segunda-feira, 13 de maio de 2013

Naryn - Quirguistão para Kashgar - China

Saímos de Karakol no Quirguistão depois daquele maravilhoso café da manhã, oferecido a nós pelo casal de israelenses que demos carona, com destino a Naryn, no caminho paramos para conhecer como eles fazem o Shyrdak um tapete feito de lã tingido prensado, o resultado é um feltro grosso, utilizado também para fazer luvas, chapéus, etc.

As Yurtas são inteiramente revestidas por Shyrdak no sei interior, porque toda essa região é extremamente fria!
Eles pegam a lã tingem, desfiam e arrumam o desenho em cima de uma esteira.

Depois eles enrolam e prensam até secar. Muito interessante!

Os desenhos são muito bonitos! Claro comprei uns apoiadores de panelas, lindos!!!

Nossa estrada faz o caminho ao longo da costa sul do Issyk Kul Lake, toda essa região por onde passamos é muito bonita, chegamos a altitude de 3.038m no Dolon Pass!

Chegamos em Naryn a cidade é bem simples, o que chama atenção é a pequena Mesquita, toda de mosaicos, bem bonitinha.

Fomos para o único lugar possível para se dormir em Naryn segundo nosso guia, The Celestial Mountains Guesthouse...

Pelo nosso roteiro iríamos dormir numa Yurta, e na época de fecharmos a viagem tivemos uma idéia romântica a respeito, daquelas que a Yurta estaria num local maravilhoso das estepes do Quirguistão... É turista é assim! Muitas vezes bem iludido!

Bom depois que vimos as Yurtas no quintal da Guesthouse, sem banheiro e bem turística, resolvemos pegar a suite da Guesthouse mesmo!
No dia seguinte saímos ás 9hs rumo a China.
Fomos pela região de At-Bashi, a princípio a estrada era assim:

Aí nosso guia nos informou que passaríamos por um antigo Caravanserai, então saímos da estrada e fomos andando pelas montanhas, juro não sei como o motorista sabia se localizar, não tinha nem sinal do caminho a seguir!

Mas as montanhas tinham um reflexo dourado lindo!
Pena que perdi o CD com as fotos e precisei escanear o album, a qualidade das fotos não ficou tão boa...
Chegamos ao antigo Caravanserai Koshoy Korgon do Sec XV, que fica num vale a 3.500m de altitude!
Os caravanserais eram locais onde as caravanas da rota da seda paravam a noite para descansar, se abastecer e se proteger de bandidos.
Por toda a rota da seda haviam caravanserais a cada 40kl mais ou menos, que é a distância percorrida pelas caravanas a cada dia.

Na saída da visita o Fernando estava comentando com o guia que gostaria de ter tido a oportunidade de ter tomado novamente o Kumis, porque como as condições de higiene do local que tínhamos tomado não era lá essas coisas, tomamos com muitas reservas...
Aí o guia falou que ali perto tinha a casa de um caçador onde poderíamos ver se tinha, claro que topamos.

Bom a casa era no meio do nada, o caçador tinha saído para caçar a dias e a esposa estava lá com um sobrinho e 2 filhos.

Ela era muito bonita e tímida, nós entramos, e ela me levou para ver onde ficava o Kumis, bebida de leite de égua fermetado como contei na última postagem.

Pra vcs terem idéia da importância da bebida para o país o nome deste misturador de madeira que parece o batedor do nosso pilão é Bishkek nome da capital do Quirguistão!

Agora sim pudemos experimentar o Kumis sem reservas, não é fácil para o nosso paladar, mas a experiência foi muito boa.
As crianças eram uma graça e eu gostaria de ter uma máquina polaroid para poder deixar uma foto pra eles!
Eles ficaram enlouquecidos com a imagem que viam deles das fotos na câmara do Fernando... Pena, mas na próxima viagem vou levar uma para poder dar uma foto para as crianças que encontrarmos nesses lugares mais ermos...

Eu até trouxe uma garrafa de água com Kumis para o Brasil, todos da família puderam experimentar!
De lá saímos direto para a fronteira da China, a vista pelo caminho era de tirar o fôlego!

Paramos algumas vezes para tirar fotos, mesmo o guia estando aflito para chegarmos a fronteira que iria fechar... Mas como não parar?
Até iaques "yaks" vimos!!!
Hoje esses bovinos dos Himalayas são raros mesmo nesta região!

Chegamos na fronteira Torugart Pass, lugar único por onde há uma passagem pelo meio dos picos do Tian Shan cadeia de montanhas do Plateau do Tibet por onde entravam e saiam todas as caravanas da China!
A uma altitude de 3752m nesse local fica a fronteira entre a província de Naryn no Quirguistão e a Província Autônoma de Xinjiang na China!

Nosso guia chinês estava nos esperando com o carro na fronteira, então perto do terror da fronteira do Irã para o Turquemenistão essa foi um mar de rosas!
Bom pelo menos até o carro começar a andar!
A China vende ferro velho para o Quirguistão, então na estrada estreita que margeia um desfiladeiro há dezenas de caminhões que vem cheios de ferro velho e voltam vazios...

O Fernando logo dormiu no carro e eu fiquei ali vendo a paisagem, de um lado a montanha, do outro o desfiladeiro, a estrada é toda de brita solta com pista de mão dupla, o ar estava super seco e nosso motorista ia voando pela estrada, quando chegávamos atrás de um caminhão ele grudava, aí já tinha que torcer pra não cair nenhum ferro dele, que sacolejava a beça, em nós...

Depois ele esperava passar o caminhão vindo do outro lado, o que fazia um pó que não se enxergava nada, e pronto! Ele saia de trás do caminhão ultrapassando sem enxergar absolutamente nada! Podia ser curva ou não!
Juro eu pensei que ia morrer umas duzentas vezes!

Cheguei morta na fronteira...
Aquele tipo de fronteira que deve passar um turista por ano, então vc é um pobre coitado ali, esperando passar caminhoneiro e sei lá mais o quê...
Além disso a Província Autônoma de Xinjiang que significa literalmente "a fronteira nova" é uma área anexada a China na dinastia Qing e ainda hoje o nome é considerado ofensivo pelos Uiguris povo de minoria étnica da região que ainda a chamam por Turquestão Oriental ou Uguristão.

Bom eles são muçulmanos, pra vcs terem idéia foi o único lugar de toda a viagem que vi mulheres com burca! Nem no Irã tinha!
Por causa disso precisei passar com minhas malas por um lado separado da alfândega, sem o Fernando e sem o guia, um lugar a princípio pra mulheres, apesar dos guardas serem homens...

As malas que vieram no carro estavam num estado de pó que vcs não acreditam!
Eram pretas e ficaram cinza!
Precisei abrir todas no chão para os policiais que falavam em chinês ou um dialeto local e eu não entendia nada... Aí foi uma gritaria infernal, os guardas gritavam comigo, eu não entendia nada e ia abrindo as milhares de coisas que tínhamos comprado pela Ásia toda que eles apontavam gritando, e ia mostrando falando gifts, gifts, turist, gifts...
O problema foi tão grande que meu guia precisou entrar pra explicar o que estava acontecendo!
O problema era que não pode entrar nenhum tipo de midia no país, e as coisas todas estava embaladas pelos próprios lugares que comprei com jornais...
Bom o guia pediu desculpa por mim e precisei abrir tudo, dar os jornais pra eles e enrolar tudo nas minhas roupas para poder não quebrar na mala...
Uma entrada nada simples na China...

Como eu disse, turista sofre!!!
Depois de horas pegamos o carro e fomos pra Kashgar!
Mas isso é outra história, conto na próxima postagem!