quinta-feira, 16 de abril de 2015

Datong - China



Chegamos em Datong ás 8:30, passamos no hotel Yungang Meigao Hotel e saímos para o primeiro passeio!
O hotel é surpreendetemente  bom, nossa suite é moderna e grande, enfim hotel comparável a qualquer outro 5 estrelas bom! A única coisa é que somente 1 pessoa fala inglês mas quando a coisa aperta chamam ela!
Ah! Nada de internet desde Beijing!
Em Beijing quando reclamei eles disseram que é proibido na China Face, Insta, mas que internet funcionaria… Até então em Hong Kong e mesmo Guilin e Lijiang onde os hoteis eram mais simples tudo funcionou perfeitamente, postei coisas no blog, no Insta, no Face…. Era feliz e não sabia!!!
Agora nada!
Wifi, nem pensar é o 4G que uso pro e-mail e WhatsApp, joguinho, nem tenho idéia de quanto vai dar a conta em São Paulo, mas em compensação pega perfeitamente em todos os lugares, nas estradas, enfim em toda a China!

De todo jeito vou escrevendo tudo e quando der posto tudo porque fazer o upload das fotos no blog é demorado até com internet boa…

Mas vamos lá, Datong é uma cidade que me surpreendeu! O prefeito parece que é amigo do pessoal do governo ou tem investidores ricos e está construindo uma cidade inteira! Muitos apartamentos novos! Me lembrou até Miami! Guardada as devidas proporções, mas perto das cidade que vi até agora na China foi a com estrutura mais moderna…


Diz meu guia que é umas das cidades fantasmas porque a maioria dos apartamentos estão vazios, mas fiquei observando que eles tem muitos apartamentos com cortina, adesivos do ano novo no vidro, muito tráfego, enfim não tive essa impressão…

As avenidas são enormes com 8 pistas e além delas dividido com uma grade de ferro bem bonita está a pista pra bicicletas e motos! Nossa morri de inveja!!!



Nada das pistas pintadas de vermelho numa avenida pequena! Aliás ando observando que apesar de todos os problemas da China, os governos, a população enorme, eles tem muitas estradas de ferro que funcionam, estradas de rodagem perfeitas, cidades novas sendo construídas, estão investindo em educação…
Os jardins das estradas e avenidas então nem se fala… Lindo…
Fico comparando com o Brasil… Pena…
Mas vamos lá, mostrar o que viemos ver aqui!


Fomos visitar as Grutas de Yungang que são um conjunto de 53 grutas e mais de 1.200 nichos budistas com mais de 51 mil estátuas de pedra que se espalham numa encosta de 1km de extensão!

Na época das olimpíadas eles resolveram refazer o templo que existia perto do complexo das grutas, pegaram o modelo original e construíram tudo novamente!



Impressionante! Tanto pela grandiosidade como pelo capricho.



Sabemos que é uma construção recente mas além de ter sido muito bem construído, tudo em pedra, estátuas em bronze como era originalmente, nós dá uma idéia muito boa de como era.




A construção da parte antiga das grutas começou em 460 com a proposta do mestre monge Tan Yao e a autorização do imperador da Dinastia Wei do Norte! Na época Datong era a capital do norte porque a China era dividida em 3 partes!


Essa obra terminou em 494 quando o imperador resolveu transferir a capital para Luoyang.



O local todo impressiona, mas algumas grutas são de tirar o fôlego!



Na época Ming resolveram construir uma entrada de madeira pra preservar algumas das grutas, olhem só que construção linda!




Mas o mais incrível estava dentro! Uma das mais belas grutas com um Buda enorme! Muito lindo! De cair o queixo!



Foi uma surpresa depois da outra!


Grutas lindas, um trabalho maravilhoso!


Um trabalho tão delicado e em pedra... Olha esses mil Budas de uma das grutas!




E este Buda enorme e lindo do final então!




Saindo de lá com a alma deliciada de tantas coisas lindas fomos almoçar e depois ao Coal Mine Museu, a parte interna estava fechada mas nos deixaram andar pela parte externa onde tem o maior carvão do mundo…



O lugar é bem sem graça… Acho que não vale a pena…
Bom mesmo foram as grutas! Muito lindo esse lugar!



A noite jantamos no hotel no restaurante chinês, uma dificuldade pra fazer o pedido, mas aí trouxeram um cardápio com fotos! Perfeito!
No nosso segundo dia em Datong fomos visitar a Wooden Pagoda pela manhã.
Um aparte importante aqui, no nosso roteiro essa pagode seria visitada a tarde mas nosso querido guia e motorista resolveram trocar e colocar ela de manhã sendo assim pegamos nosso segundo passeio o templo mais impressionante a tarde o que nos fez visitá-lo na sombra!!!
Fica a dica pra que isso nunca mais aconteça! Pra quem vem para cá o Hanging Temple deve ser visitado de manhã!!!





Mas vamos lá, a Wooden Pagoda foi construída por uma minoria étnica chamada Kitan vindos da Mongólia e segundo nosso guia é a maior em espaço interno de toda a China! É um trabalho maravilhoso de encaixes de madeira!
Já resistiu a vários tremores de terra! Dentro tem esse Buda lindo!


Se vcs notarem esse buda foi quebrado no coração e parte do peito porque sempre nestas imagens antigas eles colocavam dentro um coração de ouro e nesse foi roubado...

Almoçamos e a tarde fomos ver o Hanging Temple ou Xuankong Si o famoso templo suspenso apoiado em finos pilares de madeira.



Esse templo fica numa das 5 montanhas sagradas da China a Heng Shan tb conhecida como Beiyue (Pico Norte), construído na Dinastia Qing tem 40 halls encavados em cavidades da rocha cobertos com fachadas de madeira.



Dizem que ele foi construído nessa altura porque os primeiros templos construídos aqui foram levados nas enchentes do Rio Heng e que então resolveram construir este mais acima….  A história é meio fantástica mas o resultado e esse templo que parece pendurado precariamente nos rochedos!



As “varandas” de madeira são super estreitas!


 Mas em cada nicho há lindas imagens de Buda!


Uma surpresa em cada hall que se interligam por pontes e passarelas! É um templo ecumênico no hall das três religiões tem imagens de Confúcio, Buda e Lao Tsé!
Pena não termos pego o sol batendo de frente, as fotos teriam saído mais bonitas ainda!!!


Voltamos para o hotel com a sensação de ter visto um dos lugares mais extraordinários já feito pelos homens!
No hotel resolvemos experimentar o buffet pra variar, fomos até o lugar e a recepcionista não nos deixou entrar, nós falávamos o número do quarto e nada... Aí chamaram a fulana que falava inglês e já nos conhecia, ela nos mostrou o buffet e aí, adivinhem? Não nos deixou sentar sem pagarmos a conta antes! Morri de rir!
Isso porque de manhã tinha chamado a camareira e dado meu sapatênis pra ela engraxar, isso dentro da caixa que estava escrito que era só deixar lá que eles engraxavam! Em inglês claro... Já tinha deixado um dia antes e nada... Bom ela veio e não queria levar meu tênis. Coloquei a caixa na mão dela e fechei a porta! Deu certo ela me trouxe assim que cheguei a tarde no hotel, perfeito parecia novo! Mas adivinhe? Precisei pagar na hora, mas até entender o que ela queria foi duro, ela não parava de falar chinês, eu tentava fechar a porta e ela não deixava! KKKKK Coisas da China!
No nosso terceiro dia em Datong, achei que já tinha visto tudo do lugar, mas fomos conhecer um templo Huayan Si ou Huayan Temple que é do mesmo periodo da dinastia Liao perto da cidade velha. Deste templo todo sobrou só uma parte, o resto todo do complexo com diversos templos foi reconstruído pelo prefeito atual e levou 3 anos!



Sinceramente está muito bem feito, tudo em pedra exatamente como era.


Claro que é tudo novo, mas as pinturas, o cuidado com os objetos colocados, incensários, tudo muito bonito.


Fiquei admirada, porque além de dar uma bela ideia de como era está lindo.


Das construções antigas sobrou o maravilhoso Hall do Grande tesouro de Huayan Si (Daxiong Bao Dian) que é o maior espaço interno construído na época em toda a China!
Isso foi possível por que os construtores da época inventaram uns tipos de suportes de madeira que fizeram com que pudessem ter sido eliminadas 12 colunas!
Um trabalho maravilhoso e todo em madeira!
Dentro estão 5 estátuas construídas no período Ming lindas!



Num outro templo dentro do complexo tb tem um Buda muito bonito!


No subsolo deste mesmo templo tem em sala toda forrada de latão com mil estatuetas de pequenos Budas.



No meio da sala encontra-se a coisa mais importante do local, um relicário com um cristal. A história é a seguinte quando um monge é cremado, nas suas cinzas  pode-se encontrar um cristal o significa que ele encontrou o estado Budico ou iluminou. No meio desta sala se encontra o cristal/relíquia dentro de uma pequena stupa dourada.



Num outro templo tem as estátuas mais antigas de Buda, ladeadas por divindades…
Ainda pudemos ver algumas estátuas tão antigas onde o rosto do Buda tem um formato mais arredondado com olhar mais fechado, são chamados pela população de cara de sapo…


Impressionante todo esse complexo!
Saindo passamos pra ver a tela dos nove dragões que na verdade é um mural de azulejos criada para ficar na porta do palácio do 13 filho de Hangwu, primeiro imperador Ming. Esse painel tem  45 metros e é lindo!



E acreditem o prefeito está construindo na frente dele o antigo palácio desse príncipe! Deve ficar pronto em um ano ou 2! É inacreditável! Não é simplesmente uma replica não, é perfeito com telhas esmaltadas da cor, enfim tudo perfeito como era! Dá pra imaginar o que deve custar?

Depois de toda essa beleza fomos almoçar… Sem expectativa alguma claro, as refeições tem sido em restaurantes chineses indicados pelo guia e perto dos passeios e temos comido muito bem, mas em lugares simples.

Quando chegamos no restaurante já fiquei impressionada com o painel e o teto da recepção tudo entalhado na madeira. O painel com a cidade de Datong antiga e muralhada, e o teto todo com um lindo entalhe folhado a ouro…
Aí nosso guia nos disse que teríamos que esperar um pouco pela mesa e que poderíamos andar pelo restaurante se quiséssemos porque ele era antigo e parecia um museu…



Bom ficamos encantados com o lugar, inteiro com pinturas, entalhes enfim uma decoração de palácio! Aí fomos buscar a explicação… Esse restaurante chama-se Fenglinge e tem 700 anos! É da época Ming!
Até a moça limpando cada bolinha dos bonsais é incrível!


A especialidade é a comida Shaomai que teve influência de várias regiões e etnias. O Dim Sum é maravilhoso, olha só a foto! A sopa de cordiceps tb vale muito a pena! Com certeza todos os pratos são ótimos e tem fotos!!! Cardápio com fotos aqui na China é essencial!



Ah! O chá de crisantemos tb é muito bom!



Depois desse maravilhoso almoço fomos conhecer o forte antigo De Sheng Bao na divisa da província de Shanxi (onde fica Datong) e a Mongólia Interior que é uma região autônoma da China, interessante mas bem simples, só sobrou o portão da foto abaixo.



 O restante da muralha em estado bem precário, acho que não vale a pena!



Pra quer quiser visitar Datong acho que dá perfeitamente pra fazer em 2 dias. O avião que vem de Beijing sai as 7 da manhã portanto chegamos ás 8:15 da manhã em Datong, neste mesmo dia visitamos as Grutas de Yungang, almoço e volta ao hotel.
No segundo dia dá perfeitamente pra fazer o Hanging Temple ou Xuankong Si de manhã pra pegar o sol batendo nela, a Wooden Pagoda, almoçar no imperdível Fenglinge e a tarde visitar o templo Huayan Si ou Huayan Temple.




Não é necessário ficar um dia a mais como fiquei, pois os outros sites não valem a pena!

Saímos de Datong com destino a Pingyao aproximadamente 6h de carro. O dia estava nublado, mas durante o percurso começou a chover e esfriou muito! Chegamos lá com 2 graus!!! Mas isso tudo vai estar na próxima postagem!

Um comentário:

  1. Obrigado pelo passeio. Foi por acaso que vos encontrei. Estava a estudar Arte na China. Vocês foram uns magníficos cicerones.

    ResponderExcluir