segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mingun




No dia seguinte fomos para Mingun, um povoado localizado a 11kl rio acima de Mandalay, logo que pegamos o barco pudemos ver as margens do rio cheias de casinhas de madeira e embarcações locais. Mais a frente as margens tornaram-se mais limpas, com poucas casas. E quando chegamos em Mingun encontramos algumas meninas esperando a condução de volta. Sempre lindas e coloridas!





Mingun é famoso turisticamente pelas ruinas da tentativa da construção da maior pagoda do mundo pelo rei Badawpaya em 1790 denominada por muitos como "a loucura de Bodawpaya"seu verdadeiro nome é Mantara Gyi Pagoda também conhecida como Mingun Pahto.




Dizem que ela nunca foi terminada porque um astrologo falou que quando ela fosse terminada o rei morreria. O projeto era de uma stupa com 150mts de altura. Hoje a construção ainda existente tem 50mts de altura e é considerado o maior aglomerado de tijolos do mundo!




A construção rachou com o terremoto de 1939 mas as pessoas continuam subindo e entrando para fazer oferendas a uma pequena estatua de Buda existente no local.




A entrada do templo devia ser magnifica na época! Era uma escada ladeada por leões que dava no rio, parte dela foi levada pelas águas e dos seus 2 maiores leões só sobrou a parte de baixo de um deles, mas que ainda impressiona pelo tamanho.




O rei Badawpaya também mandou construir um sino(Mingun Bell) com 90toneladas que seria colocado na Stupa, hoje é considerado o maior sino do mundo e segundo eles quando tocado emite as consonantes do número 5 da astrologia birmanesa.




Andando a pé chegamos a outra atração do local, o maravilhoso templo branco Hsinbyume ou Myatheindan Pagoda considerado o Taj Mahal de Myanmar!




Com sua arquitetura que nos lembra as ondas do mar, é composta de 7 terraços concen tricos que levam a Stupa ao centro. O templo é baseado na cosmologia budista representando o mítico Taung Myinmo ou Monte Meru.




Ele foi construido em 1816 pelo neto do Bodapaya seu sucessor chamado Bagyidaw. Essa construção foi feita em memória da sua primeira esposa Princesa Hsinbyume (a dama do elefante branco 1789-1812)que morreu de parto.




Voltamos deste dia maravilhoso com um pôr do sol deixando tudo dourado...

Um comentário: