domingo, 12 de abril de 2015

Guilin - Yangzhou

Pegamos um vôo em Hong Kong com destino a Guilin, nosso hotel White House fica no centro ao lado do Lago Banyan, nossa guia que era muito simpática, quando nos deixou no hotel nos aconselhou a darmos um passeio antes da janta para ver as luzes no lago. A vista do hotel pro lago da na lateral de uma das muitas pontes e nos entusiasmou a seguir o conselho!

No final da tarde muitas pessoas passeiam pelos 3 grandes lagos da cidade pois eles iluminam as pontes e árvores... Bom, meio colorido pro nosso gosto, mas o local é muito bonito!

Todas as pontes e construções como este pagode em formato de barco e esta porta são de mármore entalhado! Um trabalho incrível!

Foi um passeio gostoso, andamos umas 2h e abriu nosso apetite para a janta! Nosso hotel foi a casa de um general, foi todo reformado, os moveis continuam os mesmos e arranjados de maneira bem estranha… Nossa suite tinha um vista bonita do lago e era silencioso!

A única menina que falava inglês do restaurante e que nos apresentou o buffet, na verdade não sei bem o que entendia do que a gente falava e quase não tinha nenhum vocabulário, resultado pedimos água 1 com gás e uma sem e vieram 2 copos com água quente!

Nosso noodles pedidos exaustivamente por nós sem pimenta vieram apimentadíssemos!
Depois descobrimos um pequeno buffet atrás do buffet de sobremesa com comida Wester!
Foi o melhor da noite!

No dia seguinte saímos cedo para pegar o barco para fazer um trecho do Rio Li que conecta Guilin a Yangzhou e que tem a mais linda e mística formação de pedras de  limestone.

Essas pedras ficaram com esse formato peculiar porque a milhões de anos atrás esta parte toda era coberta pelo mar, com o movimento das placas tectônicas houve um vazamento de toda essa água deixando a vista estas maravilhosas formações!

Os barcos são muitos e com muitos turistas a maioria chineses. Uma dica é pedir pra guia colocar vcs no barco que sai primeiro assim não terá barco na frente o que pra fotos é ótimo! Infelizmente não pegamos um dia bom, estava nublado o que para muitos torna a região mais mistica, mas sinceramente preferia ter pego um tempo melhor… Mas como sempre digo numa viagem de 45 dias é difícil pegar todos os dias bons e tb Guilin tem o maior índice de humidade da China, portanto nada fácil pegar uma época de seca…

O lugar é lindo e as formações maravilhosas! É parecido com Halong Bay no Vietnã, mas lá são diversas ilhas no mar, que é lindo tb! Pra quem quiser ver é só entrar no post do Vietnã da pagina principal!

O passeio leva 4 horas e na última hora quando as formações diminuem é servido o almoço que deixa muito a desejar…
A coisa mais interessante do almoço foi o vinho da região servido olhem com o que dentro da garrafa!

Mas esse não experimentamos não!
O lugar realmente merece a fama que tem!!!

O trajeto de barco termina na cidade de Yangzhou que é muito bonita, tem formações grandes praticamente em volta da cidade toda o que deixa o visual muito bonito.

Logo na chegada já vimos os pescadores com os famosos Cormorants que são usados há anos pelos chineses para pescar, é uma tradição antiga onde a ave ajuda o pescador a pegar o peixe do rio!

O porto fluvial chega nas ruazinhas da cidade, todas com lojinhas e muito chinês querendo vender coisas pra gente! Mas eles são simpáticos e não invasivos! Claro que tem que pechinchar né? A guia já tinha nos falado, sempre ofereça entre 30 a 40% do valor pedido!

A primeira lojinha que paramos foi uma de chá!

Aprendemos coisas novas sobre o chá e também fizemos a degustação de muitos tipos de chá!
O jeito de preparar o chá no estilo chinés é muito diferente! Tirando o chá verde que é o menos fermentado os outros todos do Oolong em diante até chegar no mais fermentado de todos que é o preto devem, segundo eles, ser lavado ou seja, eles colocam água fervendo, deixam um minutinho e jogam essa água fora usando para escaldar os copinhos, tampas, enfim tudo que está na bandeja que já tem uma parte em baixo para conter todo esse chá jogado!

