sábado, 24 de outubro de 2009

Phaund Daw e Shwe In Deing Pagoda -Indein - Inle Lake



Mais um dia no Inle Lake, que delícia!
Sabem a noite é bem friozinho, só tinha 1 cobertor no quarto, passei frio!
Bom, levantamos cedo porque tinha muita coisa pra ver...
Tomamos um café delicioso e encontramos até brasileiros por ali...



E depois pegamos nosso transporte aquático e fomos para uma das partes mais distante do lago...




Phaund Daw U Khiaung Pagoda é um impressionante templo budista que fica na cidade de Ywama e é famoso pelo seu festival das luzes.




Neste festival as 4 imagens de Buda trazidas no sec XII saem em procissão de barco por 2 semanas.
Sendo este um dos lugares mais importante de peregrinação, são tantas folhas de ouro aplicadas nas imagens que hoje elas perderam a forma e se tornaram segundo o Fernando como "panetones".



Originalmente eram 5 imagens trazidas pelo rei Alaungsithu, como em 1965 a procissão foi pega por uma tempestade e as imagens foram para o fundo do lago e uma delas ficou semanas desaparecida, desde esta data esta imagem não sai mais na barca e o festival acontece com as 4 imagens.




Depois fomos para In Dein ou Idein para visitar as stupas centenárias!




Esse complexo antigo é famoso pelas suas ruínas charmosas que nunca foram restauradas, onde a vegetação se impõe entre os diversos santuários.




O trabalho de entalhe é uma beleza, o lugar é silencioso e lindo, mágico!




A vontade é de ficar ali passeando e esquecer do tempo...




Agora, infelizmente, eles resolveram começar a restaurar algumas stupas, mas elas ficam tão artificiais que é difícil achar quem goste, até nossa guia olha com tristeza!
Restaurar de modo a não perder essas maravilhosas intervenções que só o tempo save fazer ou preservar seria importantíssimo, agora transforma-las em novas seria melhor não mexer!



Mas ainda são pouquíssimas que estão assim!
Então vamos aproveitar as intocadas!




No mesmo complexo encontra-se a Shwe Intaing Pagoda que tem 800 anos e para se chegar nela temos que subir uma longa escadaria coberta por um telhado com 400 colunas de madeira onde vendedores tem suas banquinhas de artesanato que funcionam 1 vez por semana.



Depois disso mais um delicioso almoço com tomates verdes com amendoins torrados misturados com abacate, biscoutos de gergelim e papaia!
Uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário