sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Jaipur

No dia da nossa saída de Kajuraho para Jaipur nosso vôo atrasou e perdemos a conexão em Delhi, então dormimos num hotel chamado Trident em Gurgaon que é muito bom! Ficava mais perto do aeroporto, mas não é perto dos pontos turísticos de Delhi e dependendo da hora tem muito transito para atravessar o pegágio...
Pra vcs terem uma idéia tem um pedágio para entrar no distrito, sabe quantas passagens de carro tem?
32 e tem fila pra passar! Bom Índia é Índia, perguntamos se eles não tem um sem parar como nós, nosso guia indignado disse: - É claro que temos! Só que tem que digitar uma senha, e mesmo sendo filas pra esse “sem parar parando” o pessoal não respeita e faz pagamentos também... Muito inteligente vcs não acham?

Bom o hotel é moderníssimo, enorme e muito bonito, tem 3 restaurantes e pelo tamanho e ousadia, eu diria que lembra Dubai, só que de bom gosto

Índia tem dessas coisas, vai do secX até secXX em minutos!

Gurgaon, que eu não conhecia, é uma das quatro miores cidades satélites de Delhi onde estão todos os arranha céus, shoppings center, numa mesma avenida tem 60 shoppings, segundo meu guia e cada um deles com 3 a quatro andares com lajes com 1kl quadrado! A lá Dubai! Estivemos em um deles para tentar comprar um sari, mas nem pensar, só roupas modernas, e mesmo o pessoal que estava la só poucas senhoras estavam de sari! Que pena!!!

Bom viemos para Jaipur no dia seguinte, fiquei chocadíssima com a cidade. Ela tem 2milhões e meio de habitantes, acho que eu vi todos juntos na rua, e se tem algum rico deve estar escondido, ou mudou para Delhi...

Como eu li desde o ano passado uns 5 livros sobre a Índia, inclusive um deles é o Gaiatri Deva, uma auto biografia da última Maharani (mulher do Marajá) justamente de Jaipur, onde ela descreve a cidade maravilhosamente. Vcs já devem ter ouvido algo sobre a cidade rosa, pois é, é aqui, “lá vie en rose”...

No que se refere ao cuidado com a cidade, aqui parece uma Varanasi maior, fico imaginando como seria tentar resolver problemas básicos locais, como por exemplo o lixo, o que faz o Fernando morrer de rir!
Bom eles não tem encanamentos de águas pluviais, fico imaginando como deve ser feito o recolhimento esgoto e a qualidade da água, vou perguntar pro guia amanhã, mas vamos lá, como não tem bueiros, fica uma sujeirada entre o asfalto e a pretensa calçada, que na maioria das vezes está completamente quebrada.

As calçadas não são problema dos donos das casas, então ninguém limpa.
Perguntei pro Fernando eles não tem prefeitura, ele só me olha... Nem responde mais...
Bom não tem limpeza, nem guarda, nem regras, nada...

Parece que teve uma guerra e favelados tomaram a cidade depois...
Isso não é na periferia da cidade, é em toda a cidade, a rua principal onde os “ricos”segundo meu guia, compram e trabalham, tb é assim...

As ruas que cortam essa rua principal por exemplo, são de terra, praticamente só as avenidas são asfaltadas...

Tem cabras, porcos, macacos, vacas comendo montes de lixo que estão espalhados pela cidade...

Onibus que parecem que tem 100 anos e estão caindo aos pedaços levam pessoas que parecem ter a mesma idade e não trocam de roupa desde que viraram gente...
E também onibus todos pintados e enfeitados ao estilo indiano!

O gozado é que meu Guia diz que só os “dalits” páreas podem mexer com a sujeira, e vcs sabem até pela novela que nasceu filho de dalit é dalit até morrer...
Mas adivinhem, eles estão virando budistas!!!
Porque budistas não fazem distinção de castas, como os hindus...
Então não tem mais quem limpe nada...
Bom pela quantidade de sujeira eles devem estar putos há uns 200 anos, fazendo operação tartaruga morta...

