segunda-feira, 20 de abril de 2015

Pingyao - China

Saímos de Datong com destino a Pingyao ás 9 da manhã porque são aproximadamente 6h de carro. O dia estava nublado, mas durante o percurso começou a chover e esfriou muito!
Eu estava com meu casaco de frio na mala de mão, mas o Fernando estava de calça de brim, mas dentro do carro com ar quente não deu pra passar frio...

Paramos para almoçar em Taiyuan uma cidade industrial que há 10 anos não tinha nada e hoje é moderna e cheia de prédios novos… Incrível! O maior problema é a poluição da região que tem muitas fábricas. Taiyuan é a capital da província de Shanxi. O restaurante Shan Xi Guild Hall que nosso guia escolheu é típico da comida da região, noodles! Por causa da chuva acabamos atrasando e não pegamos as demonstrações que eles fazem com a massa, mas assim mesmo pegamos uma sala privada e a comida foi deliciosa!
Comemos um tofu feito com ovos muito bom, outra coisa da região são uns cogumelos medicinais bem interessantes! Tem tb o vidrinho de vinagre que vc toma antes da refeição para ajudar as enzimas na digestão!

Em frente a esse restaurante fica a faculdade que foi fundada por um inglês que trouxe muitos ensinamentos e filosofias pra cá no começo do século XX… Tem fotografia dele por todo o restaurante!
Depois do almoço iriamos passar em 2 lugares no caminho pra Pingyao, mas apesar de ser só 14:30 a temperatura estava em 2 graus!

Na primeira parada ainda estava chovendo fraquinho, mas o bastante pra nos molhar… Visitamos mais famoso templo da região chamado Jince Temple que é raro por ser um templo antigo que reverencia os ancestrais.
Além disso é famoso por seu lindo jardim, pontes e pavilhões!

Quase morremos de frio mas conhecemos tudo!

O lugar é lindo, com jardins lindos mas são as árvores de 1.300 anos que fazem sucesso!!!
As construções antigas são da época Ming!

Mas acabamos fazendo tudo correndo por causa do frio... Uma pena...

Tiramos fotos até da pagode na saída e fomos nos esquentar no carro!

Pulamos o outro passeio e chegamos no hotel com 0 graus e chuva!
Esse frio todos nos custou uns 15 dias de tosse e acabamos experimentamos diversos medicamentos chineses! Um deles deve ter resolvido o problema...
Ficamos no hotel butique Jing’s Residence At Ping Yao dentro da cidade antiga, um chame! Difícil de chegar com chuva porque os carros não entram dentro da muralha, mas valeu a pena!

A construção deste hotel que fica dentro das muralhas da cidade antiga é de 1644, foi a casa/comercio de um mercador de seda da dinastia Qing, em 1949 tornou-se uma loja de fotografias e depois disso uma clinica de olhos e por fim uma oficina!
Em 1998 Miss Yang Jing comprou a propriedade para morar, alguns vizinhos acabaram por vender suas casas para ela também, pois queria ir para a cidade nova. Desta maneira a propriedade tornou-se maior, porém seu negócio produção e exportação de coque metalúrgico (nem sabia o que era isso! pesquisando é um produto feito a partir de misturas de carvão para ser usado em usinas integradas!) se expandiu para Beijing, então ela resolveu fazer um hotel butique do local por sua admiração pela construção e mobiliário Ming.

A obra levou 4 anos pra ficar pronta e realmente ficou um charme!
O hotel tem só 19 quartos e mesmo a suite não é grande, pois obedece os espaços da época... O restaurante tem uma cozinha de fusão que é muito boa! O SPA vamos experimentar amanhã!

Para visitar a cidade antiga de Pingyao basta um dia!
Pingyao também fica na província de Shanxi e foi o maior centro financeiro da Dinastia Qing, seus registros datam de mais de 2.700 anos!

A cidade antiga é toda muralhada com mais ou menos 4.000 construções em estilo da época Ming e Qing por isso foi considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1997. Suas muralhas tem 6.4km de extensão e dentro delas ainda moram 50.000 pessoas.
As atracões são passear pela cidade e ir parando para visita várias construções que são abertas ao publico como o banco mais antigo da China...

... a escola de lutas marciais, a casa de um mercador considerado rico onde tem móveis da época...

... a cadeia que é bem grande por sinal! Essa é a sala do juiz...

Entre uma coisa e outra vamos aproveitando pra ver todo o tipo de coisas que são vendidas pelas ruas! Tem muitas bugigangas, mas tb tem coisas super interessantes como essa massa cozidas nas cestinhas, a cara é ótima!

Outro passeio interessante é o Templo do Confúcio!

Para chegar nele nosso guia sugeriu que subíssemos nos muros da cidade e déssemos a volta por cima dele pra chegar ao outro lado onde o templo fica. Foi uma idéia ótima!

Depois descemos para chegar até o templo, uma vista mais linda que outra!

Finalmente chegamos ao templo!

Bom não tem nem o que falar dessas construções, são lindas... Tem um pátio grande dentro com o templo principal ao fundo e altares nos lados....

Sempre com um grande incensário no meio do jardim!

Esses são os alunos... Tudo bem interessante!

Mas eu fiquei apaixonada mesmo pelos telhados!

Cada telha mais linda que a outra!

Até em cima do portal onde mostra que neste templo podem ser feitos os exames mais avançamos da época que eram para quem queria entrar no governo, tem telhas!

E olha só que trabalho!

Portanto pra conhecer o Templo fica a dica preciosa do guia! Subir na muralha pelo portão principal e ir andando por cima até perto do templo, é um passeio bonito!

Depois visitamos o templo taoísta Pingyao Chenghuang Temple que é um dos mais preservados da China, ele foi reconstruído após um incêndio na dinastia Quing. É uma beleza de trabalho de arquitetura!
Além de todo trabalho de madeira e desse telhado lindo tem os 2 murais de época dentro do templo que sobreviveram a revolução porque foram protegidas com gesso, já as imagens foram destruídas e colocadas novas recentemente.

Fomos voltando para os lados do nosso hotel a pé e claro nos deliciando com cada parte dessa cidade toda preservada!

Porque o passeio mesmo é conhecer a cidade! Parece que estamos na China antiga e o melhor, sem turistas! Por isso aconselho a quer quiser conhecer, venha rápido antes que vire moda!

O restaurante indicado tanto pela internet como pelo guia o Yunjin Cheng estava fechado na hora do almoço, nosso guia então nos indicou outro quase na frente com lanternas em formato de peixe para provarmos a famosa beringela que eles fazem, como não há peixe nesta região eles usam a receita do peixe para fazer a beringela, vale a pena experimentar, muito boa.
Já o noodle local chamado Wantuoze deixou a desejar…

Na volta fizemos a Massagem Swedish do hotel mas foi bem fraca, muito óleo e bem leve…
O restaurante do hotel é muito bom e resolvemos jantar novamente nele, amanhã saímos ás 11h com destino a Shangai!