quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bagan

Bagan foi a capital do império no SéculoXI, e seu território compunha da Birmânia, norte da Tailândia e norte do Laos, hoje é uma vila de pescadores e cultivadores que moram ao lado do rio Ayeyaruady.

Antes dessa data a Bermânia era formada por povos nativos, e hoje depois de diversas emigrações, eles tem 136 etnias e 8 raças.
No SéculoXVI foi a vez do segundo e mais importante império o Taungoo estar no poder e a capital mudou para perto de Yangoon, pudemos ver só maquete do palácio, pois como tudo era em madeira não resistiu ao tempo, mas só ver a maquete impressiona muito, eram varias construções todas entalhadas em madeira e folhadas em ouro, devia ser uma maravilha!
Depois em 1755 começou a dinastia Kougnbbaug que durou até a primeira chegada dos ingleses em 1885.
No Século III aC o rei Ashoka da Índia, encantado com o budismo mandou emissários a todos os países da Ásia, e a Birmânia tornou-se budista (hoje são da vertente hinayana), e assim começou a construção das pagodas onde, até hoje tem relíquias do Buda trazidas dessa época.
Do Século XI até o SéculoXII foram construídas 13.000 pagodas só em Bagan!
Em 1287 teve uma invasão mongólica e muitas pagodas foram destruídas.
Hoje podemos ver 2.287mil pagodas, eles chamam de pagodas o complexo onde tem templos e stupas, a diferença é que nas estupas não se entra dentro e nos templos sim, mas o formato é igual.
Nos templos tem sempre pelo menos 1 imagem do Buda, mas tem algumas que tem centenas delas.
É impressionante ver todas essas pagodas de diversos tamanhos espalhadas pela região agrícola.

Bagan foi considerada patrimônio histórico da humanidade, mas perdeu o titulo pois continuam construindo pagodas novas, ou mesmo restaurando algumas que sofreram danos nos 3 grandes terremotos, de 1380, 1833 e 1975, pois elas são ativas, ou seja o povo birmanês que é muito devoto, as usa como santuários.

Bagan é um dos lugares mais bonitos que eu já vi!

No primeiro dia conhecemos a That Byin Nyu Temple a mais alta pagoda de Bagan, construída no Século XII pelo rei Alaungsthu.

Pelo caminho passavamos entre tantas Stupas e Pagodas que era difícil não pedir para parar, mas a resposta era sempre a mesma, vamos voltar amanhã e entrar, mas ficar sem tirar fotos era impossível!

Almoçamos num parque com vista para o rio, comida simples a base de verduras e lugumes da região, tudo orgânico e muito bom.

Depois fomos visitar a famosa Shwrzigon Pagoda.

Construida entre 1084 e 1113, é um complexo muito bonito!

Andando na lateral da pagoda vi uns quadrados marcados no chão e perguntei a nossa guia Golden o que era, e ela explicou que era onde a gente deveria estar dependendo do sol para poder ver o diamante no topo da pagoda.

Bom fomos até onde estava a marca do horário que era e eu fiquei alí tentando ver o brilho do sol passando pelo tal brilhante.
E adivinhem, dei um grito porque vi mesmo, e tirei 2 fotos, que depois aproximando deu pra ver perfeitamente!

A Golden ficou tão impressionada que mostrava para todos os guardas do lugar, me dizendo que isto trazia muita sorte e que eu era muito especial...
Devo ser mesmo só por poder estar aqui e poder apreciar tudo essa beleza!

Que lugar...

Os monges...

Tudo é muito especial!
Depois fomos ver o pôr do sol de barco do rio e pelo caminho fomos encontrando mais e mais stupas...

E chegando ao rio, a cultura explode na mais antiga forma de arte, a cerâmica!

Pegamos o barquinho e fomos andando pelo rio, uma delícia, e adivinhem, mais pagodas vão aparecendo...

Um sonho como a pagoda Bupaya!

O pessoal da região tomando banho de rio...

Tudo muito lindo!

E depois ainda chegamos no hotel Thiripyitsaya Sakura a tempo de jantar vendo a luminosidade no rio depois do sol se pôr...

Falar o quê... Lindo demais...

No dia seguinte acordamos às 4 da manhã para um passeio de balão no nascer do sol que nenhuma foto, por melhor que seja, conseguirá mostrar o que foi!

360° de beleza!

Depois fomos visitar por dentro os templos que vimos de cima...

O Sulamani Temple foi construido em 1183 pelo rei Narapatisithu e ainda preserva pinturas na parte interna.

Esse templo tem 4 entradas uma de cada lado e dentro de cada uma delas tem uma imagen grande de Buda

E ligando uns aos outros existe um corredor onde tem budas menores e pinturas, tudo muito bem preservado!

Cada imagem é única!

Depois fomos o Ananda Temple considerado o mais bonito de Bagan!

Construido em 1091 pelo rei Kyansittha este templo simboliza a sabedoria infinita (Ananta Panna) de Buda.
Esta construção ocupa uma área de 60mts quandrados e foi contruída com 4 projeções formando um perfeita cruz grega. Essas 4 construções são mais baixas que o centro que tem 10mts a mais de altura.
Abaixo disto ela é toda feita em terraços.

Nos quatro vestibulos existem imagens do Buda em pé, o que não é comum, mas para eles era importante mostrar que Buda era humano, por isso há estátuas em todas as posições. Entrando já podemos ver a enorme imagem de Buda em pé.

Olhem o detalhe das duas estátuas do pórtico...

Conforme vamos entrando mais vamos ficando mais impressionados ainda!

Depois é só apreciar cada detalhe dessa estátua!

Duas delas, a do norte e a do sul, são originais da época da construção do templo.

As outras duas foram colocadas mais tarde depois que um incêndio destruiu parte do templo.

O corredor que liga estas estátuas também é muito interessante pois tem dezenas de nichos com mais e mais budas...

A parte de fora do templo tb é um colírio para os olhos!

Em cada olhar uma surpresa!!!

Outra coisa interessante são as placas de terracota vitrificadas que não se imaginava que eles teriam conhecimento desta técnica nessa época...

Depois fomos a um templo pequeno e dentro mais uma surpresa...

Um Buda Nirvana chamado assim por estas deitado nesta posição na hora da sua morte.

Depois fomos visitar o Manuha Guphaya Temple, construido em 1059 pelo rei Mon de Thaton mantido prisioneiro em Bagan pelo rei Anawratha, por isso ele mandou construir este templo relativamente pequeno, onde os Budas expressasse a mesma sensação de enclausuramento e infelicidade que ele sentia!

São 3 Budas sentados e um Nirvana

Uma curiosidade é que somente os homens podem subir nas estátuas do Budas, então quando nós mulheres desejamos colar uma folha de ouro na estátua, só podemos colar nos lugares que alcançamos!

No dia seguinte pegamos o cruzeiro Road to Mandalay do Orient Express de 4 dias que é imperdível! Programem-se pra não perder!

Além de descansar, tomar sol e comer muito bem nos despedimos de Bagan vendo os templos se deslocarem devagarzinho...

Pudemos acompanhar a vida do povo ribeirinho.

Eles vivem da pesca e agricultura nas margens e bancos de terra sazonais durante os 4 meses de baixa do rio.

Em 3 dias chegaremos em Mandalay, acho que será difícil algo superar Bagan, vamos ver!