quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Inle Lake - Myanmar

Saímos de Mandalay de avião para Heho vilarejo situado ao nordeste de Myanmar cerca de 1h de carro de onde se situa o Lago Ingle que fica a 875 metros acima do mar!

No caminho para o lago passamos pelo Shwe Yaungwe Monastery.

Todo feito em madeira teca ao estilo birmanês e famoso pro suas portas ovais.

Como em todo monastério os monges estudam, rezam, se alimentam e brincam, sempre sobre a supervisão de monges mais velhos e voluntários que cuidam da comida.
A parte central interna deste monastério é muito linda, com imagens entalhadas em madeira e folhadas a ouro, uma beleza!!!

Finalmente chegamos na cidade de Nyaung Shew onde vamos pegar o barco. O local é muito simples, mas cheio de vida!
Tudo é muito animado, colorido e as pessoas parecem felizes!

Nossa embarcação é motorizada pois o lago tem mais de 215km quadrados e comporta várias aldeias num total de 70.000 pessoas, dá pra imaginar?

Considerado o lugar mais exótico da Ásia este lago é rodeado de colinas onde florescem inumeras orquídeas e em suas águas vamos descobrindo ninféias e flores de lotus!

Na região do lago vivem os Intha, "Homens do Lago", instalados em aldeias e vilas localizadas em bancos ou ilhas em casas tipo palafitas feitas de bambu e teca.

Esses vilarejos vivem basicamente da pesca, do cultivo de verduras e vejetais.
Eles ainda pescam como a 1000 anos atrás!
O processo é interessante, eles veem o peixe nas partes mais rasas do lago, abaixam a parte mais aberta do cone da rede e afundam por cima do peixe e aí eles deixam cair a rede de dentro da armação de bambu e ficam espetando no centro desse cone com uma lança bem comprida. Aí o peixe vai para o lado e eles puxam a rede e o peixe fica preso nela... Não sei se a explicação ficou boa, ainda bem que tem as fotos!

Bom não parece fácil, mas funciona vimos o pescador sair com um peixe bem grandinho, uns 35cm!

Para se ter uma idéia dos "jardins flutuantes" que é como eles chamam os lugares cultivados só vendo mesmo!
Eles recolhem um tipo de vegetação do lago transportam até o local a ser feito o jardim e vão amontoando até formar uma superfície para plantio que é presa no chão por bambus nos cantos...

São áreas bem grandes cultivadas sobre essas ilhas vegetais com 1 metro de espessura!
E daí vem todo o tomate, hortaliças e legumes que comemos!

Um verdadeiro Ceasa aquático e ainda por cima orgânico!!!

Pra falar em comida olha nosso restaurante aí!
O que vc imagina? Muito peixe, salada e legumes...
Tb tinha, mas vcs não vão acreditar era um restaurante italiano!
Isso mesmo tinha até pizza!
Bom resolvemos ficar com o peixe e verduras mesmo, mas nossa guia pediu de tudo!

Ah!
Vcs não vão acreditar como é lindo o nosso hotel!

Ficamos no Inle Princess Resort, maravilhoso, o único defeito é que fica num local do lago longe dos locais a serem visitados, portanto todos os dias demoramos 50 minutos no barquinho a motor para ir e voltar, isso pela parte do lago mais aberta, ou seja sem passar por vilas ou canais menores, onde sempre tem coisas interessantes pra ver...

Mas tb eles tel um serviço muito bom, por exemplo, sempre que chegamos perto do hotel não podemos usar o barquinho a motor por causa do barulho, que pode incomodar os hospedes, então eles remam esse ultimo kilômetro até o hotel...

Apesar de estar numa área afastada do lago, realmente o hotel é lindo...

Imaginem este por do sol da sacada do seu quarto!
Simplesmente impressionante!!!!

E ainda fizemos massagem no spa do hotel, com direito a luz de velas e sala única!

Que delícia!!!!!
Amanhã vamos conhecer os templos e aldeias daqui, mando notícias!