domingo, 26 de maio de 2013

Kashgar - China Rota da Seda

Depois da aventura da estrada e da alfandega no posto da fronteira da China com o Quirguistão chegamos a noite em Kashgar e fomos direto ao Hotel Qiniwak, um 3 estrelas bem simples.

Perguntamos ao nosso guia sobre a janta ele nos disse que poderíamos jantar no próprio hotel. O restaurante estava vazio, chamamos a garçonete que falava só chinês, e claro, nem pensar em cardápio em inglês!
Nem com mímica a garçonete entendia, aliás parecia que nem fazia questão em nos entender, porque quando eu mostrava no cardápio algo e fazia som de galinha, ou boi com cara de interrogação ela não fazia expressão nenhuma ficava só olhando...

Foi difícil! Apontamos várias palavras escritas em partes diferentes do cardápio pra ver o que vinha... Não dava nem pra saber o que era sobremesa!  Dei sorte e um dos pratos era de legumes, muito bom!
Depois chegou um casal e pude ir até a mesa dele e apontar uma garrafa de água, porque nem fazendo o movimento com copo imaginário ela ofereceu ou trouxe algo pra bebermos!
Depois do jantar fomos dormir e no dia seguinte pra variar reclamamos com o guia a respeito de ninguém no hotel falar uma palavra em inglês...
Daí em diante resolvemos que quando ele nos  deixasse no hotel ele nos acompanharia até o restaurante e deixaríamos o pedido feito!
Nosso café da manhã no hotel foi o pior que tomamos em toda a rota da seda!
Kashgar é a cidade mais ocidental da China e fica na Região Autonoma Uighur de Xinjiang em vermelho no mapa.

Essa região tem relatos históricos há 2.500 anos com uma sucessão de divesos impérios e diferentes povos, e desde 1950 foi agregado a Republica da China, atualmente ainda vivem na região as etnias Uigures (45%), Hans (41%) o restante é de Casaques, Tajiks, Huis (chineses muçulmanos), Kirgizes, Tártaros e Mongóis.
Historicamente o budismo, o nestorianismo (que é uma ala do cristianismo), o maniqueísmo e o islamismo foram difundidos em Xinjiang.
Por ser o local obrigatório de passagem da Rota da Seda para a China esta região foi palco da introdução de várias religiões que seguiram para o oriente.
É difícil imaginar um local onde houve a conciliação das 4 grandes religiões do mundo, porém hoje a grande maioria do povo é islâmico.
Nossa primeira parada foi no Afaq ou Aba Khoja Mausoléu, um local de peregrinação islâmica em plena China!

Seu domo com 17m é circundado por 4 minaretes com desenhos de arabescos florais e o seu topo tem o formato de lotus invertido.

Com certeza um belo exemplar de arquitetura islâmica!
Ao lado do mausoléu tem uma mesquita onde o salão das orações tem as mais lindas colunas de sustentação entalhadas em madeira, cada uma com um entalhe diferente!

Andamos pelas lojinhas ao lado da mesquita mas comprar qualquer coisa na China é bem cansativo... Eles começam dando o preço muitas vezes 1000 vezes maior do que vale, então é no mínimo 30min. de negociação, isso se for coisa barata!
Portanto só vale a pena comprar, ou seja negociar se vc quer muuuuuuuuito a coisa que vai comprar...

Não compramos nada porque na loja do hotel tinham coisas mais interessantes e de melhor qualidade.
Para situar mais vcs a respeito dessa região, até hoje há problemas com a anexação de Xinjiang  a China, Xinjiang significa "fronteira nova"o que para muitos defensores da independência é ofensivo, eles preferem usar o nome de Turquestão Chinês ou Uiguristão!
Nosso guia era uigur, portanto não gostava dos chineses... Para ele os chineses eram sujos, pois misturavam carne de porco a outros tipos de alimentos nas refeições, então aqui os restaurantes chineses são só para chineses!
Claro fomos a um restaurante uigur, que pra mim, pela experiência vivida é bem pior do que qualquer chinês! Talvez não tenhamos tido sorte na escolha do guia e suas indicações...
É uma comida a base de carne de carneiro, com banha, ou seja pesada... A decoração do restaurante era no mínimo diferente, várias salinhas todas decoradas com muitas flores de plástico... Praticamente um jardim de plástico! Ah! E música ao vivo!
Passamos no hotel e aproveitamos para passar na loja que estava aberta, foram 2 horas para negociar 3 Dzi Beads (pedras tibetanas antigas), um pote antigo revestido de palha e 3 caixinhas antigas de ópium!
Depois fomos visitar a Mesquita Id Kah, segundo nosso guia a maior mesquita da China.

Essa mesquita tb chamada de Friday Mosque pelos seus cultos todas as sextas foi contruída em 1442 por Saqsiz Mirza, incorporando contruções datadas de 996. Pra vcs terem a noção do tamanho desta mesquita a área total do terreno é de 16.800 metros quadrados, acomodando até 20.000 fieis!

De lá fomos visitar a cidade antiga, com as casas em estilo uigur com suas varandas com mesas para o chá!
Claro não podia faltar a carne sendo vendida na rua e o pão sendo feito no forno de barro; o cheiro era delicioso, mas as moscas nada covidativas...

A cidade antiga é tipo uma medina, em cada canto se comercializa de tudo!

No almoço vimos uns figos maravilhosos no restaurante, o Fernando falou pro guia que queria, mas ele disse que ali não era o lugar bom pra comê-los... Bom passeando pelo bazar o guia nos mostrou o figo sendo vendido numa banquinha na rua, ali sim era o lugar certo para saborea-los! Primeiro que estavam em pilhas descascados! Segundo que como eu já disse há uma multidão de moscas neste lugar! Bom pelo menos as moscas nunca aparecem nas fotos!
Mas o Ferrnando vcs sabem, comeu e adorou!!!

Passamos no bazar e compramos 2 colheres de prata antigas para comer abricot, um luxo!

Voltamos para o hotel, passamos novamente na lojinha para comprar uns elo de jade que eu tinha adorado, e depois jantamos em um restaurante atrás do hotel.

No dia seguinte seria um dos dias mais esperados da viagem!
Toda ela foi planejada para que o domingo caísse  quando estivéssemos em Kashgar, pois o Mercado de Domingo, ou Kashgar Sunday Marquet é uma das tradições da rota da seda, e dizem que não mudou quase nada de séculos atrás!
Mas isso conto na próxima postagem!!!