quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Atacama - Chile



Chegamos em Calama e o nosso guia do hotel Awasi já estava nos esperendo.
É a segunda vez que vamos para o Atacama e ficamos no hotel Awasi que agora tb é da rede Relais Châteaux. Tanto na primeira vez quanto agora tudo correu as mil maravilhas, o hotel continua charmoso e o atendimento impecável.




Com certeza ele é o hotel mais caro de Atacama, mas temos que contar que cada um dos 8 quartos tem um guia e um motorista particular, tudo está incluído, os passeios as refeições (lembrando que é o melhor restaurante do local) e até as bebidas alcoólicas. Ah! Os quartos do outra lado da rua onde fica a recepção são muito mais simples, não sei se são bons...




O Awasi foi construído no estilo atacamenho do local o que é muito charmoso, outra vantagem é que ele está a um quarteirão do centro o que nos dá liberdade para ir a pé a noite, e outro ponto positivo é que é silencioso!

Nosso guia Pierre nos acompanhou por todos os dias, com certeza foi um dos melhores guias que pegamos.



Como chegamos no hotel lá pelas 3 da tarde (o vôo Santiago Calama leva 2h e pouco e depois tem o trajeto Calama - San Pedro que leva mais 1h de carro) almoçamos e depois ás 5hs saímos para andar pelas Grutas de Sal e ver o por do sol no Valle da la Luna.



Primeiro vou explicar um pouquinhos dos passeios do Atacama.
Temos muitos passeios no Atacama, o que a princípio pode deixar os turistas perdidos... A menos que vc fique uns 12 dias, o que é raro, vc nunca vai ver todos os lugares, portanto o melhor é escolher os melhores de cada paisagem diferente.

O Salar do Atacama bem como a Cordilheira do Sal ficam entre os Andes e a Cordilheira Domeyko.



Então aconselho as pessoas fazerem pelo menos 2 passeios no Salar de Atacama, um na Laguna Chaxa para ver o por do sol e outro nas Lagunas Cejar e de Pedra pra quem quer ter a experiência de se banhar e boiar!
Um na Cordilheira do Sal para ver o Vale da Lua com direito a trilha e por do sol!

Dois na Cordilheira Domeyko um para ver o Vale da Morte com direito a por do sol e outro no pré altiplano da Cordilheira Domeyko para ver os petroglifos em Yerbas Buenas e o Vale do Arco-Íris

Lembrando que San Pedro de Atacama fica a 2.435m de altitude, o pré altiplano começa a partir de 3.000m e o altiplano propriamente dito começa acima de 4.000m!



E dois passeios de dia inteiro no altiplano da Cordilheira dos Andes, um para o Salar de Tara que compões várias lagoas, formações rochosas diversas e almoço com direito a centenas de flamingos no salar de Tara!


 E o outro é fazer o Gêiser.




Apesar de ser considerado um passeio de dia inteiro como a idéia é vc ver o nascer do sol no Gêiser, dá para fazer as picinas termais de Puritama na volta e escolher ainda um passeio para a tarde, de preferência um que não se ande muito, como a Laguna Chaxa ou o da Cordilheira Domeyko.

Outra coisa importante é a data para essa viagem, nossa primeira viagem de 8 dias foi no carnaval, mas em 2007 quase não choveu, então tivemos a sorte de, apesar de estarmos no inverno “boliviano”, não tivemos problema de chuvas e ao mesmo tempo estava calor e as lagoas estavam com a temperatura da água excelente. Ah! Outra coisa importantíssima não teve vento!!!
Há um consenso dos nativos mais velhos que 12 anos são de chuvas fortes e 12 anos são de seca mesmo na época de chuva ou inverno “boliviano”, fazem 2 anos, 2012 e 21013 que choveu muito em fevereiro e as trilhas ficaram todas fechadas, inclusive as estradas tiveram muitos desmoronamentos...
Em setembro é um mês tipicamente ventoso, e tivemos alguns dias de vento muito forte o que atrapalhou alguns passeios...
Portanto a época ideal é março que ainda está quente mas a cidade está mais vazia de chilenos porque as aulas já começaram e meados de outubro a dezembro.

Bom depois de todas essas dicas vou falar o que nós fizemos em 5 dias!

Ah!  O passeio no dia que chegamos para ver o por do sol na duna do vale da lua foi quase um  vendaval!
A parte das cavernas de sal foi tranquila, olhem só esses túnel feito pela água e a parte branca é sal!



Depois para subir a duna para ver o por do sol propriamente dito ventava tanto que nem óculos resolvia para que não ficássemos com areia nos olhos, orelhas, cabelos, enfim, estava difícil até para respirar...
Mesmo assim foi lindo!



Mais uma dica: nos 2 primeiros dias pelo menos, não fazer o altiplano porque assim o corpo vai se acostumando aos poucos com a altitude!

No dia seguinte fizemos a trilha Guatin – Puritama (rio quente) que levou 2hs.


Durante a trilha aprendemos os nomes de várias ervas, tipo rica-rica (no hotel tinha um pisco souer com rica-rica divino), pingo pingo, mas o que eu achei mais graça foi a cadeira de sogra, vejam só!





Terminamos a trilha nas piscinas termais de Puritama, uma delícia!




Esses tipo de passeio dá para fazer pelo Awasi porque o guia foi conosco andando enquanto o motorista levou nossas coisas no carro direto para as piscinas naturais, então quando chegamos lá já tínhamos além das nossas coisas, toalhas, roupões e uma geladeira com frutas, bebidas, etc. Mordomia das boas!!!

Voltamos ao hotel para almoçar e desansar, as 5hs saímos para ver o por do sol no salar do Atacama na Laguna Chaxa!



Essa lagoa faz parte da reserva nacional dos flamingos Soncor, foram tantas fotos de flamingos que fiz essa colagem pra vcs terem uma idéia!



Imaginem esse por do sol com direito a um vinhozinho e quijinhos levados pelo guia!




No segundo dia os meninos foram de bike até a Laguna de Pedra (tínhamos feito esse passeio de bike quando fomos da primeira vez e aconselhamos eles a irem, pois além de plano são só 20kl).



Ficamos um tempo tomando sol na lagoa e os meninos até se animaram pra entrar na água gelada (6 graus!) para ter a experiência de boiar nessa água tão salgada!





Infelizmente há 3 anos o pessoal proibiu o banho na Laguna Cejar (de águas turquesas) que fica ao lado da Laguna de Pedra por causa dos novos ninhos de flamingos...
Pena foi uma das coisas que nós gostamos mais na nossa primeira viagem, tb a água estava bem mais quente em fevereiro!



Voltamos para almoçar no hotel e ás 5hs saímos para visitar o Valle de la Luna na parte oeste do Salar do Atacama, o Vale da Morte e tb passamos pelo Vale do Catarpe para ver o túnel construído em 1930 para passagem da carne que vinha da Argentina para as minas, e depois fomos ver o por do Sol no Vale da Morte novamente com mordomia! Vinho, queijos, passas, nozes e chocolate, é praticamente um regime de engorda!



No terceiro dia fizemos o passeio para o Salar de Tara, é um passeio de dia inteiro onde subimos ao altiplano da Cordilheira dos Andes.
Começamos passando ao lado dos Vulcões Licancabur e o Vulcãi Pili o mais alto da região!
Vcs sabiam que o Chile tem 10% dos vulcões do mundo?
É!!! São 1.500 só no Chile!!!
E desses 150 estão nessa área, mas só 16 estão visíveis do salar do Atacama! 
E desses 3 estão em atividade! É tipo viver perigosamente!



Bom passamos por esses maravilhosos vulcões, passamos por Bofedal de Quepiaco e paramos na Laguna Diamante  para tirar fotos de dois Añañucas ou Taguas que brigavam por uma fêmea com direito a plateia de gaivotas andinas!




Depois passamos pela Caldera La Pacana e paramos em outro Salar Aguas Calientes.




Depois paramos em diversas formações rochosas, a mais famosa é a do monge, totem ou xamã!




De lá saímos por um verdadeiro "rally" na montanha até chegar nas formações chamadas As Catedrais



Depois vieram os Monges Blancos!



E finalmente chegamos ao imenso Salar de Tara.



Esse salar fica numa altitude de 3.422m e é repleto de flamingos! Isso mesmo esses minúsculos pontinhos brancos na água azul!

Almoçamos neste lugar maravilhoso, mas com um pouco de vento...



Na volta é interessante ver o carro ficar quase sem potência pela altitude, e nós algumas vezes com um pouco de falta de ar, mas nada desesperador.
Na volta passamos pelo Salar de Pujsa tb muito interessante, mas ventava tanto que não tiramos foto!
Além de tudo isso ainda tem os animais típicos do altiplano, vicunhas, alpacas e algumas lhamas!



Esse é um dos passeios mais bonitos do Atacama, portanto imperdível!

Neste dia a noite resolvemos fazer o tour astronômico no observatório Space, já tínhamos feito da outra vez que viemos com o francês, na época adoramos e eu estava louca para que meu filho tivesse a mesma emoção. Mas pedindo no Awasi eles nos convenceram que existia uma outra pessoa que fazia o tour pra eles e que era privado e excelente, depois de discutirmos eles acabaram nos convencendo... Pena apesar do rapaz ter boa vontade o único telescópio dele não é tão bom quanto os 5 ou 6 do francês, que além de tudo tem um humor maravilhoso!

Portanto não abram mão de ver esse céu maravilhoso a noite num dos horários (às 11 ou 12) com o francês!!! Ah! Reservem logo no primeiro dia pois as vagas são limitadas e cada tour é numa língua diferênte, então não arrisquem deixar para última hora, nem caiam na conversa que outros são iguais! Tb estejam bem agasalhados (com gorro e luvas), pois o deserto é gelado a noite!


No quarto dia os meninos foram cedo para ver o nascer do sol no Gêiser, eles adoraram e como nós já tínhamos feito esse passeio nos encontramos para um último banho nas piscinas naturais de Puritama!



Desta vez descobrimos que se vc ficar na piscina que está bem na frente do vestiário mais alto, além dela ser mais quente, pois a água vai esfriando de 2 a 3 graus cada vez que cai pelas diversas piscinas, ela é mais vazia, pois como não tem uma cachoeira aparente ninguém dá muita bola pra ela, mas o segredo é que vc entrando nela e andando para esquerda tem como se fosse um rio por onde ela chega, e se vc vai andando nele tem uma cachoeira lá na frente, bem isolada e muito linda!

Na volta meu filho resolveu que queria experimentar carne de lhama e lá fomos nós atras de algum restaurante que tivesse para almoçarmos, acabaram nos indicando o Ayllu, bem simples e atrás do hotel.



Bom a carne em si estava saborosa mas cheia de nervos gordura e osso... Tb experimentamos a carne de alpaca que deveria ser mais macia e portanto mais cara, mas estava mais dura que a de lhama... O que estava excelente foi o risotto de quinua e a cerveja feita em São Pedro, bom tb custou 20 reais!
A tarde acabamos descobrindo uma outra indicação de um restaurante chamado Baltinache onde os donos, um casal ele atacamenho e sua esposa mapuche fazem uma comida de fusão indígena onde teria tb guanaco... Bom esse vai ficar pra próxima!

Voltamos ao hotel e fizemos massagem, foi tão boa que se tivéssemos descoberto antes tínhamos feito todos os dias! As meninas, duas irmãs, são excelentes!

Às 5hs saímos para a Cordilheira de Domeyko para o tour de Yerbas Buenas fomos ver os petroglifos de influencia tiananacu ou licanantai que estão muito bem preservados.



De lá passamos pelo Valle Arcoiris para ver as diferentes tonalidades de cada montanha por suas rochas  impregnadas com óxido de ferro, óxido de cobre, enxofre, enfim uma beleza de tons sobrepostos que nenhuma foto faz jus!



A noite jantamos no hotel, comemoramos o aniversário do Rapha em alto estilo atacamenho, com pisco de rica rica e vinho!


Por tudo que vcs viram o Atacama sempre deixa saudades!!!



Ah! Aqui vão as dicas do nosso guia pra hotéis mais baratos em várias categorias, vale a pena conferir!!!

Kunza
Casa Atacama
Casa Don Tomas
Hosteria San Pedro

No dia seguinte saímos cedo para Calama, nosso vôo saiu às 10:30 com destino a Santiago, no aeroporto alugamos um carro e fomos para o Vale de Colchagua, continuando nossa viagem fazendo um tour pelas vinhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário