quinta-feira, 3 de maio de 2012

Isfahan - Irã

Chegamos a Isfahan ás 18:00hs uma viagem longa vinda de Yazd, mas valeu muito a pena!
Isfaham é uma cidade oásis com 2 milhões de habitantes, muito arborizada. Cortada pelo rio Zaiandeh, o mais largo do Irã, suas pontes embelezam a cidade!

Logo que chegamos a ponte Siose Pol que significa Ponte dos 33 arcos, construída em 1632, nos encantou!
No total são 12 pontes que cortam o rio em Sfahan, como em Paris tem pontes de todas as idades!

Nosso hotel o Abbasi fica num antigo caravanserai e é muito bom e bonito! O serviço deixa a desejar porque era meio do governo por se tratar de um monumento histórico, mas eu nem queria saber, estava super feliz, porque a suite era muito boa, os restaurantes ótimos, o lugar lindo e tinha gente bonita e bem arrumada!

O Fernando já tinha avisado o guia que queria comer no melhor restaurante de Isfahan, já que nossas aventuras gastronômicas estavam péssimas desde que tínhamos chegado no Irã…
Bom saímos deste hotel maravilhoso com 2 restaurantes espalhados neste jardim lindo, com gente bonita para ir andando com nosso guia para um restaurante que, Segundo ele era muito bom… O restaurante era péssimo, todo com mesas de 12 pessoas, cadeiras de plástico brancas, com buffet e ainda por cima vazio… Com certeza um restaurante barato para almoço de grupos de onibus… Bom o Fernando reclamou horrores, ele, claro disse que no dia seguinte ele iria nos levar no melhor restaurante da cidade… Eu não acreditava mais e falei pro Fernando que dessa vez passava, mas que na próxima eu não iria comer… Eu estava pocessa de ter saído daquele hotel lindo pra comer nessa porcaria e ainda por cima com o guia na mesa…

Hotel Abbasi a noite!

Bom pelo menos valeu nossa andada até o hotel porque passamos pela Iman Square o maior caravanserai que eu já vi, todo iluminado, lindo a noite!!!

Em todo o Irã a noite as famílias saem as ruas para caminhar, com crianças, mulheres com mães, filhos, bem família! Eles tem o hábito de se sentar nas praças, nos bulevares e tomarem chá. Mesmo andando tarde da noite, tipo 11hs vc se sente seguro. Nós saímos várias vezes sem o guia e ninguém mexe com gente... Incrível isso!
No dia seguinte saímos para visita no palácio Chehel Sutoon construído com 40 pilares por Shah Abbas, no Séc XVI, muito bonito!

De lá fomos para visitar a Vank Catedral Armênia, uma das primeiras construídas 1606 depois da Guerra otomana, dentro do mesmo complexo tem um museu com 700 livros escritos a mão, e objetos de culto, tesouros trazidos pelos armênios par região e uma parte inteira dedicada ao genocídio armênio na Turquia, Segundo dados históricos foi maior que o genocídio da 2 guerra mundial…

Quando saímos estava quase na hora do almoço, começamos a ir para periferia da cidade, eu logo falei pro Fernando, aposto como ele está nos levando num lugar horrível pra comer, não deu outra, paramos em frente a um hotelzinho 2 estrelas o Fernando perguntou o que era ele falou que era pra almoçarmos o Fernando falou que o lugar não era bom, ele falou que era o melhor que tinha na região…
Bom entramos e lá no fundo sem janelas tinha um buffet bem ruinzinho, eu falei pro Fernando, vou esperar lá for a, não vou comer… Bom foi um reboliço, nós Fernando saiu ele saiu atrás e eu falei que queira voltar pro meu hotel pra comer…
Ele disse que estava longe, eu falei que não me incomodava, eu não estava com pressa, e que não era possível numa cidade como aquela com tantas casas lindas, carros importados, não ter 1 restaurante bom… Bom aí ele nos levou num muito bom…
Eu estava espumando de raiva, e fiquei discutindo com ele em inglês claro, lavei a égua! Falei que eles não estavam preparados para turistas VIP, que o normal em toda a parte do mundo é a agencia já determinar os restaurantes e não deixar pro chofer ver o que tem em cada região, e que se eu estava pagando guia e carro particular era porque eu não queria comer nos restaurantes de turismo em massa!  Ah! Tb aproveitei pra falar que café da manhã, almoço e jantar todos os dias com guia e motorista na mesa tb não existe em lugar nenhum do mundo!
Claro que quando estamos nas estradas não há problema comermos com o guia, mas normalmente nós convidamos, agora até jantar sempre na mesma mesa não tem cristo que aguente…

Bom o restaurante Shahrzad estava lotado e um senhor do meu lado queria saber porque eu estava tão brava… Falei que desde Teerã que vínhamos comendo em lugares ruins e que era impossível um país como aquele não ter bons restaurantes e que só quando eu fale que não iria comer é que ele nos havia levado num restaurante bom… O senhor ficou escandalizado! Falou que em Teerã e em Isfaran teinham os melhores restaurantes e que aquele nem era o melhor… Bom claro ficou claro que nosso guia devia ganhar comissão… Pena que foi no fim da viagem…
 Bom valeu a pena comemos super bem!

A tarde fomos visitar a Naqsh-e Jahan Square conhecida como Iman Square um dos lugares mais lindos que eu já vi!

Em 1598 quando Shah Abbas resolveu mudar a capital do império Persa para cá esta área da cidade foi completamente remodelada.

Construída entre 1598 e 1629 foi um importante caravanserai, pois Isfaham era um ponto importante da Rota da Seda. Sua área é de 160m X 508m compondo uma área total de 89.600m2 na praça central ainda tem a marcação do gol do jogo de polo que era feito neste local!

Este caravanserai tem 2 mesquitas a Sheikh Lotf Allah Mosque que tem um caminho secreto que vai ao palácio do outro lado da praça!

Como já contei pra vcs os medalhões dos tapetes persas obedecem o mesmo desenho dos domos das mesquitas, portanto sempre que for bege com este desenho de flores e pássaros azuis é um Isfahan!
Na parte interna deste domo sempre numa mesma hora entra o sol por uma janela que faz com que pareça que o pavão do centro dele tenha uma  cauda brilhante, lindo!

A outra mesquita é a  Shah Mosque, com certeza a jóia da praça!

Como vcs podem observar ela tem 2 entradas uma faceada com a praça...

E outra mais atrás deslocada para que a mesquita ficasse com o mihrab (nicho semicircular que mostra pra que direção o devoto deve rezar) voltado para Kaaba em Meca.

O trabalho desta mesquita é maravilhoso, de uma delicadeza divina!

O Ali Qapu Palace que na verdade é um pavilhão com colunas de madeira  aberta para praça onde o imperador ficava quando havia jogos ou comemorações na praça.

Este pavilhão marca a entrada para a área do palácio que ficava ao lado da praça.
O palácio tb é lindo!

No centro da outra lateral da praça tem a Qevsariah Gate ou a porta principal do Omperial Bazaar.

Logo passando a entrada tem a mais antiga casa de chá, imperdível!

Outra coisa divina é a sorveteria do Bazzar, os 2 sorvetes mais interessantes são o vermicelli de águas de rosas e o sorvete de açafrão que é divino!!!

Para vcs compreenderem melhor como é esse bazzar, ele fica na volta toda da praça, num corredor entre os arcos externos e internos.

Na época das caravanas os portões eram fechados ao anoitecer por segurança, mas claro que acabavam chegando caravanas mais tarde, estas usavam os nichos externos que muitas vezes ficam bem acima do chão por causa da altura dos camelos!

Nesta Bazzar tinha tanta coisa bonita que nós brincávamos que tínhamos um container... Então era assim: Amor manda colocar no container que eu gostei!

Bom é claro voltamos várias vezes par aver cada detalhe desta maravilha!
Este complexo é patrimônio da UNESCO desde 1997!

No dia seguinte visitamos Shaking Minarets, fica no mausoléu de Monar Jonbam Séc XIV, esses 2 minaretes se movimentam, mas atualmente por motivo de segurança não é mais permitido fazer essa experiência!

Paramos para visitar a ponte Khadjou onde antigamente tinha comercio por isso os nichos!

Olhem que lindos são esses girassóis que encontramos no caminho! Nunca vi numa só planta ter vários. Lindos né?

Por último visitamos a  Jameh Mosque, é a mais antiga mesquita do Irã, apesar de ter passado por diversos reparos ao longo dos anos, sua construção data de 771.

Com certeza mais um trabalho maravilhoso de mosaicos!

A noite pegamos o vôo para Teerã fomos dormir á 1 da manhã e acoramos ás 4:45h para pegar o vôo para Mashhad, na verdade iríamos direto para fronteira do Turquemenistão, mas como nós tínhamos ficado encantados com o mausoléu do Shiraz, aquele inteiro de espelhinhos nosso guia falou que nesta cidade estava a mais linda mesquita de espelhos do Irã, então resolvemos visitar.

Bom a mesquita mausoléu Shrine do oitavo Imam Reza é uma dos maiores centros de de peregrinação do Irã, e adivinhem neste dia era o aniversário dele!
Nunca vi tanta gente junto! Fila pra tudo e dentro do mausoléu havia uma corda dividindo homens de mulheres, então nosso guia me deixou ao cuidado de 2 moças que eu não entendia nada que elas falavam... E éramos revistadas cada vez que entrávamos em uma parte da mesquita, acho que por causa de atentados... Bom foi interessantíssimo! Quando aparecia um milímetro da raiz do meu cabelo no chador vinha um guarda e ficava gritando comigo! Aí o Amir nosso guia gritava de longe que eu era turista, e assim mesmo o guarda me olhava e não acreditava, eu tinha que falar em português com ele pra ele acreditar, pode?

Bom não pudemos levar maquina fotográfica então a única foto que eu tenho é de fora dela...
Mas o mausoléu, apesar de enorme não era tão bonito como o outro, as pecas de espelho eram maiores, modernas e mais coloridas... Não preciso falar mais nada né?

Bom a visita demorou muito mais do que imaginávamos e nosso guia falou que a fronteira do Turquemenistão fechava ás 4 da tarde, então pegamos um rapaz com um carro esporte preto com escapamento aberto que disse que nos levaria em 1 hora! Bom ele saiu que nem um louco pela contramão da estrada e cada vez que vinha um carro ele buzinava com uma buzina de caminhão e os caras iam para o acostamento!

Bom chegamos vivos!!!

Nosso visto pro Turquemenistão foi tirado com muito custo aqui tentamos quando chegamos não deu certo, então fomos visitar a mesquita e depois voltamos até o local e precisamos dar uma grana pra sair no mesmo dia!
Assim que tiramos o visto fomos direto para fronteira 300kl a 160 por hora!
Nós perguntamos ao guia como seria do outro lado da fronteira, mas ele não sabia nada... Só ficava falando que Aláh ia nos proteger... E nós entramos numa van caindo aos pedaços com mais um velhinho mascate, e uma senhora que parecia uma cigana... Atravessamos o arame farpado sem ver nada além de montanhas...
Foi um dos piores momentos da viagem, mas depois eu conto!!!