Mas hoje fomos ao Forte Amber, uma beleza deixada pelos invasores islâmicos, que os hindus não gostam pelas diferenças culturais e religiosas, bom não fosse isso pra ver acho que não teria turista tb!
Mas voltando ao forte ele foi construído no sec XVI por Raja Man Singh e na verdade mistura a arquitetura hindu e islâmica. Ele fica a 11 kl de Jaipur ao lado do Lago Maota.
É uma visão impressionante, com suas muralhas que se espalham pela redondeza.

A grande maioria dos monumentos do Rajastão que nós turistas viemos para ver é islâmico, portanto acho que eles não deviam criticar tanto essas invasões... Agora os ingleses eles continuam adorando, independente do que levaram, mas eu também entendo que se não fosse os ingleses a India não existiria, foram eles que uniram as milhares de tribos, religiões e línguas num todo que se comunica num "dialeto" chamado inglês!

Mas a visita vale a pena!

O trabalho feito nas paredes internas são lindos! Fica difícil até para escolher as fotos...

O teto todo trabalhado, a delicadeza dos entalhes no mármore com flores, borboletas e pássaros enchem os olhos!

O entalhe preenchido com espelhos faz parte da magia do lugar!

As janelas todas filigranadas em mármore é uma beleza!!!

Para quem quer acordar cedo pode optar por chegar ao palácio subindo de elefante e entrar na cidadela pela a praça onde ficavam os elefantes do marajá.

Como nosso guia queria chegássemos ás 8 da manhã para não pegar fila acabamos não subindo de elefante, uma pena....

Voltamos para cidade e fomos ver a rua onde fica o Hawa Maha (Palácio dos Ventos) que foi construído em 1799 pelo Maharaja Sawai Pratap Singh para permitir que as mulheres da realeza pudessem observar o cotidiano das ruas sem serem vistas.A fachada principal do Palácio dos Ventos tem 953 pequenas janelas.

Dá pra imaginar no tempo do marajá esse centro todo pintado em terracotta! A cidade rosa, no livro a Gaiatri Deva escreveu que ela chorava quando via tudo sendo deixado sem cuidado na época da Indira Gandi… Deve ter sido triste mesmo. E ela morreu há 5 meses com noventa e poucos anos. Apesar de ter sofrido muito quando o marido morreu ainda jovem, ela sempre dizia, ainda bem que ele não viu no que se transformou a cidade que ele tanto amava.

Eu fiquei muito trste porque nosso guia não nos falou que o palácio dela se transformou num hotel. Nós ficamos no Oberoi, muito bonito, nosso chalé era uma tenda, mas tudo foi construído recentemente.

No caso do palácio dela, é de época, e tem ainda as mobilias, os quadros, o haras, os jardins… Poderíamos pelo menos ter almoçado lá.
Uma pena mesmo.

Para quem resolver fazer a India classica, como é chamado o tour por essas 3 cidades Jaipur, Jodhpur e Udaipur aconselho a ficar 1 dia só em Jaipur, dá para ver o Forte de manhã e almoçar no palacio e passar em frente ao templo do vento para tirar fotos e visitar o Palácio do Marajá Sawai Man Singh II chamado Museum The City Palace.

A entrada dos aposentos das esposas eram pintados com flores e pássaros!

Na época da rainha Vitória o marajá foi convidado a ir a Londres e falou que a água do Tamisa era muito suja, então mandou construir 2 jarros de prata para carregar a água do Ganges e levou com ele!
Acho que não dá para ter ideia do tamanho do jarro, mas tem um metro e meio de altura! E sabe o que aconteceu?
A água estragou durante o caminho!

É coisas de marajá!!!!!!!!!

Voltando para o hotel vimos, secando ao sol, o combustível usado pelos indianos nos fornos de pão...

Pra quem não conseguiu ver direito...

Isso mesmo, nosso tão conhecido esterco! Quando faltar carvão pro churrasco, vcs já sabem!

Bom amanhã vamos para Jodhpur, depois eu conto como foi!