quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Japão 7 - Tokyo com Hakone

Nosso 21° dia de viagem no Japão e 4° dia em Tokyo saímos às 8:30 de carro com destino a Hakone, eu estava feliz porque o céu estava azul e não tinha nenhuma nuvem, tempo perfeito pra ver o Monte Fuji! 
Chegamos em Hakone 1:30h e fomos direto para uma lojinha de mosaicos de parquet em madeira chamada Estudio Yosegi Zaiku que é típica aqui do local.

Já tinha um grupo escutando as explicações do pessoal da loja no andar de cima  então nossa guia veio nos dizer que a próxima explicação seria em 1h. Resolvemos subir e pegar esta começada mesmo. 




O trabalho é muito interesante, são varetas de madeira diferente cortadas e coladas formando os desenhos. Depois é fatiada fininha e com essas folhas são revestidas as peças grandes, as pequenas às vezes são inteiriças deste trabalho.

No caminho para cá verificando o que iríamos fazer comentamos com a guia no carro que não queríamos fazer o passeio de barco no lago Ashi que duraria 2hs, pois já nos tinham dito que valeria mais a pena conhecermos o Pola Museum of Art que fica pertinho de um outro que já estava no roteiro, mas o que não adivinhamos é que falando isso, apesar de estar na cidade a guia sairia direto pro museu e com isso perderíamos a vista do lago com o monte Fuji e o Shrine de Hakone, um dos cartões postais mais famosos do Japão….

Então saindo da loja pegamos o carro e depois de andar uns 25m perguntei a guia que hora chegaríamos no lago, aí ela falou que estávamos indo no sentido oposto direto para o museu, então perguntei mas que horas vamos ver o Monte Fuji?
A resposta: era no lago como vcs disseram que não queriam o passeio de barco não fomos para lá. Era perto da loja de marchetaria...
Quase enfartei! Juro!Eu não acreditava! 
Perguntei, como assim? Porque dissemos que não queríamos o passeio de barco não vamos ver o Monte Fuji nem o centro da cidade nem o lago? 
É obvio que queremos ver! Essa cidade foi colocada no roteiro só pra vermos o monte Fuji! Quero voltar!
A resposta: Não dá mais tempo!
Bom depois de uma briga enorme, eu falando que pagava hora extra caso chegássemos atrasados em Tokyo, etc. ela liga para um lugar, fala em japonês e depois nos diz que estava nublado e que não dava pra ver o Monte Fuji.... 
Eu olhava pro ceu e não tinha uma nuvem!
Um stress, uma briga, nós ficamos muito aborrecidos...

Simplesmente perdemos esse visual abaixo....




Bom esse tori no lago é famosíssimo, cartão postal do Japão, e eu sem ter feito meu trabalho de pesquisa, pois tive uma super enxaqueca ontem a noite, só fiquei sabendo que tinha perdido no museu consultando a internet pra ver o que nós teríamos perdido na cidade de Hakone, porque aqui no Japão não pega internet fora do hotel! Ficamos sem ver essa maravilha acima e sem essa foto abaixo...




Nossa agência de São Paulo perdeu nós como clientes! 
Eu não posso nem ouvir falar em guia, de tanta raiva que fiquei dessas inúmeras guias que tivemos aqui! 
Primeiro vez de todas as nossas viagens até hoje que ficam trocando de guia quase todos os dias aqui em Tokyo! Não é  nem passado o que já vimos ou não de uma pra outra guia... E agora isso....

Enfim continuamos a subir a montanha rumo ao The Hakone Open-Air Museum onde tem obras modernas numa atmosfera de montanhas. Muito bonito.



São tantas obras de tantos artistas do mundo todo que é impossível colocar aqui...



Obras de Carl Miles, Taro Okamoto, Émile-Antoine Bourdelle, Takao Tsuchida, Henry Moore, Giuliano Vangi, Francesco Messina, Santiago de S Hernandez, entre tantos outros....



Dentro ainda tem um museu só do Picasso muito interessante!




Comemos no próprio museu, mas a comida é bem fraca de opções e tem fila. Eu pedi uma salada que amei, também porque foi a primeira salada da viagem! Que delícia tomate e alface fresquinhos…. Pode parecer chinfrim, mas eu adoro!
De lá fomos ao Pola Museum of Art que não estava no nosso roteiro e tínhamos pedido.




