de Nossa Senhora da Visitação. É uma igreja-salão de transição do Renascimento para o Maneirismo construída no século XVI. Bem diferente por suas colunas pintadas!


Continuamos andando e chegamos na Igreja de Santa Maria da Graça, considerada o monumento mais emblemático da cidade. A Igreja é inserida no conjunto do convento dos Eremitas Calçados de Santo Agostinho e é considerada uma das construções góticas mais importantes de Portugal. A construção levou quase um século para ser concluída por motivos financeiros e foi finalizada no século XV.



Seu pórtico é muito trabalhado e sua rosácea maravilhosa foi esculpida em uma só pedra! O interior tem três naves amplas, mas são seus mausoléus que chamam atenção. 
Eu logo fui procurar  a sepultura de Pedro Álvares Cabral! Mas a grande arca de calcário  toda trabalhada era de outro Pedro! D. Pedro de Menezes I Conde de Vila Real e I Governador de Ceuta e do Império!
Pois é e nosso Pedro Álvares Cabral que descobriu o Brasil e trouxe tantas riquesas pra Portugal está mesmo numa laje bem simples....  


Aida passamos na Igreja de São João de Alporão, em estilo romano construída no século XII e pertenceu a Ordem dos Hospitaleiros. Estava fechada.


Fomos andando no sentido da Praça Sá da Bandeira já procurando algum lugar pra almoçarmos. Mas só tinha lojinhas, nada de restaurante... Chegando na Praça achamos uma doceira na esquina mas não vendia nenhum salgado! Como pode? Enfim, perguntamos lá e disseram que pra irmos a pé só tinha uma cafeteria no Jardim da Republica passando a praça.




A famosa Praça Sá da Bandeira  é cercada por edifícios antigos. É nela que está a Sé de Santarém, a estátua do Presidente do Conselho e a Igreja da  Nossa Senhora da Piedade octogonal na foto a direita acima. As fotos da parte interna são dela também.



Fomos comer um lanche na cafeteria do Jardim da Republica, foi gostoso! Na frente do jardim tem o famoso Mercado Municipal de Santarém, Construído em 1930 para substituir o mercado de rua local. Ele é famoso pelos seus 55 painéis de azulejo decorativos, fora o painel da entrada. Estava fechado.


Aliás a cidade toda estava bem vazia.... Fomo então conhecer a Sé de Santarém ou Igreja da Nossa Senhora da Conceição do Colégio dos Jesuítas, este templo jesuítas data do século XVII foi construindo onde se encontrava o Paço Real da Alcáçova Nova e depois da expulsão das Ordens Religiosas ficou abandonado


A fachada é em estilo maneirismo e por dentro é barroco, mas estava fechada então conhecemos a parte interna só pela foto da internet mesmo... Pena! 


Pegamos o carro e fomos pra Fátima! No próximo post conto tudo! 








  




Nenhum comentário:

Postar um comentário