O chá da região é o Pu'er que tem uma fermentação mediana pra forte, um pouco menos que a do chá preto, e a característica dele é a maneira com que ele é guardado.Quanto mais tempo ele tiver mais caro e gostoso ele fica isso se foi bem conservado! Acabamos comprando um de 20 anos! A característica desse chá Pu'er é um chá mais encorpado, bem saboroso mas que não perde a suavidade! Foi aqui que aprendi que chás que amargam não foram bem fermentados e conservados…
Nas diversas lojinhas da cidade eles vendem de tudo, roupas, sapatos, bugigangas, mas o mais legal são as coisas típicas como a bala de gergelim feita na hora! Eles batem o gergelim num pilão gigante cantando e depois puxam ela, olha só!

Incrível! E as pimentas então?
Eles misturam alho com pimenta....

... e vão batendo com a faca até ficar tudo bem misturado!Vai pro vidro e é vendido; em todo restaurante tem esse molho!

Depois fomos fazer um passeio pela área rural, mas sinceramente não vale a pena… Não tem construções típicas nem nada, é desarrumado e sujo, voltamos na metade!

Nosso guia de Hong Kong tinha nos falado do show do diretor, cineasta e coreógrafo Zhang Yimou, que foi quem fez a abertura dos jogos Olímpicos de Pequim. Já tínhamos marcado de São Paulo pra ver o Show do West Lake em Hangzhou que todo mundo dizia que era imperdível, mas não sabíamos que esse show fazia parte do Zhang Yimou’s Impressions Series. E tb não sabíamos que teria em Yangzhou e em Lijiang, 2 cidades que faziam parte da nossa viagem.
Aí pedimos para a agencia comprar lugares pra nós nessas duas cidades tb, pra isso teríamoss que ficar até de noite em Yangzhou e pra matar o tempo fomos fazer reflexologia num típico lugar indicado pelo nosso guia de Hong Kong. Foi muito bom porque estava muito frio e chuviscando na cidade e relaxar com escalda pé foi delicioso!

Depois jantamos cedo lá pelas 6 da tarde já perto do local do show porque apesar de estar chovendo um pouco, o local que é ao ar livre estava lotado e cabem 2 mil pessoas por apresentação!
A sorte é que tínhamos pedido lugares vips e cobertos! Foi a melhor coisa!
O cenário é inimaginável! É uma parte do rio Li que forma uma baia com as formações no fundo, e o show se passa na água, ou seja o palco é tudo isso que vcs estão vendo e os participantes atuam na água!
Uma das coisas mais lindas que já vi!

É claro que a foto não consegue mostrar a grandiosidade disso, mas pelo menos dá uma idéia...
O visual e as músicas são impressionantes!

São mais de 300 figurantes!!! Não dá pra explicar o que é! A gente fica tão boquiaberto que nem pra comentar com a pessoa do lado dá!
Tudo vai mudando se transformando e a gente não entende como!

Fica sem palavras mesmo!!!
E com vontade de ter feito um curso de fotografia antes de vir!!! Promessa feita a mim mesmo antes da próxima viagem!!!

Essas foram as únicas fotos boas, pois eles se movimentavam muito e muitas fotos saíram manchadas...
O show teve duração de 1h e depois levamos mais 1:30h para voltar pra Guilin de carro, mas valeu muito a pena!

No dia seguinte saímos cedo pra dar tempo de visitar mais alguns lugares de Guilin antes de pegarmos o vôo para Lijiang.

Passamos para ver a formação rochosa Elephant Trunk Hill que é o cartão postal da cidade.

Depois fomos ver uma pequena caverna onde tem 239 estátuas com imagens do Buda chamada Pearl-Returning Cave, as estátuas são de épocas diversas mas a maioria é da Dinastia Tang (Séc VII) e Song (SécX).
No mesmo local tem a famosa Sword Testing Stone.

Guilin é uma cidade incrível, tem muitos lagos e rios rodeados de jardins e todos eles são frequentados pelos moradores que passam e pratica danças e exercícios!

Visivelmente uma cidade alegre!
De lá fomos ver a Reed Flute Cave, com certeza a maior e mais linda caverna que eu ja vi!
Formada em natural limestone há 180 milhões de anos!

São inúmeros estalactites e estalagmites com formações as mais diversas formações possíveis!
Nunca vi nada igual!!!

Tenho tanta foto dessas formações que daria um post só dessa caverna!
Além dessa maravilha ainda tem 70 inscrições datadas de 792 época da dinastia Tang.
Na ida para o aeroporto ainda paramos na mais antiga loja de pérolas da China e claro que comprei uma né? Uma gold maravilhosa!!!

Depois de tudo isso pegamos um vôo com escala de 3 horas um Kunming com destino Lijiang! Dá pra imaginar como chegamos cansados ás 10h da noite no hotel? Vida de turista não é fácil!!!
Mas isso eu conto no próximo post!