Esse museu foi projetado pelo escritorio japones Nikken Sekkei para ficar dentro da floresta Hanoke sem que interferisse no visual da área. Para isso 3 dos 5 andares do museu foram construídos no subsolo e a parte acima feita toda em vidro para que a natureza fizesse parte do museu.


Working Model I for Seated Woman 1980 - Henry Moore 

O museu foi concebido para abrigar o acervo de obras impressionistas do antigo proprietário da Pola Corporation. 
O museu tem um acervo de 9.500 peças de arte, na parte de pinturas ocidentais  estão telas de Renoir, Monet, Picasso, Modigliani, Kandinsky entre outros. 

Na parte de objetos tem 790 peças em vidro a maioria de Emile Gallé, Daum ,  Lalique e Louis Tiffany. A parte de ceramica também é interessante.

Nós tivemos a sorte de pegar uma exposição muito boa Picasso e Chagall Diálogos Imaginários.  Uma coletânea de telas com a historia desses dois pintores contemporâneos, interessantíssimo!



Saindo do museu ainda tentamos conversar com a guia para irmos até a cidade pra ver o templo e o Monti Fuji já que eram 15:30, mas segundo ela o motorista tinha um compromisso e não daria tempo por causa do provável transito na entrada de Tokyo...
Então passamos num loja de antiguidades no caminho, compramos 2 incensários satsuma muito lindos e voltamos.

Qual foi nossa surpresa quando chegamos às 17:00hs no nosso hotel e tinhamos ainda 1:30h de carro com guia a disposição já que nosso tour pago era de 10h neste dia….

Claro que teria dado tempo de voltar e ver o templo… Bom, depois de reclamar muito fomos pro nosso quarto, é sempre uma emoção ver essa vista quando entramos nele!




A noite temos uma degustação no restaurante Okamoto 2 estrelas do Michelin, lembrando que nele só aceita dinheiro, trocamos alguns dólares na recepção antes de sair.
O endereço do restaurante que nos deram no hotel era antigo e acabamos sem o taxi no primeiro andar de um predinho onde ninguém falava ingles, por sorte o rapaz que alugou o conjunto antigo do restaurante achou o endereço novo na internet e nos mostrou, eu tirei uma foto e mostrando pra um taxista na rua, conseguimos chegar!
Chegamos um pouco atrasados porque o local era longe... 





O restaurante é bem pequeno e não é um lugar charmoso, mas o kaiseki do Chef Hidetsugu é muito bom!
Os ingredientes são todos fresquíssimos, e tudo é feito na nossa frente, forno, fogão, fica tudo a vista.



Aqui comemos karasumi (ovas de tainha secas e salgadas) fuki um vegetal que pode ser comido na primavera.
Uma das coisas mais deliciosas que comi foi esse caldo super saboroso com fatias finas de Kobe Beef com sansho fresco, sansho é chamado de pimenta japonesa, mas na verdade é um arbusto onde as bolinhas tem um sabor picante pro cítrico e faz a boca e os lábios vibrarem e amortecerem levemente. 




Por fim, como em todo Kaiseki, vem o arroz e este foi especial, com Chirimen jyako, sabem o que é? 




São essas minúsculas sardinhas ou anchovas misturadas no arroz! Não deu pra ver? Então olha!



Tudo muito caprichado e delicioso! Com certeza ganhou o segundo lugar depois do Narizawa!

Na saída já tínhamos tudo escrito em japones pelo hotel pra mostrar pro taxista que deveria nos levar (e ficar esperando) ao parque Ueno para ver as sakuras  iluminadas a noite, tinhamos perguntado até que horas a iluminação ficava ligada e nossa guia de hoje tinha nos dito que era até as 23h.
Bom chegamos lá as 9:15 e os holofotes das sakuras já estavam apagados, somente as lanternas ainda estavam acesas pra que as pessoas pudessem sair… Nossa uma sucessão de informaçõess erradas… Enfim deu até pra tirar umas fotos, mas o que eu queria ver que era tudo iluminado, não deu… Não sei se conseguirei pegar o marido novamente pra isso, já foi um parto trazer ele dessa vez….




No dia seguinte tinha sol sem nenhuma nuvem e aproveitamos pra ver as sakuras! Começamos pelo parque Ueno novamente, porque segundo a guia de ontem era o único local onde as cerejeiras estavam 100% abertas e tínhamos comprovado isso na noite anterior. No hotel tem um gerente brasileiro muito simpático que tinha nos alertado que em vários lugares já estava lindo e que a florada é muito rápida e que não devíamos bobear, então resolvemos conversar com a guia e bater com ela os lugares que ele tinha indicado pra irmos em todos hoje!



