terça-feira, 1 de maio de 2012

Shiraz - Irã

Chegamos em Shiraz e fomos para o hotelNosso hotel Aryo Barzan que foi outra decepção!
Como ele não tem restaurante só oferece o café da manhã saímos para comer alguma coisa e dar uma volta na cidade.

A tarde fomos visitar o Qavam Old Orangery House com seu lindo jardim otomano.

No dia seguinte fomo visitar Persepolis antiga capital do império Persa.

Quando Alexandre o Grande invadiu a Pérsia ele permaneceu por algum tempo na cidade, porém um incêndio no palácio oriental de Xerxes se alastrou por toda a cidade, destruindo-a parcialmente.

Há duas hipóteses sobre a origem do incêndio: uma vingança de Alexandre pelo incêndio da Acrópole ordenado por Xerxes (rei Persa) durante a segunda guerra greco-pérsica , ou um acidente provocado por Alexandre e seus generais durante uma bebedeira.

Sobrou pouca coisa da cidade, mesmo porque tudo que não era pedra queimou-se, mas o tamanho das esculturas pode dar uma idéia do que deve ter sido essa capital!

Tanto no museo de Teerã quanto no Louvre há diversos fragmentos de Persépolis.

Persépolis é um dos princiais sítios arqueológicos do Irã e foi considerado Patrimônios da Humanidade da UNESCO EM 1979

De lá fomos visitar Naghshe Rostan ou a Necrópolis de Persépolis, lá encontramos as tumbas de Xerxes e Artaxerxes (filho do Xerxes), Darius I (pai  de Xerxes) entre outros.
Essas tumbas são incrustadas nas pedras e nesta mesma área tem cenas da vida e de batalhas destes reis persas!

De lá fomos para Passargada ver um símbolo do Zoroastrismo, mas não valeu a pena, só tinha isso!

Nosso almoço foi a coisa mais gozada do planeta! Pena que não temos fotos... Mas meu guia fez a propaganda do restaurante Persian que era lindo... Era todo em resina imitando uma gruta cheio de flores de plástico no teto e nas laterais.... Bom não preciso falar mais nada né?
Após o almoço fomos visitar 2 mausoléus.

O de Hafez um famoso poéta lírico e místico da Pérsia...

E o mausoléu de Saadi um dos maiores poetas Sufis da época medieval.

A noite o Fernando tinha pedido ao nosso guia que nos levasse ao melhor restaurante de Shiraz, mas ele nos levou a um tipo de churrasco na periferia da cidade… É duro não falar a lingua e depender exclusivamente do guia e do chofer… Mas na volta falamos que não tínhamos gostado e ele prometeu algo melhor no dia seguinte… Fiquei pensando se ele ganhava comissão nesses lugares…

No dia seguinte fomos Valkil Bazaar que é parte de um caravanserai antigo.

Dali fomo visitar o complexo Shah Cheragh (Reid a Luz) onde se encontram várias tumbas inclusive as tumbas dos filhos e do setimo Iman Musa al-Kadhim.

A parte mais incrível deste complexo e a mais importante peregrinação de Shiraz é no mausoléu Seyed Amir Ahmad irmão do oitavo Imam. Considerado as luzes de Shiraz é realmente uma beleza!

Para entrar neste local sagrado foi preciso colocar o Chador, mas valeu muito a pena!
Com certeza uma das coisas mais lindas que já vi!

Finalmente almoçamos num local melhor!

A tarde fomos visitar a mesquita Nasir al-Mulk a única do Irã quem sabe do mundo com rosas nos mosaicos!

Por isso todo tapete Shiraz tem as rosas!

Construída em 1876 pela ordem de Mirza Hasan Ali
                                Nasir al Molk um dos reis da dinastia Qajar.

Cada detalhe desta mesquita é lindo!

Depois fomos visitar uma casa de um mercador chamada Naranjestan Estate pelo seu lindo trabalho.

Construída na época somente para mostrar a gloria dos seus negócios, e mostra!

Um tanto quanto extravagante dá pra imaginar o sucesso que ele fazia quando recebia seus convidados!

A noite fomos jantar num local com música ao vivo, interessante...

No dia seguinte iríamos de avião para Isfahan, mas para desespero do nosso guia, nosso motorista falou que estaríamos perdendo o melhor do Irã deixando de conhecer Yazd, e conversando com ele combinamos como poderíamos fazer para ir de carro. Depois de tudo mais ou menos organizado com o motorista nosso guia nos informou que no Irã não podemos simplesmente mudar a rota da viagem aprovada quando pedimos o visto!
É temos que cumprir direitinho o que está aprovado pelo governo, então nos ocorreu falar que tínhamos perdido o vôo...
Bom, deu certo, a agência local se virou e acabamos indo de carro até Yazd!