domingo, 8 de julho de 2018

Fátima - Batalha - Tomar - Óbidos



Santuário de Fátima - Portugal

No nosso 19° dia em Portugal chegamos em Fátima de carro vindo de Évora. Fomos direto para o Hotel Luz Houses.
Este hotel é inspirado na arquitetura tradicional do século XIX, fica numa área com diversas casinhas como se fosse uma vila de pastoreio. 


Nossa casinha parecia de boneca! Com mensagens pela parede e enfeites, meus filhos acharam um pouco gênero  O Pequeno Principe, eu achei simpático.



Colocamos as coisas no quarto e saímos para conhecer a cidade. 
O Santuário de Fatima é o maior ponto de peregrinação católica de Portugal. A Cidade de Fátima ficou famosa mundialmente pelas aparições da Virgem Maria a três pastorinhos da região que aconteceram de 13 maio à 13 de outubro de 1917.



O Santuário fica nesta enorme área e é composto pela Capelinha das Aparições, o Monumento ao Coração de Jesus e a Basílica de Nossa Senhora do Rosário que fica no local da Cova da Iria. A Basílica começou a ser construída em 1928 no estilo neo-barroco. 
A torre sineira tem 67m de altura e seu carrilhão é composto por 62 sinos.

Altar Mor da Basílica Nossa Senhora do Rosário

Aqui tudo é grandioso! Tivemos sorte pois o dia estava maravilhoso e o local estava vazio. Em frente a basílica do outro lado da enorme praça central fica a Basílica da Santíssima Trindade a mais nova construção do complexo.



Ficamos passeando por aqui com um fim de tarde lindo. Não sei se por estar vazio, mas não senti aquela emoção que todos falam... Mas valeu conhecer.
A noite fomos jantar no restaurante Tia Alice já reservado do Brasil. Finalmente iriamos experimentar esse famoso bacalhau que eu já tinha ouvido tanta gente falar!




Na entrada do restaurante tem um lojinha bem charmosa com muita ceramica, enfeites e esse avental lindo de gatinhos que fiquei apaixonada! Portanto se alguém tiver alguma lembrança pra comprar, aqui com certeza vai achar!
Agora o bacalhau é divino! Realmente merece a fama que tem! Viemos pedindo o bacalhau com natas mas segundo a dona esse famoso bacalhau, apesar da aparência não vai natas, e por isso é mais leve. Com certeza é imperdível.

No dia seguinte seguiríamos viagem pra Óbidos, mas antes fomos visitar as Grutas de Mira de Aire aqui de Fátima, as maiores grutas de Portugal. Foi indicação da recepcionista do nosso hotel. 



As galerias são muito bonitas e a visita é guiada, são formações calcárias com diversos formatos e tem um lago subterrâneo. Tem até uma cave de vinhos aqui dentro! Mas não vão se animando, não tem degustação não! KKKK
Com certeza vale a visita!

Saindo pegamos a estrada com destino a Óbidos, no caminhos vamos parar nos pontos  turísticos principais desse trajeto, o primeiro deles a 20k de Fátima é o Mosteiro da Batalha uma das construções mais bonitas que eu já vi!



Esse portento gótico foi construído em a mando de D. João I em agradecimento á Virgem pela vitória contra os espanhóis na guerra de sucessão ao trono português chamada Batalha de Aljubarrota. 
A construção demorou quase 200 anos, começou em 1388 e passou pelo reinado de 7 reis!  Eu já fiquei encantada só com a parte de fora!



Uma beleza! Só nessa fachada ficamos um bom tempo embasbacados!



 Quando entramos continuamos impresionados! A nave é enorme e os vitrais lindos.



A direita está a Capela do Fundador pensada por D. João para ser o panteão da sua linhagem. Foi construída por Huguet a partir de 1426, é um espaço quadrado com um octógono altíssimo ao centro como se fosse um dossel acima do tumulo de D. João e sua esposa D. Filipa de Lancaster.



É impossível ter a noção da beleza desta capela pelas fotos.... Simplesmente saem pedacinhos e se perde a totalidade deste trabalho maravilhoso. Tem que vir pra conhecer!
Daqui fomos visitar o claustro real... Outra maravilha...


Com seu belo jardim e arcos com rendilhados em pedra característicos do gótico tardio fazem o lugar parecer um conto de fadas! O jogo de luz e sombra atrapalha um pouco nas fotos deixando o céu muito claro, mas pessoalmente é genial!



E depois ainda tem a parte de trás onde ficam as Capelas Imperfeitas! Um lugar impressionante com suas torres á céu aberto! 




Apesar de inacabada a parte construída é de um trabalho magnifico! Impossível de descrever... 



Esse local era pra ser o panteão de D. Duarte e foi projetado pra ter uma grande rotunda com 8 lados  com 7 capelas, mas com a morte prematura do rei e em seguida do arquiteto, não foi terminada. Mesmo assim estão aqui as tumbas da família. As pessoas aqui nem falam! Ficam com a boca aberta olhando pra cima, pra cada portal desses.... Imperdível!



Saímos daqui e paramos pra almoçar em Alcobaça e visitar seu famoso mosteiro.




Escolhemos um desses restaurantes da praça em frente a fachada pra ficar curtindo esse portento! É enorme! Se hoje já impressiona imaginem na época quando as pessoas chegavam aqui! 

Apesar da área ser habitada pelos romanos foram os árabes que deixaram essa herança do nome da cidade. A região era famosa por suas frutas que eram transportadas pela Lagoa da Taberneira até o Cós e de lá pra todas as regiões do país. 

Com a retomada, Afonso Henrique deu aos monges cistercienses as terras de Alcobaça para que desenvolvessem a agricultura, essas terras foram denominadas de Coutos de Alcobaça e compunham de 14 vilas onde 4 delas tinham portos. Da pra imaginar como ficaram ricos! Da pra ter ideia pelo tamanho deste mosteiro que começaram a construir em 1178.



O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça ou Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça foi a primeira obra planamente gótica construída em Portugal.
Depois do almoço entramos pra conhecer a enorme  nave da igreja, a sacristia, a sala do capitulo, o claustro, realmente é enorme! 



A pia do claustro, o refeitório, a cozinha com suas enormes chaminés, tudo impressiona! A gente vai saindo e olhando pra trás! Pra guardar na lembrança cada detalhe dessa fachada.


São tantas fotos lindas, aí vai mais uma do claustro pra fechar com chave de ouro!


Daqui fomos para Tomar outra cidade muito antiga com vestígios humanos desde a pré-história. Depois da retomada foi doada aos templários pelo rei Afonso Henriques.

Convento de Cristo - Tomar

Em 1160 o Grão Mestre da ordem, Don Gualdim Pais, iniciou a construção do Castelo e Convento que viria a ser a sede dos templários em Portugal.

Os templarios ficaram encarregados pelo rei, da defesa desta enorme área concedida a eles, eles teriam que defendeá-las das invasões islâmicas da época e venceram sempre.



Em 1314 por pressão do Papa houve a perseguição e extinção da Ordem Templária pela Europa,  o então rei D. Dinis persuadiu o Vaticano a criar a nova Ordem de Cristo e transferir todas as propriedades e pessoal para essa nova ordem em Portuga.

A nova Ordem de Cristo foi instalada primeiramente em Castro Marin e em 1319 retornou a Tomar.
Mais tarde o Infante D Henrique foi designado governador da Ordem e foi com os recursos desta que houveram as expedições marítimas da África e Atlantico. Por isso a Cruz da Ordem de Cristo era pintada nas velas das caravelas!

Portal de entrada em estilo manuelino

D Henrique foi o primeiro a renovar todo o complexo da Ordem de Cristo. Durante o século XVIII Tomar tornou-se uma das cidade mais vibrantes comercialmente de Portugal. Aqui fabricava-se vidro, seda, papel, sabão, tecido, metalurgia, etc.

Esse complexo é composto por um conjunto arquitetônico que vai desde o romano passando pelo gótico, manuelino, renascimento, maneirismo e por fim o barroco. 

Entramos pelo claustro do cemitério e o claustro da lavagem com dois andares e azulejos.



Depois fomos pra sala do rei, sacristia, hospital, sala dos cavaleiros e botica.


Enfim chegamos a Charola do convento! Ela foi construída no interior do castelo como oratório privativo dos cavaleiros e provavelmente com função sepulcral. 



A Charola é um dos raros templos em rotunda da Europa medieval, o espaço central é  octogonal coberto por uma cúpula com ogivas cruzadas, esta área central é circundada por uma charola ou seja um entorno para se circular em volta dividida em 16 faces. 



A decoração é toda em estuque com aplicações de policromia com diversos relevos e pinturas em tempera.



É inimaginável e lindo! Ficamos aqui um tempo se deliciando com cada detalhe! É imperdível! 
Saímos em direção do Claustro Principal ou Claustro de D. João III em estilo renascentista.


Subimos até a balaustrada superior onde pudemos ver de pertinho todo o trabalho das paredes externas do convento.



Saímos pela parte dos dormitórios, refeitórios e onde tem o Claustro da Hospedaria. 


Saímos pela lateral da hospedaria, encontramos esse carrinho de frutas e ervas, claro que não resistimos e compramos umas frutinhas! impossível resistir.


Daqui fomos para o centro de Tomar, a cidade é banhada pelo Rio Nabão e é muito charmosa. A vista ao fundo é do Convento e do Castelo de Tomar.


Estacionamos o carro e fomos andando até a Praça da Republica onde fica a Igreja de São João Batista.



Paramos numa das tavernas medievais daqui, um charme só! Dizem que o gostoso é a noite, mas depois de tudo que fizemos hoje acho que vai ser muito difícil voltamos pra cá mais tarde. Nem fomos pro hotel ainda... 


Nosso hotel aqui em Tomar era pra ser o Evolutee mas qual foi nossa surpresa quando nossa agência nos informou que apesar de termos feito a reserva há 2 meses o hotel tinha mandado um e-mail falando que tinha dado um overbooking por um erro deles e que estariam nos tranferindo para o Praia D'el Rey Marriott. Obvio que não ficamos felizes, mas não teve outro jeito. O hotel fica a 122km de Tomar portanto nada de voltar pra cá pra jantar e curtir a noite nas tabernas. Pena.



O Hotel em si não é lá essas coisas, o quarto também tem uma decoração que deixa a desejar, com certeza foi a pior estampa de tapete que eu vi na minha vida. Agora o pôr do sol que pegamos foi um dos mais lindos da minha vida!





A cada segundo tudo mudava de cor... Olha só o Di e a Gabi aí! 



Foi de tirar o fôlego e lavar a alma!



Ficamos até anoitecer lá fora! Depois tomamos um banho e jantamos no restaurante Tempera do hotel. É um restaurante que oferece uma experiencia gastronômica coordenada pelo Chef Carlos Gonçalves. Estava gostoso.
Amanhã iremos de manhã pra Óbidos que fica a 20kl daqui e de lá direto pro hotel Areia dos Seixos. 



Óbidos foi tomada dos mouros em 1148 e fez parte do dote de diversas rainhas, hoje é considerada uma das cidades medievais mais pitorescas e bem preservadas de Portugal.



Logo na chegada já encontramos o famoso aqueduto, estacionamos o carro aqui e entramos no centro histórico pela Porta da Vila, no lado sul da cidade, um portão duplo com o interior revestido em azulejos do século XVIII. 


Foi mandado construir por D. João IV em agradecimento a proteção que recebeu da Nossa Senhora da Piedade, padroeira da vila, na restauração da independência em 1640.
O portão dá acesso direto a Rua Direita, a rua principal que vai até o castelo.


A rua é toda ladeada por casas branquinhas dos dois lados enfeitadas com muitos gerânios e primaveras.
Todas as lojinhas, restaurantes e bares ficam aqui. Paramos pra tomar hidromel artesanal e muita ginjinha de Óbidos!


A tradição de fazer licores a base de frutas remonta a tempos ancestrais e eram usadas como remedio pra varios males. O licor de ginja é tradicional desta região, não sei se cura todos os males como dizem, mas é muuuuuito bom! A gente toma num copinho de chocolate! Pra não ter perigo de emagrecermos! kkkkk

Fomos subindo, parando em diversas lojinhas, bebendo muito, rindo muito e tirando muitas fotos!


Passamos pela Igreja de Santa Maria que estava fechada, ficamos só com a foto de fora mesmo. Chegando na entrada do castelo outra igreja fechada, a Igreja de São Pedro.



O Castelo medieval de Óbidos é muito antigo, há relatos sobre ele desde 1153, parece que ninguém sabe a data exata da construção. O castelo foi muito usado e sobreviveu por muitos séculos até o terremoto de 1755 onde houveram sérios danos estruturais. As primeiras intervenções começaram a ser feitas em 1932 e continuam lentamente até hoje. Não há nada dentro pra se ver, só uma área aberta com algumas construções de madeira que imitam construções da época.


A vista daqui é bem bonita! O tempo nublou um pouco e as fotos não saíram muito boas.



Na programação da nossa viagem eu tinha escolhido um hotel aqui que se chama Pousada do Castelo e que existe desde 1951, mas infelizmente não tinha mais vaga. A idéia era ficar aqui pra curtir o hotel e a noite na cidade, mas, mais uma vez, não vamos poder. Então resolvemos almoçar no restaurante Comendador Silva considerado um dos melhores da cidade. Fomos andando até lá pelas ruas secundarias pelo meio das casas. Fiquei apaixonada pelas flores! 


O restaurane é meio escondidinho, descemos uma escadaria e finalmente chegamos. A comida é excelente.


Voltamos a pé pro carro por cima da muralha com uma vista linda e ainda conseguimos parar na Igreja de São João Batista onde estava tendo um exposição chamada Santa Maria  com imagens antigas da Virgem. 

Fomos pro hotel Areias do Seixo, eu estava meio infeliz por deixar a cidade e apreensiva pois era nosso aniversario de casamento e eu queria passar num lugar especial. Bom não podia ter sido melhor! 


O lugar é muito lindo!  



O hotel é moderno e muito charmoso! 


Tomamos um chá e depois nos chamaram pra mostrar os quantos, na ida pro nosso passamos pelo quarto do Diego, mal entramos e ele já se acomodou na varanda! O quarto era muito bom.


Agora, quando chegamos no nosso, era incrível! Eu tinha passado pra agencia que queria algo especial pro aniversario e eles capricharam! Eles ainda pegaram varias fotos nossas e imprimiram num cartão desejando felicidades. Amei! 


O hotel é todo sustentável e não tem ar condicionado mas eles tem um sistema de geotermia, tem horta orgânica, compostagem, captação de água e monitorização de eletricidade e gás.
Saímos para andar até a praia. O hotel fica em cima de uma falésia e todo o terreno até a praia é deles. Um caminho de uma paz incrível.


Mas nada nos preparou pro que iriamos encontrar... Ficamos extasiados....


Fui andando pra esquerda enquanto o Fernando sentou pra medita... bem ali na direita da foto.


Lindo demais! Os meninos desceram até a praia, nós ficamos aqui mesmo com essa vista inacreditável e um pôr do sol lindo...

Voltamos um pouco antes do desejado pois tínhamos uma reserva pra uma degustação no restaurante do hotel. Ainda ficamos vendo o restinho do por do sol com um aperitivo antes da janta!


A degustação do Chef Tiago Emanuel Santos com harmonização de vinhos foi caprichadíssima! Tudo direto da horta e de fornecedores escolhidos a dedo. Uma delícia! 




O couvert com o azeite extra virgem é de Moura e leva o nome da avó do produtor, junto com a trilogia de manteigas, uma de vaca da ilha do Pico nos Açores, outra de cabra da Serra da Estrela e a terceira de ovelha do Azeitão. A trouxa de pano de Alcobaça tb tem pães com milhos, trigo e bolo levedo vindos dos mesmos lugares! Vcs não podem imaginar, repetimos o couvert acredita?

 E o sorvete de vinagre? O que era aquilo! Maravilhosos!


E depois ainda teve sobremesa! Trio cítrico, e o suflê então? Hummmm 



Enfim um aniversário de casamento muito bem comemorado! A única pena foi que deveríamos ter ficado um dia a mais aqui pra aproveitar aquela praia linda! Agora ja sei! Da próxima vez quero ficar uns 3 dias aqui! Vcs não imaginam o SPA que nem deu pra experimentar! Com certeza vou voltar!


Areias do Seixo deixou saudades! Amanhã vamos pra Cintra, vou contar tudo no próximo post!






Nenhum comentário:

Postar um comentário