No caminho já dava pra ver inúmeras Sakuras! 
Passamos também por esse local de prédios bem diferentes abaixo, perguntei o que era e ela ficou espantada de não termos vindo com nenhuma guia até agora pra cá. Segundo ela este é o prédio da cervejaria Asahi e em cima tem Asahi Sky Room um bar transado com vista linda de Tokyo. Vai ficar pra próxima vez porque temos todos os dias tomados já....



Chegamos no Parque Ueno que estava lindo...


Mas também lotado....




Meio difícil pra tirar uma foto sem gente....




Uma coisa que eu não sabia é que a maioria das Sakuras são desse tom rosa bem clarinho, tem também rosa e brancas, mas são  menos comuns. Há muitos tipos de cerejeiras todas chamadas de Sakuras, mas nenhuma é das cerejas que comemos.



Entramos nesta parte do parque onde tem um templo com esse lindo Torii de pedra.




Andamos um pouco e resolvemos almoçar nessas barraquinhas, bem típico né?




Na saída nossa guia de hoje nos levou no Kendagawa ou Rio Kenda (gawa significa  rio). Foi uma coisa linda! 




Cerejeiras em profusão e super floridas e o melhor não estava inundando de gente! Nós resolvemos ir pelo lado oposto de onde as pessoas andam pra poder ter esse visual acima.



Andamos uns dois quarteirões mais ou menos e cruzamos a próxima ponte para o lado oposto o do passeio. 




A dica aqui é neste ponto entrar no jardim do antigo hotel Four Seasons que foi comprado e hoje chama-se Hotel Chinzanso Tokyo para visitar o jardim! Fica bem pertinho da ponte, essa é a entrada!



O jardim é muito bonito! Pra quem tiver tempo dá pra tomar um chá.




Tem até uma pagode de 3 andares En-tsu-kaku no Chinzan Garden, vale a pena subir por ele e sair pela portaria principal do hotel.



Olhem só os noivos tirando fotos!




Saindo fomos ao Shinjuku Goen National Garden um parque enorme com Sakuras maravilhosas! 





Um lugar lindo, com um espaço aberto enorme, muito sossegado e silencioso!



Olhem só que casal mais simpático! A foto não ficou melhor porque ele era meio bravo, também todo mundo queria tirar foto...



Muitas arvores de Sakuras estavam com florada 100% abertas e eram enormes!



Deu vontade de passar o resto da tarde aqui, sentados nesse gramado lindo...




Só olhando essas flores todas!




Mas nossa guia não deixou! Então fomos para o famoso Chidorigafushi, um dos lugares mais famosos com Sakuras de Tokyo, mas as flores estavam entre 40 e 50% abertas, então deixamos pra voltar outro dia.




Além disso percebemos que esse horário de fim de tarde não é bom pra fotos aqui pois as Sakuras ficam na sombra...




Então fomos para o Megurogawa um rio canalizado que eu tinha visto fotos lindas na internet.




Estava tão perfeito que dava pra tirar fotos de um lado as flores com o sol batendo e do outro o sol passando entre elas.



Não deu pra esperarmos anoitecer pra ver as luzes acesas porque tinhamos um restaurante às 18:30… Mas estava muito bonito.

O transito aqui em Tokyo não é fácil, mas hoje descobrimos algo que não sabíamos! Porque como só pegamos taxis a noite pra ir pros restaurantes, nunca nos tinham dito que se pagarmos pedágio da pra ir pelos viadutos que como são pagos ficam mais vazios! 
Então deu tempo pra chegamos no hotel trocar de roupa e descer para o restaurante de Tapas Molecular no próprio hotel!




O esquema é muito interessante, é um balcão que fica junto do salão de chá onde os 4 casais da reserva, que tem que ser feita com muita antecedência, esperam até todos chegarem pra se sentarem na mesma hora pro show do Chef Ngan Ping Chou!





É muito interessante, já começa pelo que recebemos de cara, essa caixa de ferramentas pra usarmos no jantar! O Chef é um Show Man, super animado, divertido, ele vai brincando e explicando cada prato!




A sobremesa é um caso a parte! Dos 2 morangos abaixo, 1 deles não é um morango!




Vale muito a pena conhecer! Na minha opinião pode agradar mais ao gosto ocidental do que o Okamoto, portanto ficou em segundo lugar empatado com Okamoto!

Amanhã sairemos cedo pra Nikko, mas isso eu contarei no próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário