quarta-feira, 1 de maio de 2013

Karakol - Quirguistão

Chegamos em Karakol a 1:20h, depois do maravilhoso passeio com as águias no Vale Gregoriev, estávamos famintos!

Fomos almoçar direto no melhor restaurante da cidade segundo nosso guia, o Kench Cafe, a comida foi boa, comparada ao nosso jantar de ontem no Sanatoria era um luxo!
Logo descobrimos que as porções eram minúsculas, portanto pedimos várias!
Depois do almoço conhecemos a cidade que é muito simpática com suas ruas todas arborizadas e o estilo das casas em Colonial Russo, todas em madeira, é considerada a Suiça da Ásia Central!

A Catedral Russa da Santíssima Trindade é muito bonita! Sua construção tb é totalmente em madeira sem utilização de pregos, sendo usado somente um engenhoso sistema de encaixes!

No seu interior os ícones enfeitam todo o altar!

Passamos tb para ver a Mesquita Dungan, com seu estilo de influencia chinesa, no mínimo diferente.

As Guest Houses fazem da cidade o porto seguro dos turistas que pretendem conhecer os vales ao redor do Issyk Kul Lake.
Apesar disso é cidade é bem pobre, não consigo nem imaginar do que vivem as pessoas fora da temporada turística...

Quando chegamos na nossa Guest House, outra decepção, depois de muita briga e telefonemas para ver se conseguíamos outra pensão melhor (estavam todas lotadas) resolvemos nos conformar e ficar ali mesmo... Não foi fácil!

Essa pensão chamada A&K fica longe do centro (o que nos privou dos passeios a pé pela cidade), com ducha fora do único quarto para turistas da casa que ficava atrás da garagem... É! Turista sofre!!!

Pra variar ficamos presos na pensão, pois o carro com motorista e guia sempre dormiam em outro lugar, provavelmente mais central que nós!
Pelo menos o jantar foi bom... Tb aprendi a não ser muito exigente nessa viagem...
No dia seguinte acordamos cedo para um passeio pelo Vale Altyn Arashan, a beleza natural desses vales é o que traz os turistas para o Quirguistão!

Para essa aventura, precisamos passar pelo supermercado (na verdade uma vendinha) para comprar nosso almoço, o que conseguimos comprar foi pão, queijo e chocolate...
O local que vamos fica somente a 30k, mas vamos levar 2h pra chegar, e além disso precisamos de um carro especial para passar pela "estrada"se é que dá pra chamar aquilo de estrada, são pedras enormes que qualquer um tem certeza que carro nenhum passa!
Mas esse tal de Uaz, que e um carro Russo, apesar de não parecer, é um verdadeiro tanque!

Tive certeza que nós iríamos morrer nesse trajeto, porque a dita estrada além de precária fica á beira do abismo!
A carro entortava de uma maneira que eu jurava que íamos cair lá em baixo! Depois da primeira entortada até agradeci as minúsculas janelas que ele tinha...
Foi o primeiro trecho assustador desta viagem! Pena que a única foto que tenho não mostra as pedras grandes e nem o desfiladeiro ao lado da "estrada".

No meio do caminho, ou seja, do nada tinha um moço espanhol de Barcelona, o Jode, de bicicleta (na verdade empurrando a bike, porque era bem íngreme), pedindo carona!
Conversando com ele, soubemos que ele estava viajando fazia 1 ano e pretendia ficar mais 1 ou 2 visitando a Ásia. Ah! ele tinha intenção tb de acampar no local que íamos conhecer, mas não tinha levado agasalhos suficientes nem comida...  É tem louco em todo lugar!!!

Subimos a 2.300m de altitude e finalmente chegamos, pena que o tempo não estava bom, parece que é assim mesmo nessa época do ano, fomos em outubro... Estava nublado, chuviscava e fazia um frio absurdo!

No local tinham cabanas para um banho com água sulfurosa, escolhemos uma das cabanas e ficamos de molho na água escaldante por 30m!
Apesar do cheiro de enxofre da água, foi muito bom!

Na saída fomos almoçar e conhecemos um casal de israelenses que estava viajando há 6 meses e não sabiam quanto tempo mais ficariam. Ambos jornalistas, todos colocaram o que tinham na mesa e fizemos uma refeição comunitária. O casal estava tão inconformado que o espanhol ia ficar que tentaram de todas as maneiras dissuadi-lo, no fim deixamos tudo que tínhamos de comida pra ele e ainda uns agasalhos do casal...
Demos carona na volta pro casal, foi muito interessante, eles nos contaram sobre o Tajiquistão e de como ela tinha levado um tombo pelas montanhas, e por isso mancava... Nesses lugares é sempre difícil quando a gente se machuca, infra-estrutura zero!

Na saída passamos por um Kolkhoz, tipo uma fazenda comunitária onde uma Norueguesa estava desesperada para ir embora!
Ela tinha alugado uma cabana pela internet, já imaginou a foto na met daquela cabaninha linda num vale lindo... É nada como a experiencia de fato!

O banheiro uma cabaninha fora da casa... Ela disse que não via a hora de ter um banheiro com vaso!
Essas caronas todas alegraram nossa viagem!
Conhecer novas histórias é muito bom!
Chegamos mortos na pensão e adivinhem? O pessoal da casa toda tinham tomado banho antes de chegarmos, então nada de água quente!
Então jantamos e fomos dormir...
No dia seguinte fiquei até com dó do nosso guia, porque todo dia eu brigava com ele, mas fiz ele falar com o pessoal da casa, porque já que estávamos pagando o mínimo era ter água quente! A família que tomasse banho outra hora já que queria alugar o quartinho!!!!

Saímos para visitar a formação rochosa de Djety Orguz tb chamada de Sete Touros e Coração Partido pela sua cor avermelhada, tiramos fotos e continuamos para visitar o vale das flores, fizemos uma caminhada a pé por entre os pinheiros, uma delícia!

Depois passamos perto da única casa do local, que era do Yuri Gagarin, primeiro astronauta Russo a viajar pelo espaço.

Paramos para ver várias Yurtas, tipo de construção típica mongol das estepes, formada com materiais que podem ser transportados e montados facilmente. É um trançado de madeira redondo coberto de peles de animais.

Além de toda a beleza dos tapetes e teares lindos que ficam dentro das Yurtas, com certeza elas embelezam a paisagem!!!

Voltamos fomos almoçar no restaurante Fahir (comida muito boa)  e encontramos  com o casal de israelenses e a norueguesa, eles continuavam tentando nos pagar algo pela carona, hahahaha!
No fim acabamos aceitando o convite que eles iriam fazer um café da manhã pra nós no dia seguinte na pensão deles.
Á tarde passeamos pela cidade e depois novamente jantamos na nossa pensão...
No dia seguinte iríamos atravessar a fronteira de carro pra China, para chegar em Kashgar portanto fazer malas e dormir!
Nosso café da manhã foi um verdadeiro brunch e eles fizeram tudo!

Uma delícia!!!
Adoramos!!!
Um abraço grande aos nossos queridos amigos, o casal Liat e a norueguesa com nome impronunciável!
Próxima postagem indo pra China!