domingo, 13 de maio de 2012

Bukhara Uzbequistão - Rota da Seda 2005

No dia seguinte saímos do hotel ás 8 da manhã com destino a Bukhara, pela Estrada Karakun margeada pelo rio Amur Darya, chegamos ás 12:30 e fomos direto para o hotel Bukhara Palace que era bem fraco, apesar da recepção bonita, os lençois eram grossos e sem arremate e os móveis bem batidos.
De todo jeito melhor do que o hotel original o Sacha&Son...
Saímos para almoçar e já deu pra ver um pouquinho da beleza da cidade!

Esta região onde está Bukhara é habitada a pelo menos há 5mil anos e a cidade existe há mais de 2.500 anos!

Localizada na Rota da Seda ela foi um forte centro de comércio, ensino, cultura e religião. O nome Bukhara em sânscrito significa monastério, vcs podem imaginar quantas escolas religiosas haviam aqui!

O centro histórico contem diversas mesquitas e madrassas, e é Patrimônio da UNESCO. A cidade tem inúmeras etinias portanto não há problemas com o vestuário feminino.

Este é o complexo Po-i-Kalan, este nome significa a Grande Fundação em referência a fundação do minarete Kalan.

Este complexo é formado pelo Kalan Minarete ou Grande Minarete, ele tem 46m de altura, 9 metros de diâmetro na base e 6 no topo!
Tb conhecido como a torre da morte porque durante centenas de anos os criminosos eram executados sendo jogados lá de cima...

A Kalan Mosque finalizada em 1514, seu tamanho e beleza impressionam!

E finalmente a Mir-i Arabe madrassa construída em homenagem ao Sheikh Abdullah Yamani do Yemen, que conquistou a região em 1506, ele foi mentor espiritual do império Shayabanids que apesar de ter durado poucos anos inspirou a construção desta madrassa   em 1533.

Depois do almoço fomos dar uma volta a pé pelo bazzar!

Conhecida pelos seus tapetes a cidade tem o charme e a energia dos bazares frenéticos e coloridos, onde nos perdemos!!!

Depois de algumas comprinhas paramos uns minutinhos em frente a entrada do Bazar pra descansar... É porque pechinchar cansa!

Mas vale a pena comprei uma suzanna, um outro pano feito de tear e bordado, alguns brincos de prata e uma linda pulseira, tipo bérbere com cornalinas...

Depois passamos pela praça central da cidade velha onde está o complexo  Labi-haus  construído entre 1568 e 1622, ele tem o nome da área ao redor de um dos reservatórios de água da cidade chamados de Hauz. Esses poços eram muito importantes no séc XVI e XVII porque eram a única fonte de água local que além de suprir ainda deixavam o local fresco!

Esse complexo é formado pela Kuksldash Madrasah finalizada em 1569, a maior da cidade.

E os 2 edifícios religiosos construídos por Nadir Divan-Beghi:
a Khanaka (de 1620) ou hospedaria Sufi

E a Nadir Madrasah com seu lindo mosaico!

Olhem só estes 2 pavões reluzindo a luz do sol, muito bonito!

Paramos para tomar chá na praça , um lugar bem bonito com o hauz (reservatorio de água) no meio, atualmente usado somente para  refrescar,  junto com as árvores plantadas em volta formam um agradável local!

Uma delícia tomar chá aqui!!!

As árvores em volta da Hauz são super antigas, são Mulberry Tree e datam de 1477!

Voltamos ao hotel, tomamos banho, passamos na lojinha onde eu comprei um chapéu típico e jantamos no restaurante, houvimos uma moça tocar violino no saguão do hotel e depois a tão merecida cama!!!
No dia seguinte saímos para o tour ás 8 da manhã, visitamos o Bolo Hause Mosque com suas 40 colunas e teto todo entalhado, lindo!

Almoçamos no restaurante Sesame e repetimos o Pelmeni, estava maravilhoso!

A tarde continuamos o tour pela cidade e fomos ver a Char Minar (1807) que significa 4 minaretes em Tajik, e o interessante é que ele é a porta de entrada para uma madrassa.

Sua arquitetura é mais indiana que Uzbek, um de seus minaretes foi restaurado pela UNESCO quando colapsou em 1998.

As 5 da tarde voltamos para o Bazar para pegar algumas camisas que o Fernando comprou e mais uma Suzani que eu jurei pro Fernando que caberia na mala!
Já era a terceira que eu comprava!!!

Suzani é um tecido feito na região há mais de 1000 anos, por ser um tecido plasticamente lindo é usado muito atualmente para forrar móveis.
A origem do nome Suzani vem do Persa e significa Beleza tribal.

Aproveitamos para tomar chá e depois voltamos para o hotel!

Mais uma vez jantamos e depois ficamos no lobby com direito a chá com violino antes de  dormir.

No dia seguinte saímos rumo a Samarcanda ás 9 da manhã, na memória a última vista desta cidade maravilhosa!