terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mandalay




Mandalay é a segunda maior cidade de Myanmar e foi capital a última capital real da Birmânia, entre os anos de 1860 e 1885, até a invasão inglesa que mandou o rei Thibau e a rainha Supayalat para o exílio na India



Alguns tesouros do palácio deles pode ser visto ainda hoje no Victoria and Albert Museum em Londres.


Em 1904 um terço da população da época deixou a cidade por causa de doenças trazidas pelos imigrantes indianos. Depois disso a cidade sofreu outro êxodo com varios danos físicos na época da ocupação japonesa na segunda guerra mundial de 1942 a 1945. O palacio se tornou local de suprimentos do japoneses e foi bombardeado pelos aliados... Uma réplica fiel foi construida no locar, o que pode nos dar a idéia do que era.




Mas a parte mais bonita são as muralhas que ainda são originais...




A Birmânia tornou-se independente em 1948 e em 1962 teve início a primeira ditadura militar. Hoje Mandalay tem 1 milhão de habitantes e é considerada a capital cultural e tb é onde se concentra o maior número de escolas budistas do país.

Em 1981 a cidade sofreu um grande incêndio que destruiu mais de 6.000 casas e predios publicos, deixando mais de 36.000 pessoas desabrigadas. Em 1984 um outro incêndio destruiu mais 2.700 casas deixando mais 23.000 pessoas desabrigadas... O fogo ainda continua sendo o mair vilão da cidade quimando o segundo maior mercado Yadanabon Market em fevereiro de 2008. Em 2009 novamente mais um incêncio detruiu mais 320 casa...

Em consequência destes incêndios parte da cidade ficou renovada em alguns pedaços e antiga em outros.

Nos anos 90 houve uma grande imigração chinesa na área e hoje os chineses são 35% da população.





Mas o que nos interessa não é esta parte nova, mas a parte antiga, onde a vida parece não te mudado nesses anos todos...




As casinhas ainda são de madeira, os templos estão por toda parte assim como os monges e nos mercados achamos grande quantidade de peças entalhadas em jade, madeira, madreperola, Budas de mármore ou jade branco, tecidos em seda e peças de adorno dos templos em bronze, prata, ouro e pedras preciosas.

Fomos ver como eles fazem as folhas de ouro que são vendidas nos templos.
Impressionante!




A técnica é a mesma de sempre, uma pequena pepita é colocada entre camadas de um papel amarelado especial feito de bambu, finalizado com couro e batida manualmente com uma marreta várias vezes. Este tempo é medido por uma balança d'água composta de uma tigela com água uma concha feita de casca de coco com um furinho por onde a água vai entrando e uma vareta onde o tempo é marcado.






Quando eles abrem o couro tem uma pequena placa de ouro que é partida em 4 partes que são intercaladas com papel novamente e lá se vão mais marretadas, e assim vai até ficar bem furinho. Com diversas folhas intercaladas.

Depois as mulheres partem e colam num papel quadradinho que é vendido em todos os templos!




As pedras preciosas são um capitulo a parte. Os rubis da Birmânia sempre foram considerados os melhores do mundo e para o povo eles são como frutas, ficam maduros e quando mais maduros mais vermelhos ficam, por isso se tornam mais caros. Simples né? Para quem se interessar aqui é o lugar direto da fonte! Eles estão por todos os lugares e deixam qualquer mulher louca, estão ali, ao alcance das mão e o melhor, do bolso!
O preço com certeza é muito mais barato que em outros lugares.




Na saída nos deparamos com os monges brincando com o jogo nacional!

Com certeza vcs já viram a bola sendo vendida no Brasil, muitas lojas vendem como enfeite. Ela é feita de ratam toda vazada e tem o tamanho de um coco. Mas não é fácil jogar não, só pode ser jogada com os pés e não pode cair no chão!




Bom exercício, experimentem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário