terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mercados no Inle Lake

Depois do almoço fomos visitar o mercado num templo ao lado do lago, Nossa Guia Golden nos indicou este local pois era menos turistico e podiamos ver o pessoal das tribos mais interioranas vendendo as coisas...

No Inle lake tem 5 grandes mercados perto de templos ou em vilas onde o pessoal local traz suas mercadorias pra vender ou trocar. Eles são sempre muito plásticos, coloridos e interessantes!

A chegada foi emocionante, pois o templo fica numa colina e pode ser visto ao longe, do lago!

Esta é a vista mais de perto...

Chegamos de barco e logo na chegada pudemos observar a quantidade enorme de barcos do pessaol que estava vendendo as coisas parado na entrada.

Precisamos ir pulando de barco em barco até chegar em terra firma!

O mercado valeu a pena!

Tudo é apaixonante, os produtos, as pessoas... Dava vontade de exerimentar e comprar tudo, mas o que eu me lembro até hoje e me arrependo de não ter comprado os colares de pérolas barrocas vendidos por R$20 dolares.

Mas compramos alguns oratórios antigos, e peças de madeira entalhadas e espelhadas, como esta, muito lindas!

Passando os vendedores de frutas, verduras, condimentos, etc. fomos subindo pelo longa escada coberta até chegar ao topo da colina para entrar no templo.

Mas antes disto, no final das escadas, ao lado da pagoda, encontramos diversas pequenas stupas com imabens de Buda muito bonitas...

A Pagoda tb é muito bonita e muito procurada pelo povo e, como sempre, fizemos as oferendas com incênso, flores e folhas de ouro.

A vista é deslumbrante, os guardiões parecem que vigiam o lago vendo a vida passar...

Depois pegamos o barquinho e fomos visitar a vila Inphaw Khone famosa pela produção de tecidos em tear, normalmente em seda.
Os teares são feitos de bamboo e teca e praticamente só mulheres trabalham neles usando os pés e as mãos!

Os tecidos produzidos são lindos!

Primeiro eles fiam a seda ou o algodão e aí eles tingem com produtos naturais de uma maneira bem típica do local, o desenho vai sair dependendo do tingimento, é muito interessante, eles amarram as partes que não vão ser tingidas, por isso é considerada uma das partes mais importantes!

Um dos tecidos mais interessantes que eles produzem, somente aqui no Inte Lake, em quantidade limitadíssima é a seda de lotus!

Eu tenho o filme deste trabalho, mas ainda não consigo colocar filmes no blog, pode? Fica 2 horas carregando e quando eu abro fica preto... Quem souber me mande a dica por favor... Bom, enquanto isso, tirei fotos do filme pra vcs...

A delicada fibra extraída do caule do lotus manualmente, como tudo aliás por aqui, e é tingido e depois colocado no tear. Eles só fazem peças pequenas com este fio, tipo echarpe , que são caras, vendidas a US$80 cada e normalmente são presenteados aos monges mais importantes e tb usados em imagens de Buda, chamado de kya thingahn (robe de lotus), pois o tecido é considerado importante pela sua raridade e dificuldade na extração do fio. Essas são as 2 echarpes maravilhosas que eu comprei!

Aqui temos a oportunidade de comprar os tecidos para fazer o longji, a típica saia que todos usam aqui, e a parte de cima para as mulheres tem um design mais chines e é feito sob medida, então fica difícil para turistas comprarem prontos, eu trouxe para SP e mandei a costureira fazer, mas o jeito mais prático de usar é a saia com uma regata, o que é muito ousado para as mulheres daqui!
Num dos hotéis achei uma blusa preta pra vender, ficou larga, mas pelo menos deu pra usar com as saias que eu comprei e depois que cheguei e ajustei ficou linda!
No verão elas usam mangas curtas e no inverno a única coisa que muda na roupa é que a manga fica comprida! Como pra mim parecia verão e minha guia Golden afirmava que estava frio porque era inverno saímos com roupas das 2 estações! Sorte de vcs que podem ver a diferença hahahahaha!

Depois fomos para Nam Pan outra vila onde fazem os famosos "cheroot" cigarros feito com uma folha que tem esse nome.

As meninas faziam esses cigarros 1 por 1 numa rapidez impressionante.
A parte do fumo era algo a parte, tentamos descobrir do que era feito e chegamos a conclusão que tem muita cerragem e diversas folhas, mas tabaco mesmo, se é que tinha, não parecia!

Quanta coisa né gente! Mas daqui fomos para o famoso Jumping Cat, mas depois eu conto!!!