segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Japão 5 - Kanazawa


Kenrokuen Garden


Viemos às 9hs já com malas de Yamashiro Onsen para Kanasawa. Chegamos depois de 1h de viagem e fomos direto conhecer o  Kenrokuen Garden parque do Kanasawa Castle. 

Maquete de como teria sido o Castelo de Kanazawa


O castelo em si foi destruído muitas vezes e hoje só sobrou dele o Ishikawamon Gate e a ponte Ishikawabashi. 




O Kenroukuen Garden é um jardim com 8.750 árvores, fazia parte do palácio de Kanazawa do período Edo; de 1583 até o final do período foi morada do poderoso Maeda Clan, senhores da região Kaga ( botão da flor de ameixeira), reformado em 1774 sua remodelação continuou até 1874 quando foi reaberto ao público. Hoje é considerado um dos jardins mais bonitos do Japão porque tem seis qualidades. 
Normalmente um bom jardim tem 3, 4 ou 5 qualidades, mas este tem 6!
São elas em negrito:




1 - Espaço aberto grande



2 - Reclusão - Que leva a introspecção profunda...








3 - Paisagismo feito, mas com um ar de antiguidade



4 - Ingenuidade



Não tinham cerejeiras floridas ainda, mas pudemos ver as Umês ou ameixeiras floridas! Ambas símbolo de transitoriedade e fragilidade da vida.





5 - Água Corrente
Significa a continuidade da Vida simbolizando o nascimento, o crescimento e a morte.

Tobi Ishi (o caminho) ou Taiko Bashi (ponte) que representa a evolução para um nivel superior, engrandecimento, amadurecimento e autoconhecimento. Pedras e areia simbolizam caminho sagrado.








  
6 - Vista panoramica 
Para uma visão maior além do mundo contemplando o sagrado.



Esta abaixo é a famosa antiga Toro (lanterna de pedra) Kotoji (porque tem 2 pés) seu significado é a iluminação da mente de quem percorre o jardim induzindo a concentração.




Outra característica do jardim são os antigos pinheiros com seus galhos suportados por toras de madeira.




Os pinheiros simbolizam  o silêncio e a eternidade por ficarem verdinhos mesmo no inverno.





A fonte tem um significado simbolico de limpeza, da purificação antes da meditação no jardim. Esta é a mais antiga do Japão operada por pressão natural de água.



Estava um dia lindo e o jardim é muito bonito.


Turistas se divertindo com trajes alugados!



A técnica Yukitsuri também pode ser vista nesse parque, são cordas em formato de cone colocadas pra proteger a arvore das nevascas do inverno. Já não tinha quando chegamos.




Depois de 1hora andando pelo parque fomos visitar o famoso mercado de peixes de Kanazawa, eu tinha lido que era menor que o de Tokyo e até pensei se valia a pena ir... Ainda bem que fomos porque foi muuuuuuuito melhor que o de Tokyo!  



O Omicho Market é o maior mercado de peixe da província de Kaga desde o período Edo, fica no centro da cidade e é super arrumado! 



Tem tanta quantidade e tanta variedade de peixe que fiquei imaginando se tem gente pra comer tudo isso…




Os kingcrabs e outros caranguejos ficam presos vivos, amarrados em caixas, fiquei com dó…. Se mexem! Fiquei imaginando quanto tempo presos ali antes de morrer.... Não sirvo pra essas coisas…



Olhem só esses camarões com ovas!



Uni ou ouriços do mar!




Mas o mais pitoresco foi essa vendedora! Fora do gráfico totalmente! kkkk


Almoçamos num restaurante de sushi e sashimi chamado Sentori que o motorista tinha nos reservado quando falamos que gostávamos. Ele era ótimo! Ele era guia nosso e da guia! kkkkkkk  Foi muito bom. 




Passamos em mais 2 lojas de porcelana e uma de laca onde encontrei uma amiga que não via há muitos anos! Incrível essas coincidências!
Estavam em 2 casais e tb possessos com diversos problemas anteriores com a guia! 

Então pude ver que não sou só eu! 


Eles estão em Tamashiro Onsen num yokan e tinham vindo até Kanasawa pra ver o museu que estava fechado! 

Dessa vez estavam muito bravos com a guia que nem sabia que estava fechado e nem pediu desculpas... Uma hora de carro pra nada... Incrível o pouco caso desses guias aqui.




Também senti isso muitas vezes, em Kyoto, até falei pra minha guia que não pretendíamos vir mais pro Japão, que era longe, por isso não era assim simplesmente ela achar que não dava pra ir num lugar previamente combinado, pago, que estava no roteiro e era uma das principais atrações do local e tudo bem! Um descaso com o turista…. 
Muito ruim essa sensação de despreparo e pouco caso demostrado pelos guias daqui.



Falamos do Eiheiji Temple, para que fossem pra lá que valia muito a pena, mas a guia disse que não dava, que era longe… Com certeza não queria ir… Porque daria muito bem pra irem, eram 14:00hs e fechava ás 17:00hs! Eles chegariam as 15:00hs! E na saída era perto do hotel deles.... Uma pena….



Eu já estou num ponto aqui que não pergunto mais nada, simplesmente informo o que quero e mando fazer. Funciona.

No começo éramos cheios de dedos, sendo super polidos, aí vi que nada dava pra fazer! Agora é assim, falo: quero fazer o que está escrito aqui no meu roteiro! 

Se está fechado ou não da pra ir quero ir amanhã! Não quero saber! Se virem! Aí a guia conversa com o motorista e da pra ir! Gozado isso né? Aí a pergunta: Porque falou que não dava então? 

Se a gente cobra essa resposta elas desconversam…. Fingem que não entendem! E não é só pra isso não! Se a gente pergunta algo que elas não sabem e que poderiam simplesmente responder que não sabem fingem que não entendem o inglês! Desconversam…. Isso cansa! 



Nunca imaginei que fosse assim aqui… Essa minha amiga tb estava cansada e muito chateada com as guias...

Em Kanazawa tem muitas lojas de Laca da região, a maioria tem uma laca mais simples e utilitária, as mais bonitas como abaixo são poucas e muito caras. Eu gostei de uma caixinha pequena de uns 5cm e custava US$6000.00!




Eu não era uma apreciadora de Laca mas depois que fui pra Myanmar e vi o processo todo fiquei apaixonada! Mas gosto das mais antigas, em Kyoto vi uma caixinha antiga muito linda com laca preta, vermelha e desenhos coloridos, linda demais, mas já tínhamos gastado tanto com objetos antigos lá que não comprei.... Me arrependi..... Era a metade do valor daqui.

Kanazawa é uma cidade com 450.000 habitantes e tem uma universidade importante. Tem Laca, porcelana, mas a cidade em si é como as outras com construções simples, não é muito charmosa.



Bom eram 3h e segundo a guia os passeios tinham acabado por hoje… 



Bom até agora a cidade não me encantou muito, vamos ver amanhã...


Kanazawa Station

Nossa agência de SP nos disse que o melhor hotel é o ANA Crowne Plaza Hotel Kanazawa que é bem fraquinho, fica na frente da estação de trem, mas conhecendo agora a cidade a localização do Tokyu Kanazawa Hotel com certeza é muito melhor, fica na frente das lojas boas e ao lado do parque. Da pra andar a pé nesta região toda.





Como era cedo saímos a pé pra dar uma volta, tínhamos visto de carro esta parte de lojas e queríamos ir até lá. Andamos uns 20 quarteirões sem nada interessante pra ver, o que foi rápido de carro era longe a pé! KKK 





Pelo menos no caminho achamos um tempo bonito!
O Oyama Linja Shrine dedicado ao senhor feudal 
Toshiie Maeda que foi o segundo mais rico feudo depois do Shogum.




Depois descobrimos que ele fica numa lateral do parque, andar sozinhos e descobrir coisas foi muito bom! 

Percebi como estava incomodada com guia o tempo todo... Gozado porque nunca tive isso antes e olha que a Ásia toda sempre tivemos guia na maioria das cidades, bom acho que se tivéssemos feito sem aqui no Japão teria sido muuuuuito melhor.
Compramos chocolates na loja Godiva da avenida que estávamos e voltamos para o hotel a pé, fomos pelas ruas de trás da avenida principal da Estação de trem, no começo foi meio sem charme... Olha só!



Mas depois chegamos numa rua de pedestres com varias lojas que vendem coisas pra templos e também coisas pro dia dos meninos - Kodomo no hi e das meninas - Hinamatsuri  É tipo um dia das crianças, mas separado de meninas e meninos.
O Hinamatsuri cai na época do desabrochar das flores de pessegueiro. Nessa época é montado na casa o Hino Ninguõ nome dado ao sofisticado conjunto de bonecas e objetos em miniatura decorativos, as bonecas são vestidas ao estilo da Era Heian (794-1185) e são montadas em 7 prateleiras forradas de seda vermelha seguindo a ordem de cima pra baixo da Família Imperial até abjetos simples representando as pessoas comuns.


Este casal compramos pra netinha!

No dia 3 de março a menina convida seus amigos para um chá na frente das bonecas e é oferecido bolinho de arroz e sakê sem álcool, é uma tradição antiga onde a anfitriã canta e se torna importante.  


Armaduras em tamanho infantil para presentes do dia do menino!

O Kodomo no hi são usados bonecos de Guerreiros Samurais, o jardim é enfeitado com koinobori (literalmente subida das carpas) carpas de tecidos que simbolizam a força e a determinação normalmente destinado ao filho mais velho.




A casa internamente também é toda enfeitada com capacetes, armaduras, espadas.
Nós descobrimos tudo isso depois de entrar numa loja que vendia coisas do dia dos meninos procurando capacetes pra levar pros netos.
Ficamos bobos com a sofisticação das roupas de samurais para este fim!





Também vimos muitas coisas interessantes passeando pelas ruas como o Temari, te significa mão e mari significa bola, esse trabalho das bolas chegou ao Japão em 1600 vindo da China e virou uma tradição. Dentro tem materiais que fazem barulho, pode ser arroz, pedrinhas, enfim o que tiver a mão!

No fim andamos uns 50 quarteirões! 


Tsuzumi Gate criada no estilo Tori, mas em madeira no formato de um capacete de samurai, é um simbolo de Kanazawa 

Jantamos no restaurante Kaga Teppanyaki do hotel pra provar novamente o delicioso Kobe Beef! Estava divino!






O Kobe ou outro similar porque aqui dependendo da região a carne no mesmo sistema de engorda recebe o nome da região é incomparável a qualquer outra que eu tenha comido em qualquer outro lugar! Simplesmente inesquecível!


No dia seguinte saímos às 9hs fomos ao Suzuki Taisetsu Museum que na verdade é um memorial, a construção é moderna, pequena e tem um pouco da vida deste filosofo Zen com fotos dele. 





"Este museu não é um lugar pensado apenas pra mostrar exposições. Foi também pensado para que os visitantes possam se encontrar com Daisetz Suzuki de mente aberta, pra serem inspirados a contemplar os seus próprios pensamentos enquanto estiverem aqui"








Já neste primeiro museu percebemos que nossa guia não conhecia muito do lugar, tinha vindo de trem e perguntava tudo pro motorista, se ele tb não soubesse ligava pra agência se informava e depois nos explicava… Bom pelo menos ela passeou e tirou fotos tb…. 





Segundo o motorista teria um jardim muito bonito atrás do museu e saímos a pé por ele, mas nada demais. 




Museu do Século 21



Em seguida fomos ao 21century Museum ou Museu de Arte Contemporânea de Kanazawa desenhado pelos arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa em 2004, mas estava fechado se preparando para próxima exibição, deu pra vermos 2 obras e meia! Isso mesmo! 

Blue Planet Sky - James Turrell


A primeira delas foi do James Turrell era idêntica a que tínhamos visto em Naoshima no começo da viagem.

Color Activity House - Olafur Eliasson 2010

A outra foi a Color Activity House que com as 3 cores primárias em vidros curvos proporciona a visão com várias cores secundárias pela sobreposição das cores.Mas uma vez já tínhamos visto a obra em Naoshima também.




A terceira que é uma das obras mais famosas desse museu é do Leandro Erlich chamada Swimming Pool que deveria ser vista por cima e por baixo dando a impressão perfeita de água.



Mas a parte da entrada na parte de baixo da instalação estava fechada! Pudemos ver só por cima... Esta é a capa do livro dele, dá pra ter uma idéia do que teríamos visto.




Foi uma visita rápida já que não pudemos entrar...



O que deu pra perceber é que a cidade não tinha quase nada de coisas de lazer fora o parque pra população, então fizeram esses museus há alguns anos, um investimento percebido em toda parte do Japão na mesma época, no caso deste mesmo fechado estava cheio de gente pelo jardim, biblioteca e brinquedoteca…


Tinhamos hora marcada pra visita no Myoryuji Temple apelidado de Ninja Temple por ter diversas passagens secretas, pois era onde o senhor feudal frequentava, tendo várias escadas, e rotas de fuga caso houvesse uma ameaça a vida dele. Dizem até que pode ter um corredor subterrâneo que levasse até o palácio mas nunca foi provado a existência.



O esquema é bem chato. Eles deixam entrar um grupo grande com hora marcada que fica sentado no saguão, a visita guiada é feita em grupos menores com umas 10 pessoas cada seguindo uma palestrante que explica tudo tão rápido em japones que nem minha guia conseguia entender. Como os espaços são pequenos muitas vezes fica difícil de ver o local da explicação... Eles dão uma pasta pra cada turista com cada ponto explicado em poucas linhas em inglês e instruções de não podermos conversar nem se desviar do grupo, depois a fulana fica falando um monte sabe-se lá o que em cada ponto e a gente tem que ficar lá escutando sem entender nada... Demora 45 minutos fora a espera toda…. É bem interessante apesar desse esquema ridículo…




De lá fomos almoçar uns noodles e dar uma andada pelo distrito Buke Yashiki Nagamashi  um antigo bairro dos Samurais que preserva a atmosfera do Séc XIX com casas em tom de barro e ruas estreitas.





Aqui fica a antiga e tradicional casa da família do Nomura Samurai aberta a visitação publica, bem charmosa.



O jardim da casa também é lindo!




Depois a guia nos perguntou em qual distrito de gueixas nós queríamos ir, porque tem 3 na cidade, bom como responder sem saber... Nem internet pega no celular pra dar uma pesquisada, então pedimos pra ver os dois mais interessantes! Passamos de carro primeiro no Kasue Mashi Chaya que fica ao longo do rio Asanogawa entre as pontes Asanogawa Ohashi e Naka-no Hashi. Este é o menos turístico e o menor deles.



Somente o bairro das gueixas Gion em Kyoto e este aqui são Patrimônios da UNESCO.
A guia disse que não iriamos ter tempo pra descer aqui, mas pedimos pra pelo menos parar pra tirar umas fotos....




Daqui fomos direto para o Higashi Chaya mais conhecido como Distrito das Gueixas, este é o mais famoso e turístico dos três e é relativamente pequeno. Na origem as casas das gueixas ficavam espalhadas pela cidade, em 1820 foram transferidas para bairros mais distantes do centro. A construção de casas de 2 andares foi proibido no período Edo somente sendo permitido para as casas de chá ou Chaya como são chamadas aqui.
Andamos no mais famosos quarteirão onde tem alguns Chaya e lojinhas interessantes.



Paramos em uma das mais famosas casas de chá desta rua, a Oshaya Shima que mudou de nome várias vezes nestes quase 200 anos de vida.


Esta sala da casa tem um tatami de ouro e era reservada ao Shogum.




Conhecemos toda a parte interna da casa junto com explicações de uma Meiko e depois descemos para tomar o chá.



Aqui no bairro tudo é bem turistico, gueixas ou Geikos (nome usado atualmente) mesmo a gente tem que contratar com antecedência, mas como já tivemos um jantar com elas em Kyoto não contratamos aqui.

Kanazawa significa literalmente Pântano de Ouro, aqui são produzidas 99% das folhas de ouro do Japão! Essas folhas são usadas desde o SécXVI para decorar laca e ceramica. No  famoso templo Kinkaku-ji ou Golden Temple de Kyoto por exemplo, toda a folhação foi feita com folhas de Kanazawa!



Quase em frente a casa de chá tem uma loja com coisas de muito bom gosto decoradas com folhas de ouro onde comprei as peças acima. O endereço é este abaixo!



 Lacas, tecidos, folhas pra culinária, enfim vale muito a pena entrar se quiser comprar um presente original ou mesmo lembranças! 



Aqui também pode-se experimentar o tão famoso sorvete com folha de ouro! Não tem quem não fique na fila! Custa 9 dólares.





Aconselho a deixarem um tempo maior pra passear por esse bairro, é bem interessante.

Voltamos para o hotel e jantamos novamente no restaurante Kaga do nosso hotel onde o Kobe Beef é imperdível!
Amanhã vamos pra Tokyo e pegaremos a semana certa pra finalmente ver as Sakuras!


Ah! Vocês não vão acreditar, mas veio um moça da agência local só pra nos levar até o trem, apesar da estação ser ao lado do nosso hotel, fomos a pé.  Bom, a moça nos colocou no vagão errado!
Nós que entramos e vimos que além de não estamos juntos o vagão era diferente de todos os outros que tínhamos pego, saímos e ela ainda estava lá, mostramos o bilhete e dissemos que achávamos que nosso vagão era o 11, aí foi um tal de sair correndo porque os trem param só um minuto e ela tinha nos dito que era o vagão 4, até o 11 demorou pra chegar! Bom conseguimos e sentamos na nossa fila que era a 4! 

Inacreditável! Sinceramente acho que essa agencia local pega umas pessoas só porque falam inglês mas que não são guias e da nisso!





De resto a viagem de trem foi ótima, foram 2:50 com algumas paradas rápidas. Chegamos e fomos para o Oriental Hotel, mas isso fica pro próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário